Respondido

Mensagem Ativa + perguntas

  • 15 September 2023
  • 2 comentários
  • 103 Visualizações

Boa tarde, senhores!

Criei um bot em contexto roteador, somente para tratar as mensagens ativa enviadas no zap!

Na mensagem enviada tem 3 perguntas! 

Criei a variável de cada uma para fazer o Registro de Eventos tudo no bloco “Inicio”.

Estou com o seguinte problema:

Quando o contato recebe a mensagem e no zap dele tem configurado mensagem automatica, ou ele faz outra pergunta sem responder nenhuma das 03 (que estão em forma de botão), o bot contabiliza essas outras. E se ele responder apertando o botão em seguida, ele já não lança na minha variavel.

 

Como eu poderia tratar, para ele ignorar qualquer outra mensagem que não seja  as dos botões da mensagem ativa?

icon

Melhor resposta por hewmoreira 18 September 2023, 13:53

Veja o original

2 comentários

Reputação 4
Crachá +2

Bom dia, Ivan, tudo bem?

 

Para tratar esse problema geralmente são uma série de ações. Por se tratar de um input “aberto” por parte do usuário, essa inconsistência realmente se torna o problema. O que eu recomendo é:

 

  1. Deixar claro para o usuário, logo no primeiro contato, que a conversa está sendo realizada com um chatbot. Muitas vezes o cliente confunde ou não sabe exatamente como funciona o modelo, e devido a isso acaba enviando qualquer mensagem para que tenha seu problema resolvido.
  2. Você comentou que sua notificação ativa tem 3 perguntas, a sugestão que dou é: após salvar a resposta do usuário na variável, devolva para ele confirmar se de fato é aquilo que ele deseja. Isso pode tornar o andamento inicial mais lento, mas pode ser um filtro interessante para evitar respostas indesejadas, por exemplo:
    1. Você mandou a mensagem ativa esperando receber uma resposta definitiva, porém o usuário respondeu “oi” ou “bom dia”. Isso já seria salvo na variável que você aguardaria a resposta do usuário.
    2. Em seguida, você devolve ao usuário se o valor da sua variável é de fato a resposta desejada, por exemplo: “Sua resposta foi ‘bom dia’, você confirma essa informação ou gostaria de alterar?”.
    3. Se ele informar que não é a resposta, você pede ele para enviar a resposta correta e salva o valor verdadeiro.

Enfim, essa foi a solução que consegui imaginar de forma “rápida”, porém é válido pensar em estratégias mais sofisticadas. Espero ter ajudado, tenha um ótimo dia!

Bom dia!

Obrigado!

Comente