Skip to main content

Estou enfrentando um desafio ao usar a Blip para enviar mensagens via WhatsApp após a realização de compras. Hoje, temos um processo em que, quando um cliente compra entre 1 a 10 produtos por meio de uma “order bump”, eu envio uma mensagem pelo WhatsApp informando o nome dos produtos adquiridos.

O problema é que, para cada quantidade de produtos, preciso criar um template pré-aprovado pelo WhatsApp (Meta) contendo exatamente o número de campos correspondentes aos produtos comprados. Por exemplo, se o cliente comprar 3 produtos, preciso de um template com 3 campos de produto, e se comprar 5 produtos, um template com 5 campos. Isso acaba aumentando o número de templates que preciso gerenciar.

Outro caso semelhante ocorre quando clientes solicitam reembolso. Envio uma mensagem com o número de contato e o e-mail de suporte, mas alguns clientes não possuem número de telefone registrado, o que obriga a criar dois templates: um com e outro sem o número de telefone.

Pergunta para a Comunidade:

Existe uma forma mais otimizada para estruturar esses templates que permita a flexibilidade necessária sem precisar criar múltiplas versões para cada variação? Alguma recomendação ou experiência de casos parecidos na Blip que poderiam ajudar a resolver essa situação?

@eduardoRocha14 Você já tentou criar um template genérico como o exemplo: “Abaixo a lista de produtos: {{1}}” . Com isso, vc envia apenas a variável 1 sendo uma string informando sobre todos produtos. Precisa testar pois não sei qual o limite de caracteres que o WhatsApp permite nessas variáveis.

Comente