Skip to main content

Conversas que funcionam: o encontro entre DC e Inteligência Artificial.

• November 17, 2025
  • 4 comentários
  • 27 Visualizações

Talita Rufino

Oi pessoal, tudo bem? 
Fiz um post no LinkedIn falando sobre Design Conversacional e como a IA vem transformando a forma como interagimos com sistemas. Se quiserem dar uma olhada, esse é o link: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7396311391898419200/

Espero que gostem!

4 comentários

Talita Rufino
  • Autor
  • Inspiring
  • November 18, 2025

Pessoal, houve um erro na postagem anterior. Segue o link correto: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7396354221144612864/

Dalton_Yamagishi
Blipper

Talita, conteúdo redondinho e direto ao ponto — do jeito que a disciplina pede. A forma como você conectou experiência, IA e fundamentos de conversação está impecável. 👏

E é exatamente isso: no fim do dia, o jogo não é sobre tecnologia falando bonito… é sobre sistemas que entendem de verdade. Quem trabalha com Contatos Inteligentes sabe que por trás de cada pergunta simples existe uma engenharia enorme pra garantir que a conversa pareça natural.

Ah — e só um toque amigo aqui, porque meu olho de DC-IA treinado há anos apita nessas horas: acho que onde você escreveu “Contrato Inteligente”, a intenção era “Contato Inteligente”. Acontece com todo mundo, ainda mais quando estamos empolgados criando. Fica tranquilo(a), a mensagem continua clara. 😄✨

No mais: post necessário, bem explicado e com timing perfeito pro Bootcamp.
Bora formar essa nova leva de profissionais que sabem projetar conversas que fazem sentido — e não apenas fluxos que “respondem”. 🚀💬

Talita Rufino
  • Autor
  • Inspiring
  • November 19, 2025

Obrigada pela observação, ​@Dalton_Yamagishi! Na correria e já vencida pelo cansaço, nem percebi que deixei um “r” ali totalmente fora de lugar rs. De qualquer forma, obrigada pelo toque e pelo feedback. Vou fazer os próximos com mais calma (e mais descansada também) rsrs.

Fico muito feliz que o conteúdo tenha feito sentido. 😊🚀

Dalton_Yamagishi
Blipper

você já começou muito bem fazendo o que a maioria não faz: buscando formação estruturada antes de sair construindo fluxo torto por aí. O Bootcamp é justamente esse mapa pra quem olha pro universo de DC + IA e pensa: “caramba, isso aqui parece avançado demais… por onde eu entro?”.

Sobre sua pergunta: como foi pra mim conectar teoria e prática?
Bem simples: foi tudo ao mesmo tempo no susto mesmo
Na vida real das squads, as coisas não chegam organizadas em caixinhas bonitinhas — chegam em forma de “tem como ver isso rapidinho?”, “cadê aquele fluxo?”, “o cliente pediu pra ontem”.
A prática é muito menos reta e muito mais um emaranhado de fiosmemso

O que fez diferença pra mim?

• Ter alguém da área pra trocar. Mentor, colega mais experiente, gente que já apanhou do mercado e pode te mostrar os atalhos e as ciladas.

• Aprender fazendo. O “fluxo perfeito” não existe. Existe a versão que funciona e vai sendo ajustada.

• Entender que priorização e contexto são parte do jogo. Você nunca vai ter 100% das informações. Faz parte trabalhar com o que existe.

• E confiar no processo. Quando você entende a lógica do DC, você passa a montar qualquer conversa — até as mais caóticas — com muito mais segurança.

Então, fica tranquila: o fato de você estar estudando, perguntando e buscando referência já te coloca quilômetros à frente de muita gente.

E qualquer coisa, segue por aqui