Skip to main content

Olá pessoal, tudo bom?

Estou trabalhando em um fluxo onde preciso que há uma espera de pelo menos 1 minuto para que eu possa realizar a próxima requisição, a pricipio pensei em aumentar os milissegundos do “digitando”, porém aparentemente há um limite pois se eu eu coloco 60000 acontece um erro no fluxo.

Alguém já passou por uma situação parecida? O que fez para resolver?

Adriano, por padrão os blocos expiram em 60 segundos. Sua requisição precisa retornar em menos tempo para dar certo.

Sugestão seria criar duas APIs uma para realizar a solicitação e outra para checar se existe retorno.(assincrono).

Então, acontece isso mesmo, uma API faz a requisição e a outra eu checo o retorno, eu poderia só validar se o retorno já existe ou não em uma espécie de loop entre os blocos mas queria algo melhor.

Aumentei o tempo limite de ações para 60 segundos e consegui ganhar 50 segundos.

image

image

Acho que isso resolve um pouco a situação 😅

Olá @Adriano_tsi

🤔 Somente duas contribuições

• como o fator tempo é importante para a requisição e checagem do retorno, para fins de experiência do usuário recomendo pensar sobre uma mensagem no fluxo que informe sobre isso, para que o usuário aguarde e, por algum motivo, digite algo que será considerando, posteriormente, como uma entrada de usuário do próximo bloco onde ela é requerida. Talvez, seja até importante ter alguma validação (por exemplo) para, caso isso ocorra, não quebra a experiência no fluxo

• e tratar alguns possíveis erros que podem acontecer, seja no retorno da API (que retornou um status diferente de 200 ou um JSON cujo atributo indique algum erro) seja porque aconteceu um timeout, de forma que o usuário siga por algum caminho, mantendo o engajamento dele com seu chatbot.

Boa @Romulo_Rafael , era exatamente essa minha preocupação… a mensagem já existe e tudo mais, eu só não queria exibir uma segunda mensagem com o mesmo contexto do tipo "Aguarde… "… “continue aguardando…” 😂, por isso queria que o tempo de execução de ações fosse maior mesmo.

Fala meu querido @Adriano_tsi ,

Uma outra contribuição é você usar mensagens diferentes nesse bloco utilizando aquele recurso onde você coloca duas ou mais mensagens entre chaves:

{{Sua primeira mensagem pedindo pra aguardar} | {Sua segunda mensagem pedindo pra aguardar} | {Sua terceira mensagem pedindo pra aguardar}}

Sugiro isso apenas para dar uma experiência diferente pra cada vez que o cliente tentar continuar.

Reforçando o que o @Romulo_Rafael trouxe sobre deixar claro pro cliente o que está acontecendo, imagina só uma situação onde tem um Digitando (que não é transparente pro cliente no WhatsApp) de 60 segundos e ele está lá aguardando a resposta?

Como uma imagem fala mais que mil palavras, segue um print do que pode acontecer:

Eu ri, mas foi de tristeza.

Verdade, realmente fica melhor com mensagens variadas, vai deixar a experiência dos menos paciêntes mais agradável :watching:

Comente