Skip to main content

Olá a todos,

Alguém poderia me ajudar a fazer tratamento de CPF e CPPJ para aceitar números mas também com as pontuações corretas, porém não pode exceder os números pois se não dará erro até a pessoa digitar corretamente.

Agradeço a comunidade desde já.

mano, você pode ler ele numa variavel e tratar num scirpt, eu não tenho nada pronto aqui, mas não é nada muito ow de se fazer, sabendo um pouco de javascritpt vc consegue, ai vc consegue até validar se é um cnpj ou cpf ou se ta digitado errado

Oi Pedro, tudo bem ?

Primeiramente obrigado pela resposta.

Eu estive pesquisando aqui no fórum e o que eu achei foi tratamento básico com condição de corresponder ao regex.

Porém não tem um tratamento mais elaborado. Eu até criei as duas condições tanto de CPF quanto CNPJ e é bom mas um mais elaborado caso alguém já tenha um para que eu possa tirar algumas duvidas seria melhor.

Obrigado.

@BrunoC @GabrielPetrone @frontdesk esses aqui são mais brabos dos scripts que eu, marquei vai que eles tem alguma coisa pronta

Mas qual seria a necessidade de fazer via Script de forma mais elaborada? ou melhor a pergunta…

Porque o simples Regex de validação de resposta (direto no Builder) não te atende?

Bom Dia Gabriel, tudo bem ?

Obrigado Pedro pela ajuda.

No caso seria para quando o usuário digitar por algum descuido números a mais, pois eu criei a seguinte situação no regex que está na foto.

Pelo teste que fiz se a pessoa digitar o cnpj com pontos e depois só letra ele vai deixar passar. Tendo essa verificação por script eu consigo ser um pouco mais preciso e critico sobre o que o usuário irá preencher.

Como assim? Desculpe não ter entendido… tem como me dar um exemplo do que seria digitado para eu poder simular por aqui também?

Aliais, não sou fera em script não, apesar do @Pedro_Lucas ter dito aí em cima! hahaha Obrigado Pedrão! E não tenho nada pronto, mas vamos discutir e tentar achar algo…

Acho que cheguei numa solução, peguei desse tópico aqui:

Única coisa que fiz diferente foi adicionar um $ no final da condição, para não permitir que a pessoa digite um CPF ou CNPJ tipo: 000.000.000-00aaataok, enfim:

(^\d{3}.?\d{3}.?\d{3}-?\d{2}$)|(^\d{2}.?\d{3}.?\d{3}/?\d{4}-?\d{2}$)

Coloquei ele na Condição de Saída:

image

Nos testes que eu fiz, ele passou na condição usando os modelos:

CPF: 000.000.000-00 ou 00000000000

ou

CNPJ: 00.000.000/0000-00 ou 00000000000000

Faz um teste aí meu caro! Vamos ver, mais fácil que um script kkkk

Veja se te ajuda!

Abraços!

Olá GabrielPetrone, tudo bem ?

Cara obrigado pela ajuda, irei testar e já postarei aqui se deu certo. Queria tirar algumas duvidas, Preciso também validar resposta do usuário, correto ?

Preciso colocar as duas formas tanto na validação quanto na condição ?

Outra coisa, se eu deixar dessa forma:

(^\d{3}.?\d{3}.?\d{3}-?\d{2}|^\d{2}.?\d{3}.?\d{3}/?\d{4}-?\d{2})|^$

Ele não permitirá validar resposta nula correto ?

Pois caso o usuário não dê nenhuma ação eu quero que encaminhe para um bloco de inatividade e consequentemente para o de encerramento.

Desde já obrigado pela ajuda a todos.

Se usarmos esse modelo de Condições de Saída, sim, precisa sim ou seu usuário cairá no bloco de exceções.

Não, se quiser validar resposta nula seria esse Regex:

(^\d{3}.?\d{3}.?\d{3}-?\d{2})|(^\d{2}.?\d{3}.?\d{3}/?\d{4}-?\d{2})|(^$)

Mas por ser condição de saída, não tem necessidade. Somente se fosse por uma validação de resposta, em breve posto o modelo completo, estou apenas validando…

Usando a validação na CONDIÇÃO DE SAÍDA:

Neste caso, use o REGEX: (^\d{3}.?\d{3}.?\d{3}-?\d{2})|(^\d{2}.?\d{3}.?\d{3}/?\d{4}-?\d{2})

Isso é o resultado disso:

Usando a validação na ENTRADA DO USUÁRIO:

Neste caso, use o REGEX: (^\d{3}.?\d{3}.?\d{3}-?\d{2})|(^\d{2}.?\d{3}.?\d{3}/?\d{4}-?\d{2})|(^$)

Isso é o resultado disso:

Olá Gabriel.

Era isso mesmo que eu precisava cara. Deu muito certo e acho que sua resposta vai ajudar Muitaaa gente aqui pois a maioria dos tópicos aqui não tinha um conteúdo tão bom quanto esse.

Obrigado a todos pela ajuda.

Que issooo @GabrielPetrone!

Arrasou demais nessa explicação! E ainda usou exemplos super bem humorados e tudo mais! 😍 Amei! E mais uma vez, muito obrigada por ser tão solícito aqui na Comunidade.

Que bom @URSOFT_Telecom !! Qual forma você usou? Na condição de saída ou na validação de entrada do usuário? Acabei fazendo na correria e não caprichei muito nos prints, mas espero que ajude hehe! Qualquer coisa compartilha o seu resultado aqui conosco, pra termos mais um exemplo, se for fazer diferença…

@Bia obrigado!!! 🙈 não coube toda a história no print, mas o cliente ficou meio enfurecido com essa validação… fazer oque né? c’est la vie!

Um dia quem sabe eu compartilho as histórias dos testes aqui da empresa, a galera do atendimento cai da cadeira toda vez que esse cliente doido aparece no desk… 🤣 😛

HAHAHAHA é o que eu sempre falo: trabalhar com pessoas é a melhor coisa para animar o dia!

hahahaha @GabrielPetrone

Cara eu escolhi a de validação do CPF, porém eu salvei essa página porque com certeza voltarei a rever sua resposta para outros chatbots.

Segue a forma como ficou pra mim e agradeço a todos pela ajuda mesmo eu não sendo programador eu tiro muito conhecimento por vocês que são.

Obrigado mesmo a todos.

Poxa @URSOFT_Telecom, até eu que não entendia absolutamente nada de programação antes de começar a trabalhar na Take Blip aprendo demais com essa galera do fórum, viu?

E te contar que muitas vezes eles respondem melhor do que eu 🤣

Só tem uma gente fera aqui! ❤️ E se quiser conhecer um pouquinho sobre nós, dá uma conferida nesse tópico. Aproveita e se apresenta pra gente: 👉🏼 Se apresente aqui

Que show meu amigo! Acho que essa foi a melhor opção mesmo… ela é mais clean e mais fácil de dar manutenção né! hahaha

Estamos no mesmo barco, comecei há pouco menos de um ano por aqui e já aprendi um tanto de coisa, mas não sou programador não viu? Só sou curioso mesmo… logo mais vc ta craque, use e abuse do Fórum!

Abraços!

Oi @GabrielPetrone, tudo bom ?

Com certeza, todos são muito prestativos e sendo eu um leigo em programação as ideias e duvidas do pessoal tem me ajudado a aplicar em meu fluxo.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.

Comente