Skip to main content

Dicas práticas para aplicar a teoria e evoluir no DC-IA – sugestões de cursos, ferramentas e caminhos de prática

• November 24, 2025
  • 0 comentários
  • 2 Visualizações

Gabryel Henrique

Olá, pessoal! 
Estou buscando aprofundar a parte prática dos conteúdos que estamos estudando no bootcamp de DC-IA, e gostaria de abrir uma conversa com vocês para trocarmos dicas sobre como aplicar na prática as ferramentas e conceitos que estamos vendo.

Queria pedir sugestões sobre onde praticar, possíveis cursos e melhores caminhos para desenvolver habilidades reais nos seguintes temas:

1. Cascata de Validação

• Alguma ferramenta ou ambiente recomendável para simular regras e testes?

2. Uso de Regex (Expressões Regulares)

• Plataformas para treinar regex de forma prática (com desafios reais).

• Exemplos de aplicações comuns em análise de dados e limpeza de textos.

• Sugestões de cursos ou trilhas focadas em regex para iniciantes/intermediários.

3. Fuzzy Matching

• Ferramentas recomendadas para praticar fuzzy matching.

• Algum curso, vídeo ou artigo que ajude a entender e praticar os algoritmos.

4. Uso do Figma

• Pontos do Figma que são realmente importantes para quem está no caminho de DC-IA 

• Quando e como usar o Figma para estruturar insights, dashboards ou jornadas de usuário.

5. O que é realmente essencial de cada área para DC-IA?

• Quais dessas ferramentas são mais aplicadas no dia a dia?

• Há alguma habilidade complementar que vocês recomendam priorizar (como lógica, Python, SQL, storytelling, visualização de dados…)?

6. Indicação de cursos práticos

• Se alguém tiver recomendações de cursos, desafios, labs ou plataformas com exercícios aplicados, seriam super bem-vindas!

Estou abrindo esse tópico após iniciar os estudos da 3 semana do Bootcamp, e tenho sentido falta da parte prática e execução de todos conceitos e ferramentas que estamos aprendendo. Gostaria de indicações se puderem ajudar e ajudar mais colegas que estão entrando na área e ainda não entendem nada ou querem se aprofundar.

Obrigado desde já.