Fala, pessoal! Bruno aqui.😃
Essa semana foi ótima para me ensinar sobre as diferenças das atribuições durante o processo de construção dos chatbots, e também como o equilíbrio entre multidisciplinaridade é importante para o papel de DC.
Fiz algumas anotações do que prendi entre as diferenças de atividades realizadas pelo DC UX e DC IA, e apesar dessa colaboração ser mútua entre os dois papeis e ferramentas utilizadas, percebi que certas atribuições divididas ajudam muito na otimização de uma boa experiência para o cliente e o usuário, como no exemplo dado na aula:
O DC-UX vai atuar para responder às questões:
"Como a Jéssica (mãe de 3 anos, agenda lotada) se sente ao pedir uma coleta de roupa às 23h? da noite "
"Onde o Lucas (bancário, pragmático) desiste se o bot não entende 'quero agendar' na primeira tentativa?"
"Qual tom de voz faz sentido para uma lavanderia: 'Bom dia, em que posso ser útil?' vs 'E aí, precisa de uma mãozinha?'"
O DC-IA vai atuar para responder às questões:
"Regex 'quero boleto' aguenta 80% dos casos, mas 'boletooo' precisa de Fuzzy Matching com threshold de 0.8%?"
"Smalltalks de saudação resolvem 20% do tráfego, mas 'oi, tudo bem?' com vírgula quebra o padrão?"
Essa vantagem de divisão de atribuições ficou clara para mim com o exemplo citado na Brisa Lavanderia,onde o DC-UX percebeu que usuários digitam "tiram mancha de café?" antes de abandonar.
Então a solução não foi apenas usar IA generativa para resolver o problema, mas sim redesenhar o menu inicial para ter um bloco "Manchas Removíveis" proativo, então o DC-IA entrou com Fuzzy para tratar o erro "nmancha" para "mancha".
Ficou claro que se o DC-IA tivesse agido sozinho, teria treinado um modelo que teria mais custos para uma intenção que poderia ser resolvida com um botão. E se DC-UX tivesse agido sozinho, teria criado um fluxo muito bom que talvez se quebraria na primeira digitação errada.
Fico curioso para ver esses papeis atuando em times clientes pequenos e grandes e tendo que priorizar talvez dinâmicas entre ser empático com a persona ou o pragmático na cascata. 🤓