Como usar o chatbot do Teams em grupos!


Reputação 6
Crachá

Olá pessoal, espero que todos estejam bem!

Venho hoje compartilhar um pouco do meu conhecimento em relação a chatbots dentro do Microsoft Teams, mais precisamente “Como usar um chatbot conectado no Teams dentro de grupos no Teams”.

Antes de mais nada, é muito importante você saber como faz para conectar o Blip no canal de comunicação do Teams, para isso existe um tutorial super completo disponível no bliphelp: Como publicar seu bot no Microsoft Teams.

Vamos lá, quero te convidar para uma breve reflexão, por qual motivo você gostaria de colocar um chatbot dentro de um grupo? Bom isso vai depender exclusivamente do seu caso de uso e principalmente, se issso faz sentido para o seu negócio!

No meu cenário “hipotético”, o objetivo era ajudar as pessoas (participantes do grupo) a tirarem qualquer tipo de dúvida utilizando Inteligência Atificial Generativa, tendo isso como introdução e base, bora lá.

Dentro Developer Portal (Aplicativo dentro do Teams que permite você criar outras aplicações como Chatbots) você precisa fazer uma pequena configuração no seu aplicativo que permitirá que ele possa ser adicionado dentro de grupos no Teams.

Para isso, vá em “App features → Bot → Edit

Após abrir as diversas configurações disponíveis, no grupo “Select the scopes in which people can use this command” habilite a opção “Group Chat”.

Depois de marcar esta opção, altere a versão do seu aplicativo para uma versão superior e submeta-o para aprovação.

Feito isso o seu TI irá aprovar a sua nova versão do aplicativo do Teams que foi submetiva e agora você poderá adicioná-lo em grupos, então vamos fazer isso na prática.

Crie o seu grupo:

Depois que você criar o grupo, basta inserir o seu chatbot que está publicado no Teams para dentro do grupo. “Digite @ e vá na opção Get bots”.


Feito isso, basta você selecionar o aplicativo (Chatbot) publicado no Teams, ele só será listado caso a opção de chat em grupo tenha sido habilitada (nos passos anteriores).

Após adiciona-lo, será apresentanda uma mensagem dizendo que o chatbot está disponível para a conversação dentro do grupo.

Para falar com o chatbot dentro do grupo é necessário marcar ele antes, caso contrário ele não será acionado (isso é muito bom, imagina ele respondendo a cada mensagem dos usuários sem ter sido convidado, ficaria uma loucura 🤣), veja o exemplo:


Veja os exemplos de interação:

Relembrando!

No meu caso de uso (hipotético), estou usando inteligência artificial generativa para responder e conversar com os participantes do grupo, tirando dúvidas, etc.

Se você colocar um fluxo estruturado (que tenha vários passos, e não simule uma conversa humana) dentro de um grupo, provavelmente não terá uma boa experiência conversacional.

Se você chegou até aqui, espero que este tópico possa te ajudar a resolver os desafios do seu negócio.

Um grade abraço a todos.


Nenhum comentário

Nenhum comentário

Comente