Skip to main content

Hoje consigo coletar diversas informações dos meus visitantes, armazenar em variáveis e enviá-los ao meu e-mail através de uma requisição http porém, em alguns casos preciso receber também um arquivo PDF ou JPEG, receber este tipo de arquivo no chat eu já consigo mas como faria para resgata-los? Onde ficam armazenados? O blip conseguiria me enviar como anexo no e-mail por exemplo?

Olá @Euquias_Junior, tudo bem?

Quando o BLiP recebe um arquivo ele trafega esse arquivo através de links. Dessa forma, quando você recebe um arquivo, basta que você salve este link e envie ele por e-mail pra você, por exemplo

No meu caso, o cliente está interagindo com AI e no final da conversa o chat envia um e-mail para que um atendente humano finalize o procedimento, o que eu gostaria de saber é se tem como enviar junto no e-mail os arquivos que o cliente postou no chat, se sim como ficaria o código lá no corpo da requisição http?

Sim, entendi.

Você salva o link desse arquivo recebido, como te falei. Na hora de enviar o e-mail para seu atendente, você coloca esse link no objeto “content” do JSON no corpo da requisição.

Mais ou menos assim:

{

"to":"email%[email protected]",

"type":"text/plain",

"content":"Olá {{contact.name}}, acesse seu ebook no link {{link}}"

}

Mais informações você consegue através deste artigo:

https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/360003980912-Enviando-email-pelo-bot-através-do-Builder

Eu preciso que o BLiP receba um arquivo do usuário (um pdf por exemplo) e me envie este arquivo por e-mail. Acho que agora consegui explicar…

Eu entendi o que você quis dizer, mas talvez eu não tenha conseguido te explicar direito.

Vamos lá: O arquivo que o usuário envia no BLiP fica salvo através de um link, ou seja, se um usuário envia uma imagem, o BLiP cria um link para essa imagem, de modo que, se você quiser acessar essa imagem posteriormente, precisa acessar esse link. O BLiP não trafega arquivos propriamente dito, de nenhum formato.

Para salvar esse link numa variável você vai precisar acessar o objeto uri do objeto JSON que o BLiP recebe na hora que o usuário envia o arquivo (como mostra nossa documentação).

{{input.content@uri}}

Assim, se você quiser “enviar” um arquivo por email, por exemplo, basta que você envie o link para esse arquivo (conforme já te expliquei acima). A pessoa que recebeu esse email com esse link, conseguirá acessar o arquivo normalmente.

Obs.: estou assumindo que você já sabe como fazer o seu BLiP receber arquivos.

Espero que agora tenha conseguido te explicar. Qualquer dúvida estou a disposição! 😁

Certo, entendi perfeitamente sua explicação, só não sei fazer rs, como faço para salvar o link em uma variável?

No bloco que você recebe o arquivo, envie o usuário para um outro bloco. Nesse bloco, defina uma ação de entrada como Definir Variável

Escolha um nome para essa variavel, por exemplo, link

E no campo valor, coloque {{input.content@uri}}

Agora sim consegui! Muito obrigado pela paciência e ajuda, grande abraço.

Comente