Skip to main content

Olá,

Ativamos recentemente o WhatsApp em nosso bot e estamos realizando alguns testes.

Não encontrei nada na documentação relacionado ao envio ativo de mensagens no WhatsApp (notificação).

Como realizo o envio de mensagem para um número de WhatsApp que ainda não iniciou contato com o BLiP?

Obrigado.

@Maeverson_Carlos_Wai você deu uma olhada neste artigo?

Enviar notificações WhatsApp via API do BLiP

Olá, @BrunoC !!

Encontrei este artigo ontem à noite.

A dúvida que fiquei dele é sobre o processo de aceite do opt-in … Eu mando o formulário pro cliente pelo canal que eu desejar, (SMS, e-mail, site, etc) e o cliente me reponde. Como o WhatsApp é informado do aceite do cliente para que as notificações sejam autorizadas?

Obrigado.

Para enviar uma notificação no WhatsApp é preciso, inicialmente, garantir que o destinatário tenha aceito, previamente, receber mensagens através deste canal.

O procedimento de solicitação dessa permissão pode ser realizado por qualquer canal que a empresa use para se comunicar com seus clientes, como websites, app, email, SMS, contratos e etc. Entretanto, a mensagem de opt-in precisa, necessariamente, ser clara e objetiva, garantindo que o usuário está ciente de que receberá mensagens em seu número através do WhatsApp.

O Opt-in é necessário e faz parte das políticas do WhatsApp. No entanto, é de sua responsabilidade gerenciar os usuários.

Dá uma olhadinha nesse artigo no nosso Blog e veja se ele consegue sanar suas dúvidas:

Olá, Bruno.

Desculpe, mas o artigo fala muito sobre o que é o opt-in e não dá detalhes de como funciona.

Não encontramos documentação sobre o processo de envio da mensagem de opt-in .

Outro ponto é que, suponhamos que tenha enviado a mensagem de opt-in por SMS. Como o facebook identifica que aquele número tem opt-in positivo e não vai barrar minha mensagem de notificação?

Como disse anteriormente, o processo é bem confuso e não estamos encontrando exemplos práticos sobre como enviar notificações.

@Maeverson_Carlos_Wai se você é cliente Business o seu suporte pode te ajudar diretamente com isso, inclusive com exemplos e direcionamentos.

Na própria documentação da API do WhatsApp há um artigo falando sobre o processo de Opt-in: Get Opt-in - WhatsApp Business Platform - Documentation - Meta for Developers

Mas vamos lá: isso é de sua inteira responsabilidade! O que o Facebook/WhatsApp faz é ativamente conferir e verificar a saúde do seu número. Se você não solicitar Opt-in e os usuários começarem a denunciar como spam, por exemplo, isso irá prejudicar a saúde da sua conta. Caso ela chegue a ficar no vermelho, ou caso eles notem algo de errado, eles podem solicitar a comprovação deste Opt-in (verificar o fluxo de Opt-in e a evidência deste).

O aceite do Facebook em relação ao envio de notificações, na realidade é outra coisa: Eles tem uma série de políticas em relação ao tipo de conteúdo que pode ser enviado nas mensagens. Eles podem rejeitar o seu envio caso ele não cumpra alguma dessas regras. Para enviar uma notificação você precisa criar um template/modelo e passar pelo processo de validação por parte deles.

Vale ficar atento também para a janela de 24h, na política de mensagens ativas: Política de Violação de Mensagens

Sobre modelos: Message Templates - WhatsApp Business Platform On-Premises API - Documentation - Meta for Developers

Regras para envio de notificações: Message Template Guidelines - WhatsApp Business Platform - Documentation - Meta for Developers

Espero que tenha esclarecido 😀

Comente