Skip to main content
Resposta

Dúvida sobre acessibilidade e linguagem no design conversacional

• November 11, 2025
  • 2 comentários
  • 57 Visualizações

Leonardo Fernandes

Boa tarde, pessoal! Tudo bem?
Durante meus estudos surgiram duas dúvidas e gostaria de compartilhar com vocês:

1. Como a acessibilidade é considerada no design conversacional, especialmente no que diz respeito à linguagem utilizada pelo chatbot?

2. Existe a aplicação de uma linguagem neutra nas interações? Como o design conversacional leva em conta os diferentes gêneros das pessoas usuárias do produto?

Se alguém tiver materiais, referências ou experiências para indicar sobre esses temas, vou agradecer muito!

Melhor resposta por caioc

Oi, Leonardo! Muito bom esses pontos e queria trazer alguns recortes de alguns temas do passado e conectar com algumas pessoas/temas que podem contribuir com seus estudos.

Primeiro deles, falei sobre acessibilidade em chatbots há alguns anos (hoje os problemas são outros, mas aqui tem uma conceituação base):

Em linhas gerais, essa mesma apresentação está nesse artigo aqui. Também tem um pequeno recorte um pouco mais recente de algumas apresentações passadas nesse Google Slides.

Também tenho uma série, essa é em inglês, com pessoas de diferentes regiões falando sobre acessibilidade no design conversacional, onde exploramos em diferentes perspectivas o tema. Está pública nesta playlist e eu também fiz uma palestra em inglês (algo parecido com o do primeiro vídeo, mas com algumas referências extras):

Além disso, sobre linguagem simples eu particularmente gosto muito dessa apresentação da Priscila Motta:

E sobre gênero de interfaces, tem essa fala da Beatriz Caetano: 

Espero que ajude e conte comigo se precisar de outras referências!

2 comentários

caioc
Blipper | Community Manager
  • Blipper
  • Resposta
  • November 11, 2025

Oi, Leonardo! Muito bom esses pontos e queria trazer alguns recortes de alguns temas do passado e conectar com algumas pessoas/temas que podem contribuir com seus estudos.

Primeiro deles, falei sobre acessibilidade em chatbots há alguns anos (hoje os problemas são outros, mas aqui tem uma conceituação base):

Em linhas gerais, essa mesma apresentação está nesse artigo aqui. Também tem um pequeno recorte um pouco mais recente de algumas apresentações passadas nesse Google Slides.

Também tenho uma série, essa é em inglês, com pessoas de diferentes regiões falando sobre acessibilidade no design conversacional, onde exploramos em diferentes perspectivas o tema. Está pública nesta playlist e eu também fiz uma palestra em inglês (algo parecido com o do primeiro vídeo, mas com algumas referências extras):

Além disso, sobre linguagem simples eu particularmente gosto muito dessa apresentação da Priscila Motta:

E sobre gênero de interfaces, tem essa fala da Beatriz Caetano: 

Espero que ajude e conte comigo se precisar de outras referências!

Leonardo Fernandes

Oi, Caio! Prazer! Muito obrigado pela resposta e pelos conteúdos compartilhados aqui. Com certeza vão me ajudar bastante! Valeu! 😊