Skip to main content

Explorando Chatbots com um novo olhar: minha experiência com o chatbot da LeapMotor

Leonardo Fernandes

Bom dia, pessoal! 👋

Depois que comecei o Bootcamp, percebi que passei a olhar para chatbots de um jeito totalmente diferente. Agora, sempre que interajo com algum bot, fico analisando a experiência, as intenções, as respostas, os fluxos e tudo aquilo que a gente está aprendendo nas aulas.

Recentemente, testei o chatbot da LeapMotor Brasil, desenvolvido pela Blip, e usei essa interação como um exercício prático: fui conversando, explorando os caminhos e observando como toda a estrutura foi pensada por um designer conversacional. É muito interessante perceber na prática como as decisões de design que estudamos aparecem ali na experiência real.

Essa análise me ajudou bastante a conectar teoria e prática, e recomendo demais para quem também está passando pelo Bootcamp: conversem com chatbots! Eles são ótimos exemplos vivos do que estamos aprendendo.

2 comentários

caioc
Blipper | Community Manager
  • Blipper
  • November 21, 2025

Alguns anos atrás, lá em 2018/2019 já tive experiências assim. Tive que iniciar em alguns projetos sem documentação prévia, e fui fazendo esse "teste as cegas" e documentando o projeto na medida que iria entendendo os fluxos. 

Deu muito mais clareza para o projeto em si e principalmente nas mudanças que poderia fazer/propor para o contexto que estava atuando. 

Toda documentação, embora em tempos de IA Generativa seja diferente, tem seu valor nesse contexto. Acho muito válido experimentar e ir montando esses fluxos na cabeça.

Vou adicionar esse google slides de uma apresentação antiga, sobre o mesmo tema. Espero que ajude: 

https://docs.google.com/presentation/d/1DwKXS23WV1LZwU26K0x_cp4hlT3CkwZWKfk6y2o8cTY/edit?usp=sharing

Leonardo Fernandes

Muito bom, Caio!

Curti demais esse jeito de ir explorando e documentando no processo. Faz todo sentido mesmo! Valeu por compartilhar a apresentação, vou dar uma olhada, com certeza vai ajudar.