Ei gente, voltei com mais uma terça-feira de dicas (pode comemorar @Pedro_Lucas)
👉🏼 A dica de hoje é muito valiosa para quem trabalha com mensagens que mudam em tempo de execução - se você não sabe o que é isso, é quando a mensagem é definida ao vivo, ou seja, não é pré-definida.
Um bom exemplo de uso para essa categoria de conteúdo é quando ele é preenchido com informações vindas de uma requisição HTTP - como um rastreio de entrega, por exemplo 😉
Beleza, Bruno, mas o que eu preciso pra usar conteúdos dinâmicos?
Conhecer as estruturas dos conteúdos disponíveis no Blip (ou do canal que você deseja enviar). Você pode conferir essas estruturas clicando aqui. Eu volto a falar disso aqui já já, mas qualquer dúvida, é só chamar a gente, combinado?
Criar um conteúdo do tipo dinâmico no Builder e prepará-lo para receber as informações que você deseja.
Preencher as informações 1, 2 e 3 de acordo com a estrutura do conteúdo que você deseja (aquelas que a gente viu no passo 1). Vou descrever aqui o que cada uma dela significa, ok?
1 - MIME Type: essa informação é o que vai definir (e dizer pro Blip) sobre qual conteúdo estamos tratando. É a maneira que temos de preparar o Blip para receber aquele tipo de informações específica (um texto, uma imagem, um menu etc). Esses valores estão descritos na documentação do tipo de conteúdo que você deseja, encontrados clicando aqui. Se você deseja um Quick Reply, por exemplo, o MIME Type será application/vnd.lime.select+json.
2 - Conteúdo da mensagem: O conteúdo da mensagem é um JSON contendo as suas informações que serão exibidas para o usuário no bot. Esse JSON corresponde ao objeto
content
da estrutura do tipo de conteúdo escolhido e deve seguir o padrão. Você pode salvar esse JSON em uma variável e a utilizar neste campo. Por exemplo, caso o tipo de conteúdo desejado seja um Quick Reply, o JSON deverá apresentar esse padrão:
3 - Metadados (opcional): Utilize este campo caso você precise enviar algum tipo de informação extra (metadado) para o seu bot, mas que não precisam ser exibidas para o usuário. Essas informações são passadas no formato Key: value
E aí, contem pra mim: Vocês costumam usar esse tipo de conteúdo? Como? Que tal compartilhar com a gente com você fez?