Respondido

Criação de menu whatsapp


Boa tarde, estou tentando criar um menu no builder pela opção de menu mesmo e tudo funciona perfeitamente pelo teste de fluxo, porém, quando vou testar pelo whatsapp a mensagem enviada com o menu não fica interativa, fica somente como um texto. O que deveria fazer neste caso?

image

image

icon

Melhor resposta por GabrielPetrone 1 August 2022, 20:15

Veja o original

8 comentários

Reputação 7
Crachá +3

@gabriel.suela tudo bem ?


Acho que o whatsapp não suporta a esse tipo de menu clicavel.

Ah sim entendi, no caso o mais correto seria um conteudo dinâmico mesmo então né?

Reputação 7
Crachá +3

@gabriel.suela sim.

Reputação 6

Olá @gabriel.suela !


Ao utilizar o conteúdo do tipo Menu disponível no Builder, ele é convertido para texto no WhatsApp, deixando ser interativo.


Como saber os conteúdos suportados por canal

A plataforma Blip possui diferentes tipos de conteúdos, mas nem todos são compatíveis para todos os canais que podemos ativar um chatbot. Assim, como boa prática de desenvolvimento, é importante planejar os conteúdos. Para saber os conteúdos compatíveis por canal, recomendo este artigo



Existe alguma alternativa para o WhatsApp?

Ter, até há uma alternativa denominada Lista Interativa. Ela permite entregar um experiência parecida com o Menu. Porém,, se implementada, será compatível somente para o canal WhatsApp. Abaixo, compartilho um exemplo que encontrei a partir do chatbot da Nissan


Muito obrigado Romulo. Tentei implatar desta forma mas por algum motivo não aparecisa quando estartava o bot. Existe uma limitação da quantidade de caracteres que podemos utilizar neste modelo?

Reputação 7
Crachá +1

Hey @gabriel.suela , existem limitações sim e provavelmente é esse o problema.

Devido a isso eu criei um bot que ajuda a construir o JSON, pode ser que seja útil pra você:

Desde que conheci o Blip, me tornei um entusiasta em interfaces conversacionais, com isso em mente criei o “Blip JSON Interactive Message” (BJIM). Aposto que alguém aqui já sofreu um pouco para criar aquela mensagem no WhatsApp com Botão de Resposta ou com um Menu em Lista, quem nunca? O BJIM vem com o propósito de auxiliar na construção dessa mensagem. De forma simples, através de uma conversa você vai precisar apenas informar quais serão os textos de cada posição na mensagem interativa e d…

De qualquer forma, os limites também estão descritos na documentação oficial do WhatsApp: Interactive Messages - WhatsApp Business Platform On-Premises API - Documentation - Meta for Developers

Espero ter ajudado.
Abraços.

Hey @gabriel.suela , existem limitações sim e provavelmente é esse o problema.

 

Devido a isso eu criei um bot que ajuda a construir o JSON, pode ser que seja útil pra você:

 

 

 

 


Desde que conheci o Blip, me tornei um entusiasta em interfaces conversacionais, com isso em mente criei o “Blip JSON Interactive Message” (BJIM).
Aposto que alguém aqui já sofreu um pouco para criar aquela mensagem no WhatsApp com Botão de Resposta ou com um Menu em Lista, quem nunca?
O BJIM vem com o propósito de auxiliar na construção dessa mensagem.

De forma simples, através de uma conversa você vai precisar apenas informar quais serão os textos de cada posição na mensagem interativa e d…

 

 

 

 

De qualquer forma, os limites também estão descritos na documentação oficial do WhatsApp: Interactive Messages - WhatsApp Business Platform On-Premises API - Documentation - Meta for Developers

 

 

 

 

Espero ter ajudado.

Abraços.

 


Olá, fui acessar o link que você passou pra ver se pode me ajudar, mas não consigo. 

 

Reputação 5
Crachá +1

Oi, @Jéssica Rezende! Tudo bem? Que bom ter você aqui na nossa comunidade! 😀
Tente acessar o artigo do @GabrielPetrone por este link, por favor: 

Abraços!

Comente