Pessoal, queria compartilhar uma ferramenta que tem me ajudado bastante durante o Bootcamp: o NotebookLM, a IA do Google que transforma nossos materiais em formatos muito mais fáceis de estudar.
Principais recursos que estão me ajudando
• Resumos em áudio estilo podcast
Ele converte PDFs e documentos em um áudio contínuo, como um podcast explicando o conteúdo. Excelente para revisar enquanto faço outras tarefas.
• Resumos em vídeo
Gera vídeos curtos que destacam os pontos mais importantes do material enviado.
• Mapas mentais interativos
Cria automaticamente mapas mentais onde você pode clicar, expandir e explorar os temas de forma visual e dinâmica.
• Geração de testes e perguntas
Pedi para ele criar questões com base nos PDFs, e isso tem me ajudado muito a revisar antes das provas semanais.
Deixei anexados dois arquivos:
• O primeiro é o mapa mental, para vocês visualizarem como ele fica. No NotebookLM ele é interativo, dá para clicar, expandir os tópicos e navegar pelo conteúdo.
• O segundo é um teste gerado a partir do material de estudos (PDF da aula), que utilizei para revisar o conteúdo.
O NotebookLM acaba virando um hub de estudos, reunindo áudios, vídeos, perguntas, mapas mentais e PDFs em um único lugar. Isso tem deixado minha rotina muito mais organizada e facilitado demais minha preparação semana após semana.
Se alguém quiser explorar novas formas de estudar, recomendo bastante experimentar!