Skip to main content

Fala pessoal,

Quero compartilhar um case muito interessante e desafiador (primeira vez fazendo algo deste tipo fora do localhost) aplicado ao bot de concessionária, mas com aplicabilidade para vários setores.

Problema:

• O atendimento humano estava com elevado tempo de espera (tempo que o cliente aguarda para ser atendido),

• O responsável da área não estava tendo visibilidade em função da rotina que não permitia acompanhamento do dashboard.

A Solução:

Realizar notificações via telegram, para a equipe de atendimento e também para o supervisor quando o cliente está aguardando para ser atendido.

O resultado:

No dia seguinte à implementação, o tempo de espera caiu de + 5 min, chegando a quase 10 min alguns dias, para 1 min e 40 segundos em média e se manteve nos dias seguintes.

O serviço de notificação funciona apenas entre 08:00 e 19:00 (horário de atendimento da concessionária) e realiza a checagem da fila a cada 1 min.

Este modelo abriu outras possibilidade para realizar atividades mais complexas, como:

• Se o atendimento não for realizado em até 2 min, o atendimento é transferido para outra equipe;

• Extração de dados;

• Notificação de indicadores ex:(ofensores) para tomada de ação;

• Criação de gatilhos bi-direcionais para outros processos dentro da empresa - financeiro, compras, marketing, entre outros;

• Armazenamento de dados análise e melhoria contínua;

• Implementação de TTS e SST;

• Análise de imagens;

• entre outros;

Notificação Telegram (v.0.0.1)

image

Recursos utilizados (Tech):

• Máquina virtual no Google Could Platform;

• Docker:

• App;

• MQTT;

• Banco de dados;

• Aplicação desenvolvida em node.js:

• chamadas http

• análise e tratamento dos dados;

• pacote npm do telegramBot;

• configuração da cron para gatilho;

Show mano, lendo isso imaginei em um estoque de peças do pós vendas.

Parabéns pelo trabalho, muito bom mesmo!

Lendo aqui agora, lembrei de uma integração que fiz em um bot interno de atendimento de suporte via blip chat, onde, quando o usuário entra na fila de atendimento, eu disparo uma notificação via MS Teams pra equipe de atendimento, informando que o novo cliente está aguardando na fila:

obs: acabei de descobrir que meu connector ta rodando em configuração desatualizada… hahaha

Na ocasião eu apresento pro cliente o tempo médio de espera na fila, de acordo com o que é apresentado no dashboard do blip.

Bom, pra fazer via Teams é muito simples. É só você adicionar um novo conector de Webhook no seu canal da equipe e no Blip, passar a URL desse conector.

Obrigado por sua contribuição!

Exatamente @Rafael_dos_Anjos,

podes avaliar, registrar um pedido de compra para o fornecedor ou notificar o responsável da área quando determinado item do estoque estiver abaixo do mínimo esperado. Também pode notificar o gestor para realizar a aprovação financeira de determinada compra. Enfim são N possibilidades quando estamos falando de trabalhar com APIs, sem falar que isso tudo pode estar dentro do blip, ai basta perguntar para o seu bot e ele exibirá a resposta certa, já pensou?

show @GabrielPetrone, eu acredito muito que a comunicação bi-direcional é de extrema importância em todos os lugares (online e off-line) e essa transparência só melhora a experiência e aumenta a satisfação de todos, acelerando a adoção das tecnologias envolvidas.

Legal demais, @costa! 🎉

Muuuuuito feliz que você trouxe esse case maravilhoso pra gente e que o Blip conseguiu te ajudar tanto! Absurdo essa diminuição no tempo de espera e o resultado mais impactante é na experiência dos seus clientes que sem dúvida alguma melhorou significativamente.

Inclusive, nós do time de Community, com a @Bruno no comando, estamos preparando um evento 100% focado em cases da Comunidade Blipper, o Community Day. Vai rolar no dia 17 de março, quarta-feira, a partir das 14h. Para saber mais, clica aqui. Vamos mandar e-mail avisando também, beleza? E sim, dá pra participar das próximas edições! 💙

Obrigada por compartilhar e vamo que vamo! 🚀

Valeu @Bia, a resposta da equipe de atendimento foi imediata, a implementação ajudou a organizar a rotina.

E todo mundo ganha, cliente, empresa, colaboradores. 🤟 é só alegria.

ahh…Já ativei o lembrete do community day.

vamoooo! 🚀

@costa eu adorei sua solução. Como você pensou nela? Achei bem eficiente e aparentemente com um ótimo custo-benefício :thuglifeblip:

Pro gatilho você usou o que? Eu vi você estoura ele a cada 1 minuto, né?

Valeuu @BrunoC,

O gatilho está na crontab do linux

É verdade tem um ótimo custo benefício, posso rodar onpremisses ou na cloud com uma máquina com pouco recurso.

Olá Gabriel. Tudo bem?

Fiquei interessado. Podemos conversar sobre essa notificação para o Teams?

Minha equipe tá deixando o contato muito tempo na fila de espera.

Valeu! Abraço!

Comente