Skip to main content

Pessoal,

Como vai o pensamento de vocês em relação a utilização de GPT antes do atendimento humano?

Queria levantar essa discussão no comunnity, pois parece que cada vez mais estou com pessoas fugindo do fluxo e caindo no bloco de exceção. Trocar menus e fluxos pré-definidos por respostas de uma AI resolveria, entretanto, surgiriam problemas como:

1. Como direcionar quando preciso fazer algo automatizado? Como emitir um boleto via API?
  2. Como ser efetivio no direcionamento das filas de atendimento?

Hoje meu bloco de exceção interpreta e responde o cliente através da OpenAI, mas meu formato de transferir o ticket através de palavras chave contidas nas mensagens não tem sido efetiva.

Como vocês tem abordado? Acho que isso seria uma ótima discussão para iniciarmos.

Venho vendo algumas propagandas no Instagram dizendo que a era dos bots com menus morreu, para serem substituídos inteiramente por AI conversacional, o que não está errado, mas até que ponto isso é viável?

Vou marcar as pessoas mais ativas aqui: @Rafael_Figueiredo, @Bruno Ferreira, @Pedro_Lucas, @Marcos_Rodrigues, @hewmoreira, @Alef_Moraesf, @GabrielPetrone.

Vamos lá,  a priemira I.A generativa a ficar famosa por meios de menssageria salvo engano foi a Bia do Bradesco lembram? sempre a achei a frente de seu tempo, a I.A generativa, não deve ao meu ver ser introduzida de uma vez, e nem em todo o bot, e nem em todos os casos, temos que ter um cuidado, na linah tenue entre surfar na onda, e sermos elvados por ela, se você tem uma FAC, acho genial  que você treine um prompt e use uma I.A generativa, se você conseghue gerar respostas antes de chamar um humano é incrivel, mas sempre devemos entender, que a I.A só tem e informação que damos a ela, emuitas vezes não vai resolver os problemas dos clientes, então o primeiro passo ao meu ver pra se introduzir a I.A generativa em seu negócio, é mapear duvidas frequentes, treinar o  prompt, e trabalahr com um menu que avalia se aquilo ajudou o seu cliente, que caso não obtenha sucesso transborde ele, ai vamos registrar as perguntas, as respostas e a confiabilidade das respostas, junto da analisa dos tickets abertos pela I.A não atender você conseguira entender os assuntos que ela não está conseguindo entender de maneira correta, e treina-la de maneira mais eficaz, o ponto é que sempre srá um trabalho de evolução, mas garanto que isso lhe trará bons resultados,

Quanto a indagação levantada, para esse tipo de tratamento recomendo I.As de NLP, as tão esquecidades entidades e intenções, nem tudo se precisa de uma I.A genrativa, pro mais que possamos fazer uma malha de dados, e  tratar essa inteções de segunda via de boleto e tudo mais, seria muito mais simples e barato, você ter uma NLP treinada para identificar intenções especificas como essa que tem que ser direcionas para serviços mais direcionados que irão suprir uma necessidade do seu cliente,

No fim das contas, oq ue precisamos entender é o que vamos usar, para cada caso, as vezes estamos tentando matar uma barata com uma bomba nuclear, que é uma arma otima pra destruição em massa e desintegração de seres vivos, mas uma pessima arma pra se matar baratas, tras um trabalho d esncessário pra algo simples, como identificar uma intenção, sobre os  menus? dificil, parafraseando o Robertão a era que vem ai é dos Super Apps a I.A vai sim estar forte, a generativa nem se fale, mas clicar no boleto desejado, ainda é mais facil que escrever qual você quer...

Comente