Skip to main content

Preciso criar um esquema de envio de mensagens automáticas via API mas verifiquei que a requisição para buscar o identificador de um cliente só deve ser feita uma vez por cliente. Nesse caso existe alguma possibilidade de verificar se já existe esse identity dentro do meu chatbot e assim não realizar essa requisição? Ou posso utilizar a requisição de buscar o identificador para todos os casos, inclusive para os contatos que já estão dentro do meu bot?

Olá @Cesar_Souza_Bastos tudo bem? Seja bem-vindo à Blip Community :partyparrot:

Então, é possível sim. Você tem algumas formas:

1. Fazer uma requisição pra esse método da API → Get Contacts. Ele te retorna uma lista de todos os contatos do seu Chatbot. Você pode pesquisar nessa lista se o identity que você precisa está lá.

2. Fazer uma requisição pro mesmo método da API → Get Contacts, porém usando as possibilidades de filtro que esse endpoint permite. Imagino que seja possível filtrar pelo identity também.

@BrunoC existe algum risco ao fazer a requisição de busca do identificador do cliente sempre que for enviada uma notificação?

@Cesar_Souza_Bastos você diz usando o método de buscar o identificador junto ao WhatsApp?

É recomendado não fazer muitas requisições pois o WhatsApp pode banir a sua conta. Mas ACHO que a restrição está mais relacionada a buscar e NÃO mandar uma notificação. Ainda assim, acho que pode ser bom evitar.

Quanto à requisição do Get Contacts, o risco é só o do tempo da requisição rodar mesmo. Dependendo de como for o seu negócio, pode ser uma “pedra no sapato"

@BrunoC Pelo que vi, só é possível enviar essas notificações após realizar a busca do identificador junto ao whatsapp. Tentei realizar um método que substituia essa busca do indentificador mas em alguns casos onde eu nunca havia tido contato com esse cliente tive erros. Por exemplo, tenho acesso ao numero desse cliente, entao utilizava um metodo para retiras os pontos, espaços, outros caracteres que nao fossem numeros e adicionava o @wa.gw.msging.net. Conhece algum metodo de envio de notificação sem a necessidade de buscar o identificador junto ao WhatsApp?

Boa tarde @Cesar_Souza_Bastos blz?

Da uma olhada neste post e vê se essa solução do growth te atende. É uma ferramenta nativa da plataforma para gerenciamento de notificações ativas.

Oi Rafael, boa tarde! Nao me atende pois eu gostaria de realizar esse procedimento de forma automatizada

Comente