Skip to main content

Bom dia, pessoal. Como vão?

Estou na fase final da implementação do meu bot e ontem fazendo alguns testes me deparei com a seguinte situação.

Tenho um fluxo de mensagens do HubSpot e sempre que alguém chega através dele, através dos contact.extras eu envio diretamente para o atendimento humano, sem passar por nenhuma outra interação do bot (importante ressaltar que as mensagens vindas da integração pelo HubSpot sempre são direcionadas para o bloco início do botprincipal).

Hoje, meu bot principal é meu bot atual (que será desativado) e deixei o futuro principal e demais subbots, todos como subbots. Essa informação talvez seja útil para o meu problema, que será descrito a seguir.

Ao simular uma mensagem do HubSpot vinda para mim via fluxo, percebi que apenas quando eu envio 3 mensagens é que sou direcionado para o atendimento humano. Isso acaba causando um problema grande, pois a maioria dos clientes responde com apenas um quick reply e então não seriam enviados para o atendimento e isso impactaria na experiência e também em nossa conversão.

Importante falar também que os dois redirecionamentos (botprincipal > futuro botprincipal e futuro botprincipal > bot atendimento) estão com a mensagem de contexto.

Sabem o que pode estar acontecendo ou alguma solução para a questão?

Segue uma foto para ilustração. Fui direcionado para o atendimento humano apenas após o envio da mensagem “Obrigado!”.

Já deixo meus agradecimentos aqui por toda a ajuda que estou tendo nas últimas semanas! Essa comunidade é fera e espero em breve também poder ajudar outras pessoas a resolverem seus problemas 🙂

Olá @Bruno_Prados_de_Reze Peço que valide se há algum bloco esperando input nesse processo de direcionamento antes de cair para o atendimento exemplo:

image

Caso tenha bloco assim peço que retire o aguardar resposta do usuário.

Olá @Bruno_Prados_de_Reze !

👉 Conforme o @Rafael_Figueiredo trouxe de exemplo, a questão de entradas de usuário (na aba de Conteúdo) de um bloco ,pode ser a causa deste problema. Assim, nos blocos que ocorre o Redirecionamento de um BOT A para o BOT B, minha recomendação seria:

• revisar estes blocos e, havendo entrada de usuários, retirá-las;

• colocar a ação de Redirecionar a um Serviço como Ação de Saída deixando o recurso Enviar Mensagem HABILITADO com alguma mensagem ali

• em Condições de Saída dos blocos onde ocorrem o redirecionamento, colocar a Saída Padrão apontando para Início (e não para Exceções)

• ao realizar testes, recomendo utilizar o Beholder (ativado no bot Router, considerando que como você possui mais de um Bot, eles devem estar conectados como Serviços no Router), assim você consegue ver os estados que o usuário está passando e possíveis erros que também podem travar o fluxo (lembre-se de ativá-lo em todos os bots antes de testar)

👉 Verifique também se, em todos os bots conectados ao Router (em Serviços), está com o recurso Utilizar Contexto do Roteador HABILITADO. Isso deve ser visto no módulo Builder, nas Configurações (ícone de engrenagem, à esquerda). Com esse recurso ativo, as variáveis (de contexto e de contato) poderão ser utilizadas em qualquer subbot que estiver conectado no mesmo Router e com o Contexto ativo.

Muito obrigado @Romulo_Rafael e @Rafael_Figueiredo ! Ajudaram bastante. Consegui solucionar o problema por aqui.

@Romulo_Rafael eu devo preferir sempre colocar o redirecionamento como Ação de Saída? Ou há casos em que deixá-lo como Ação de Entrada é melhor?

Então @Bruno_Prados_de_Reze,

Em geral, eu utilizo essa ação como Ação de Saída, mas há casos (dependendo da lógica que está sendo construída) que ela pode vir na Ação de Entrada.

Vou colocar aqui um exemplo, de um BOT Cadastro e BOT Principal, onde ocorre:

• primeiro um direcionado do BOT Principal para BOT Cadastrado

image

• o usuário passa pelo fluxo

• por fim devolve o usuário para o BOT Principal, seguindo o usuário do ponto de onde parou

Comente