Skip to main content

Boa tarde, comunidade. Tudo bem?

Vou explicar resumidamente o probleminha que estou tendo.

Tenho um fluxo do HubSpot para o envio de mensagens ativas e estou direcionando todos os contatos que passam por ele para um ponto específico do meu chatbot através da verificação do contact.extra.1 (variável que vem do HubSpot).

Ao final do meu fluxo eu reseto o contact.extra.1, chamando-o de “—”.

A minha pergunta é: para os casos de contatos que não chegaram ao bloco onde o contact.extra.1 é resetado e estão no “meio” do fluxo, há alguma solução para que seja resetado/expirado?

E por último, para os casos de contatos que não estão no fluxo, porém possuem a variável preenchida, é possível resetar também?

Desde já agradeço muito! 🙂

Olá @Bruno_Prados_de_Reze,

Vou propor uma solução, partindo da seguinte hipótese (a partir do que você compartilhou conosco):

👉 Se a variável contact.extra.1 for utilizada única e exclusivamente para direcionar para um ponto específico do seu chatbot e depois não é utilizada para outras tratativas etc., eu faria o reset dela no bloco imediatamente após ocorre esse direcionamento. Assim, não seria necessário aguardar ele chegar até o final do fluxo (vai que o usuário para no caminho)

• uma solução complementar pode ser usar tempo de inatividade nos blocos deste fluxo em que há entradas de usuário - Como usar o tempo de inatividade de usuário. Assim, caso a inatividade fosse atingida, poderia ter uma parte alternativa do fluxo para tratar este usuário + resetar a variável contact.extras.1

🚩 Hoje não é possível expirar uma variável do tipo contact, diferente das variáveis de contexto (aquelas que criamos com as ações de “Definir uma variável”). Assim, algumas alternativas possíveis são:

• executar uma Ação de “Definir Contato” no ponto que se deseja resetar, limpar as informações dos atributos extras de contatos (via Builder)

• executar uma requisição para o serviço (endpoint) da API: Update a contact. Este endpoint permite manipular atributos de contatos (desde os padrões como contact.name até os contact.extras.?)

@Romulo_Rafael tudo bem?

Estive procurando esse tópico aqui e quis ressuscitar ele por um problema que vem ocorrendo comigo. Eu tenho diversos direcionamentos para fluxos específicos que utilizo a variável contact.extras.1. Essa variável era preenchida através de fluxos do HubSpot (como eu falei nos assuntos anteriores nesse fórum de discussão). Variável 1 era contact.extras.1 e assim sucessivamente, até a variável 5.

Por algum motivo, essas variáveis pararam de ser preenchidas. Ou seja, o disparo via HubSpot é realizado, entretanto as variáveis não são atualizadas. Elas ficam apagadas ou então com valores antigos, caso o usuário já tenha passado por algum fluxo do HubSpot antes.

Já tentei entender o que houve, atualizei o plugin, desfiz e fiz a integração novamente, mas as variáveis seguem não sendo atualizadas.

Você tem alguma noção do que possa ser? Já viu isso alguma outra vez?

Muito obrigado pela atenção!

Olá @Bruno_Prados_de_Reze

Desculpe-me à demora. Vamos lá…!

Em primeiro momento e até onde sei sobrea extensão para HubSpot na plataforma, esse comportamento não é o esperado. Eu recomendaria e realizaria uma nova tentativa utilizando os seguintes tutoriais:

Outro ponto: verificar se em todos os chatbots, caso utilize a estrutura de Router + Builders (Principal e Subbots), a funcionalidade do Builder chamada “Utilizar o Contexto do Roteador” está ativa

Adicionalmente: você pode fazer um teste com o seu número pessoal / corporativo, fazendo o disparo de uma Notificação Ativa a partir dessa integração com o Hubspot. Mas antes, recomendo instalar a extensão Beholder e utilizar a funcionalidade nele chamada "Zerar contexto do usuário (ela é útil para limpar toda as informações que estão nos Contatos, variáveis etc. para um usuário específico)

• Na sequência, realizar um disparo, interagir com a Notificação e, a partir do módulo de Contatos no Router consultar os valores dos atributos extra do seu Contato. Pode ajudar na investigação para uma solução definitiva.

Para seguirmos, depois posta aqui os resultados 😉

@Romulo_Rafael muito obrigado pela ajuda mais uma vez.

Esse problema já se normalizou!

Comente