Olá @Bruno_Prados_de_Reze
Consegue nos dar mais detalhes sobre como está a implementação do lado daí, por exemplo:
👉 É somente um bot Builder ou é uma hierarquia/arquitetura com Router + Chatbot Principal + Subbots (lembrando que os subbots são opcionais, mas quando usamos um Router, obrigatoriamente temos que ter um Principal conectados no módulo “Serviços” do Router)?
👉 Se for o caso de usar Router, no Bot Principal (e subbots, se existirem), a funcionalidade Usar o Contexto do Roteador está ativada ou desativada?
- para consultar, deve-se acessar cada um dos bots conectados no Router, o módulo Builder, clicar em Configurações (ícone a esquerda da tela do Builder). Um exemplo abaixo:
👉 Pode compartilhar alguns detalhes de como é esta integração com o Hubspot para disparo de notificações ativas? Informar se existe um serviço construído e sustentado (por API etc.) por vocês, se foi utilizado alguma extensão / plugin para essa integração etc.
Com as respostas acima, vamos conseguir direcionar o caminho para uma solução possível.
Valeu pela resposta, @Romulo_Rafael !
Respondendo suas perguntas:
👉 É somente um bot Builder ou é uma hierarquia/arquitetura com Router + Chatbot Principal + Subbots (lembrando que os subbots são opcionais, mas quando usamos um Router, obrigatoriamente temos que ter um Principal conectados no módulo “Serviços” do Router)?
Hoje estou usando apenas um bot builder. Vi uns vídeos por aqui agora e utilizando Router + Principal + Subbots isso se torna mais fácil certo? Além de mais organizado. Estou pensando em começar a utilizar essa hierarquia, o que acha?
👉 Pode compartilhar alguns detalhes de como é esta integração com o Hubspot para disparo de notificações ativas ? Informar se existe um serviço construído e sustentado (por API etc.) por vocês, se foi utilizado alguma extensão / plugin para essa integração etc.
É uma integração da própria Take com o HubSpot. É um plugin simples. Segue o exemplo de um dos blocos dessa integração em um fluxo:
Obrigado @Bruno_Prados_de_Reze pelo retorno
Respondendo ao novos pontos trazidos:
- Hoje estou usando apenas um bot builder. Vi uns vídeos por aqui agora e utilizando Router + Principal + Subbots isso se torna mais fácil certo? Além de mais organizado. Estou pensando em começar a utilizar essa hierarquia, o que acha?
👉 Existem vantagens e alguns pontos de atenção, também, ao se desenvolver com Router. Particularmente, nas implementações que realizo com novos clientes, utilizamos essa hierarquia, mantendo em todos os fluxos configurados e conectados no módulo de Serviços do Router a funcionalidade "Usar Contexto do Router ligado (ativo).
🤩 Vantagens: (1) ter fluxos menores e potencialmente melhores organizados, (2) atualizar/corrigir um subfluxo, sem afetar os demais fluxos, (3) desenvolver novas funcionalidades para o chatbot, (4) melhorar e escalar as funcionalidades existentes, (5) centraliza os contatos (módulo de Contatos), as métricas e os dados para análise (módulo de Análise), as intenções e entidades no caso de usar AI (no módulo de AI) entre outros
🤔 Pontos de Atenção: (1) exige um conhecimento um pouco maior do que é o Router, (2) maior entendimento da ação de “Redirecionar a um serviço”, (3) configurar corretamente os serviços no módulo de “Serviços” do Router, com destaque para a funcionalidade "Não redirecionar automaticamente para o principal, (4) e, dependendo do caso de uso (como é o seu caso), conhecimento sobre a API do Blip, especificamente de serviços disponíveis para direcionar um usuário de um estado (bloco) para outro estado (bloco) específico (Change User State)
🚩 Em resumo, devo ou não migrar e usar o Router? A minha resposta é depende, porque acredito que (1o) se deve compreender essa nova estrutura, (2o) praticar a parte, dentro da própria plataforma e (3o) assim obter esse conhecimento para dar mais segurança para essa modificação. Alguns artigos abaixo sobre o Router:
Sobre a segunda parte
- É uma integração da própria Take com o HubSpot. É um plugin simples. Segue o exemplo de um dos blocos dessa integração em um fluxo:
👉 Através do plugin do Hubspot, quando é feito os disparos, as variáveis utilizadas no template são salvas como campos/atributos extras no contato daquele usuário na plataforma Blip. Para utilizá-los no Builder (no fluxo), deve ser utilizar o padrão contact.extras.? onde ? é nome deste atributo extra. Se não me engano, no caso de envio pelo Hubspot usando este plugin, os atributos estarão numerado de 0 a n, onde n indica o número da última variável, por exemplo, 4 para templates com {{1}}, {{2}}, {{3}} e {{4}} variáveis. Se este template message não possui variáveis, acredito que não haverá atributos extras no contato deste usuário
Como consultar: no chatbot que está ativo o WhatsApp (no seu caso, no bot do tipo Builder), você acesse o módulo de Contatos e pesquisa por aquele contato (pode ser o seu obtido a partir de um teste ou de algum cliente que teve uma recém notificação ativa enviada).
