Skip to main content

Apresente-se no Bootcamp DCIA 2025

Mostre a primeira mensagem

140 comentários

Vinni
  • New Member
  • November 17, 2025

Olá, pessoal! Tô chegando um pouco atrasado por aqui.

Sou o Vinni, designer e estrategista com quase 20 anos de atuação entre branding, design, tecnologia e negócios. Tenho uma consultoria focada em posicionamento e construção de marcas e, nos últimos anos, venho aprofundando meu trabalho com IA generativa, especialmente no desenvolvimento de agentes e soluções baseadas em LLMs.

Entrei no bootcamp para expandir meu repertório em design conversacional e aplicar isso de forma mais estruturada nos projetos dos meus clientes. Estou conduzindo agora um projeto voltado para experiências conversacionais com IA, o que deixou esse bootcamp ainda mais relevante para mim.

Além dos projetos de consultoria, também dou aulas e mentoro profissionais da área criativa que desejam estruturar seus negócios de forma sustentável.

Para quem quiser conectar por lá, deixo meu LinkedIn.

Animado para aprender com vocês e trocar experiências :–)

Clara Rubim
  • Connected
  • November 17, 2025

Olá, pessoal! Tudo bem? 😊

Sou a Clara, UX Writer e apaixonada por criar experiências humanas e diretas. Hoje lidero um time de UX Writing em uma empresa parceira da Blip, onde trabalho diariamente com chatbots, fluxos de atendimento e otimizações de jornada.

Nos últimos anos tenho me especializado em AX (experiências conversacionais com IA), explorando como a IA pode deixar interações mais inteligentes sem perder o lado humano. Entrei no bootcamp para aprofundar ainda mais esse repertório e aplicar de forma mais estratégica nos projetos que conduzo.

Amo trabalhar com UX Writing e estou super animada para trocar e aprender com vocês. 
Se quiserem se conectar, deixo meu LinkedIn por aqui.

Tatiana Vargas

Olá, pessoal! Sou a Tatiana e atuo na área de UX desde 2020, na especialidade de Content.

Iniciei como designer conversacional em projetos de URA e bots NLP. Depois migrei para Content Design, atuando em fluxos de design de interface, além da experiência em Content Ops.

Hoje voltei para o design conversacional e busco acompanhar as evoluções nesse universo, especialmente com a IA generativa.

Também tenho interesse em Service Design, que é uma disciplina que tem muito a oferecer na construção de soluções conversacionais. Acredito que o bootcamp vai trazer muitos insights para conectar esses conhecimentos e para me atualizar. 😊

Para trocar ideia, me chama no Linkedin

Leidiane Oliveira

Oi pessoal! 

Meu nome é Leidiane,  sou Product Designer a quase 10 anos, e comecei a estudar sobre o design conversacional! 
Estou adorando aprender um pouco mais sobre isso, pois acredito que  irá agregar muito a minha experiencia! 

Ruba Teixeira
  • New Member
  • November 18, 2025

Olá, pessoas!

Me chamo Roberval, atualmente trabalho como Analista de Atendimento, mas tive uma experiência anterior com curadoria e QA para chatbots, entrei na área devido minha experiência com atendimento.

Durante esse tempo busquei me aprimorar em design conversacional, ferramentas de chatbot e dados, atualmente curso MBA de Data Science e Analytics.

Estou no linkedin e também criei um site com experiência de jogo usando chatbot.

paulomsantana
  • New Member
  • November 18, 2025

Olá, pessoal!

Meu nome é Paulo Santana e estou aqui para aprender e trocar experiências com vocês no bootcamp!
Atualmente, sou Gestor de Automações e desenvolvo agentes de atendimento e chatbots.
Minha formação é em Análise e Desenvolvimento de Sistemas,fiz cursos de UX/UI Design e Marketing Digital.
Design conversacional é uma área que estou buscando mais conhecimento e essa Bootcamp da Blip está ajudando muito no meu trabalho.

Meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/paulo-m-santana/

Thaís Guedes Braz Monteiro

Olá! Sou Thaís Guedes, UX e Legal Designer. Trabalho para tornar a comunicação mais simples, humana e fácil de entender.

Atuo como freelancer com Legal Design, escrita estratégica e fluxos conversacionais. Meu foco é criar experiências claras, acessíveis e alinhadas à linguagem simples e à IA.

Também sou instrutora de mindfulness para crianças e compartilho conteúdos afetivos por meio de livros e e-books no meu projeto “Você merece seja!”.

Escrevo livros infantis porque, além de dividir minhas vivências, exercito uma escrita direta e compreensível para que as crianças possam se conectar com as histórias.

Tenho aprofundado meus estudos em design conversacional e em tecnologias que deixam as interações mais naturais. Quero usar esse conhecimento para criar experiências que realmente façam sentido para as pessoas.

Vou compartilhar o arquivo do meu e-book para que vocês possam conhecer a história e ver como aplico a linguagem simples e o mindfulness na escrita.

Erika Campos
  • Connected
  • November 20, 2025

Olá pessoas, boa noite. 

registrando aqui alguns links que foram compartilhados ou discutidos na aula de hoje, pra facilitar. 

Whatsapp do grupo de estudos
https://chat.whatsapp.com/IQBWTJLv8JN6EjfhGJyPXW

Vídeo do Blip AMA sobre Bots inteligentes
- Como Usar IA sem Gastar uma Fortuna: Bots Inteligentes que Cabem no Bolso e Entregam Resultados

https://www.youtube.com/live/FFSMNIa27Dc?si=zkEm_70Flu5oPRs0

Os melhores bots do Bots Brasil Awards 2023

https://medium.com/botsbrasil/os-melhores-bots-eleitos-pelo-bots-brasil-awards-2023-268128b86c82

Métricas de UX para chatbots e o Convex Mindset

https://medium.com/botsbrasil/m%C3%A9tricas-de-ux-para-chatbots-e-como-o-convex-mindset-pode-te-ajudar-8e0cda9b97aa

Site do Stilingue - que dá suporte à análise de comentários nas redes sociais

https://digital.blip.ai/stilingue/plataforma-inteligente/

Playbook for Testing Chatbots - Jesús Martín

https://chatbotsmagazine.com/playbook-for-testing-chatbots-400918888faf

Introducción al diseño de interfaces conversacionales

Un curso de Jesús Martín Jiménez, Diseñador de producto 

https://www.domestika.org/es/courses/3947-introduccion-al-diseno-de-interfaces-conversacionales

Curso na Doméstica dele também, que tá por R$5,90

Vagas da Blip que foram anunciadas

Link para vaga DC Sênior https://grnh.se/4q65bs9s9us

Link para vaga DC: https://grnh.se/ra942d8b9us

Link de Inscrição do evento UX Conf Redux em São Paulo, no dia 27/11.

https://luma.com/cslmcphk

Bernadete
  • New Member
  • November 20, 2025

Oi gente!

Me chamo Bernadete e sou de Belo Horizonte. Tenho uma trajetória bem diversa em formações e passei muitos anos atuando com gestão de projetos. Em 2020, decidi fazer uma transição de carreira para UX Design, e desde então tive a oportunidade de trabalhar em projetos bem legais nas áreas de educação, mineração e órgãos públicos federais.

Nos últimos dois anos estou no Parque Tecnológico de Belo Horizonte fazendo a gestão de programas de aceleração. Desenvolvemos um em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e executamos outro com os Laboratórios da UFMG. Foram experiências super enriquecedoras que me mostraram diferentes perspectivas sobre produtos e inovação.

Mas, o meu interesse pela área de produtos nunca saiu do radar. Pelo contrário, como tenho vontade de voltar a atuar como UX Designer, procuro me manter sempre atenta sobre o mercado, participando de eventos, formações e atuando também de forma voluntária na área. O Design Conversacional e IA, é uma área que eu ainda não tive a oportunidade de trabalhar, mas que desperta muita curiosidade.

Por isso estou aqui no bootcamp! Quero aprender com vocês, explorar as possibilidades dessa área e trazer isso para minha carreira.

Bora conectar! Deixo meu LinkedIn para quem quiser bater um papo. 😊

tiagonasc
  • New Member
  • November 21, 2025

Oi pessoal!

Meu nome é Tiago. Atuava como designer gráfico mas realizei a minha transição de carreira em 2020 e desde 2022 atuo como designer UI/UX. Fiquei sabendo do bootcamp pelo LinkedIn e caiu como uma luva para mim já que estou atuando em um projeto que envolve o assunto. Comecei um pouco atrasado mas estou me atualizando nesse feriadão.

Vocês podem dar um alô também por aqui: Linkedin

Até mais!

cassiamendes1207

Oii pessoal!

Eu sou a Cássia Mendes, Product Manager na Unimed Florianópolis, atuando na interseção entre tecnologia, inovação em saúde e inteligência de mercado.

Atualmente atuo com produtos digitais voltados para a Rede Prestadora, como a plataforma de Telemedicina, Hub de Atendimento Digital e Registro Eletrônico de Saúde. Minha missão é transformar dados e estratégia em soluções que realmente gerem valor para usuários, prestadores e para o sistema de saúde como um todo — sempre com foco em experiência, eficiência e impacto.

LinkedIn: www.linkedin.com/in/cássia-mendes-4524abb3

Sobre trabalho: Tenho uma paixão enorme por comunicação, como entender o mundo dos dados, comportamento humano e tecnologia se conectam na jornada do cuidado em saúde. Gosto muito de estudar temas como transformação digital em saúde, experiência do usuário (UX) aplicada ao saúde suplementar e inovação orientada por dados.

Acredito muito em construir soluções com propósito, colaboração e uma boa dose de criatividade.

🧠 Uma curiosidade sobre mim: toco violão, teclado, bateria... (enfim música autodidata)

#bootcampdcia2025

Assisnp
  • New Member
  • November 27, 2025

Oi, gente! Sou o Assis! 👋🏼

Estou em transição de carreira para a área de desenvolvimento Full Stack, mas já atuo há mais de 5 anos em TI, trabalhando com Suporte Técnico e Service Desk em empresas de médio e grande porte. Ao longo dessa jornada, desenvolvi um olhar muito atento para pessoas, processos e tecnologia — e agora sigo expandindo essa trajetória para o universo do desenvolvimento.