👉 Uma vez que eu tenho variáveis extras salvas e vinculadas ao contato, no estado (bloco) de Início eu poderia criar alguma regra que se o contact.extras.? (por exemplo, 4) tem um um valor específico então, aquele usuário seria redirecionado para o estado (bloco) que eu desejo (por exemplo, para a parte do fluxo que direciona para o Atendimento Humano)
Como criar essa regra (condição de saída): a partir do bloco Início, na aba de Condições de saída, você teria algo como (um exemplo no print 1 considerando um template com 4 variáveis). Outra forma a partir de uma resposta dada pelo usuário a partir de uma provocação para interação do usuário (um exemplo no print 2, agora sem usar a variável extra, mas sim a resposta).
print 1
print 2
🚩 No caso do exemplo do print 2, talvez fosse interessante usar um template message que tivesse um Quick Reply (por exemplo, uma opção. Assim, poderia ter um botão Falar com Vendas que, se o usuário clicasse nele, seria a resposta a ser utilizada na Condição de Saída).
👉 Outros caminhos possíveis seriam, a partir de requisições à serviços específicos da API do Blip, de forma que pudesse salvar informações adicionais nos atributos extras do Contato e utilizá-las em Condições de Saída ou, também, alterando o estado (bloco) do **usuário imediatamente após o envio da notificação ativa. Nesse, os serviços utilizados seriam estes:
@Romulo_Rafael antes de mais nada gostaria de agradecer imensamente o seu empenho em me dar uma resposta estruturada, esclarecedora e com inúmeras diretrizes. Muito obrigado mesmo!
Com relação a usar ou não o Router, vendo o tamanho que está ficando meu chatbot e olhando a longo prazo, é realmente a melhor opção. Estou me inteirando sobre como usá-lo da melhor forma e sem dúvidas vou considerar tudo que você enviou ali como pontos de atenção.
Por último, desconhecia que as variáveis via fluxo do HubSpot ficavam salvas!!! Isso aparentemente resolve os meus problemas por aqui. Faço questão de voltar aqui quando tiver testado para te contar do resultado.
Parabéns pelo ótimo trabalho na comunidade!
@Bruno_Prados_de_Reze, muito feliz que o @Romulo_Rafael conseguiu te ajudar. Ele manda bem demais nas respostas! É tudo muito didático e esclarecedor
E para completar, tenho uma dica boa pra você, Bruno. Na quinta, no dia 31 de março, quinta, às 15h, teremos um AMA cujo tema será Roteadores. A ideia é fazer um evento bem na mão massa e que ajude na prática em todas as etapas do processo. 😊 Te espero lá!
O link para acessar é: AMA #54 - Mão na Massa: Roteadores - YouTube ❗ Clicar em definir lembrete é uma boa viu?
Oi Bia! Obrigado pela mensagem 🙂
O Romulo manda bem demais mesmo! haha
E pode contar comigo 31/03 às 15h! Já está na agenda.
Fala @Romulo_Rafael blz?
Cara fiz o passo do exemplo 01 e depois tbm criei a mesma regra para direcionar a uma fila específica. Acontece que não está caindo para o meu atendimento humano. Uma coisa que verifiquei é que através do número que estou fazendo o teste, o bot não responde mais, ou seja não entra no fluxo normal.
Aqui o envio pelo hubspot
Aqui as regras no bloco início
Consegue me ajudar a identificar um possível problema?
Olá @Guilherme_Cabral_Net, como vai?!
Desculpe-me pela ausência, estive alguns dias de férias ✈️☀️
👉 Sobre seu problema, você conseguiu solucionar ou ainda está em aberto?
🚩 Um outro ponto que observei e, talvez, seja o motivo que está levando a não ter o comportamento esperado. Estava reparando nas Condições de Saída, como estão configuradas e respectivas ordem.
Minha primeira hipótese é: o seu usuário/cliente está dando “match” sempre com a primeira condição de saída. Essa configuração indica que qualquer interação do usuário (seja um “oi”, “olá”, “e aí” etc. leve para o bloco/estado de Boas vindas).
Assim, o ideal é *sempre deixar a condição MAIS específica ser avaliada primeiro, ou seja, eu trocaria a ordem das condições ficando assim (print para dar ideia da ordem que ajustaria)
🚩 Sobre o ponto mais abaixo, seria importante verificar algumas configurações como, por exemplo,
- (1) o chatbot está ativo no canal WhatsApp,
- (2) o ID do Roteador está correto (e é ele que está ativo no WhatsApp),
- (3) o nome do message template existe nos Modelos de Mensagens do chatbot que está ativo no WhatsApp,
- (4) a variável extra do contato que deve ser utilizada é de fato {{contact.extras.3}} (para verificar os valores que ficam salvos neste usuário, você pode consultar através do módulo de Contatos)
💬 Uma extensão que pode ajudar bastante também para ver / monitorar o valor das variáveis, blocos que o usuário passa etc está disponível na “Extensões”: Beholder