Tenho me aprofundado bastante em tecnologia, desenvolvimento web e principalmente front-end, áreas que despertam minha curiosidade e motivação diária. Sou uma pessoa calma, gosto de aprender no meu ritmo e acredito muito em consistência. No tempo livre, amo natureza, acampar e explorar lugares ao ar livre, que é o que mais me recarrega.

Atualmente estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Ulbra ), já concluí Ciência da Computação (Ulbra ) e sou formado como Técnico em Informática (Senac RS ).
Tenho buscado crescer continuamente, construir projetos e me conectar com outras pessoas da área para evoluirmos juntos.

Se quiserem, me adicionem e mandem um alô!
🔗 LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/assis-pires-neto/

💻 GitHub: https://github.com/LancellotVamos nos conectar e aprender juntos! 🚀

• New Member
  • November 28, 2025

Oi pessoal, como vocês estão?

Antes tarde do que mais tarde, vim aqui me apresentar :) Meu nome é Fabiana, tenho 33 anos e sou de Porto Alegre, RS.

Sou formada em Letras (Português/Inglês) na UFRGS e trabalho há mais de 10 anos com tradução, focando principalmente em tradução técnica e localização de produtos digitais. Nos últimos anos tenho tido vontade de expandir meus horizontes profissionais e a área de UX Writing e Design Conversacional tem me chamado bastante atenção, então decidi tomar coragem e fazer cursos na área. Atualmente, estou na metade do curso de UX Writing na EBAC e estou começando o Bootcamp aqui no Blip. Espero mergulhar ainda mais nessa área super interessante e aprender um monte com vocês! :) Quem quiser me adicionar no LinkedIn, meu perfil é esse.

Abraço e até mais,

Fabi

Felipe Escolarique

Faaaaala, galera! 🤘

Aqui é o Felipe Escolarique, 32 anos, e meu perfil é, digamos... inusitado. Sou consultor autônomo de Vendas e Marketing, mas minha base é o Direito.

"Advogado? Num bootcamp de Design?"

Pois é! Eu vi o estrago (e o risco jurídico) que uma comunicação ruim causa nos negócios. Minha missão aqui é descobrir como usar bots e IA para escalar conversas sem escalar os problemas e processos.

Minha segunda grande motivação é que eu já trabalhei em call center e sei (com um pouco de trauma 😂) o quanto um atendimento mecânico e repetitivo é péssimo. Cansei de bot que não resolve! Quero criar coisas que as pessoas gostem de usar.

Sou o cara que aprende fuçando. Sou mão na massa e tenho meu próprio homelab” pra testar as automações mais malucas (brinco com Make e N8N) com amigos e família antes de levar aos clientes.

O que eu busco aqui?
 Mergulhar de cabeça em analytics e orquestração de bots. Quero entender os bastidores da operação.

O que eu trago pra troca?
Tô 100% aberto para trocar figurinhas sobre processos de vendas (tipo SPIN selling) e, claro, ajudar a galera a não criar um "processo" jurídico com seus bots (minha análise de riscos tá aí pra isso!).

Nas horas vagas, tô cozinhando, viajando pro meio do mato, ou (obviamente) mexendo no meu homelab.

Bora conectar! Tô muito animado pra aprender com vocês!

Para entrar no clima do tema do bootcamp fiz uma apresentação em vídeo usando Veo 3.1 da Google 👇️

Cristina Jesus

Oi, pessoal! Tudo bem? Cheguei um pouquinho depois para me apresentar, mas ainda animada por tudo que aprendi no bootcamp.

Eu venho de uma trajetória híbrida entre Letras, Linguística Aplicada, Marketing Digital e, mais recentemente, Computação. Sempre trabalhei com linguagem, principalmente com análise qualitativa de narrativas, e também com ensino de idiomas. Todo esse caminho despertou meu interesse pelo universo dos bots e da IA aplicada à comunicação.

Meu primeiro contato real com PLN foi em 2023, quando participei do grupo Brasileiras em PLN e fui como ouvinte na conferência BRACIS na UFMG. Depois, em 2024, acompanhei também como ouvinte, uma disciplina de Tópicos de Linguística Computacional, onde pratiquei anotação de corpus, análise de sentimentos e etiquetagem linguística. Foi aí que percebi o quanto essa área faz sentido para mim, pois reúne tudo que me interessa: linguagem, experiência do cliente, análise de dados e comunicação. 

Hoje, estou cursando Licenciatura em Computação e buscando transição para Conversational Design e áreas relacionadas a IA e linguagem. O bootcamp reforçou ainda mais essa vontade e me proporcionou novas perspectivas que eu nem sabia que existiam. 

Gosto de aprender explorando, pesquisando e criando, e quero muito me aproximar de projetos, pessoas e ideias que também se interessam por esses assuntos. 

Se quiserem continuar a conversa, pode me chamar no LinkedIn

https://www.linkedin.com/in/cristinaajs/

Abraços 💛