Skip to main content

Futuro das Tecnologias Conversacionais

• November 11, 2025
  • 2 comentários
  • 29 Visualizações

Danilo Reis

Durante as aulas, vocês mostram uma linha do tempo com os avanços das tecnologias de comunicação. Pensando nisso, o que vocês esperam para o futuro dessa área? Quais seriam as próximas inovações tecnológicas? Existe alguma discussão atual sobre essas possíveis tendências?

2 comentários

caioc
Blipper | Community Manager
  • Blipper
  • November 11, 2025

Oi, Danilo! Muito interessante essa dúvida.. Para entender do futuro, é interessante olhar para o passado. 

Sou meio suspeito para dizer, mas muito por acaso pude trabalhar com as pessoas que criaram esse conceito para a Apple nos anos 80 – meio que me encantei pela área instantaneamente.

O vídeo a seguir fala sobre o futuro da internet e o que iriamos ver no futuro (40 anos atrás):

40 anos depois… estamos aqui, e realmente acredito que estamos indo para um caminho parecido. PS: Olhe na escolha de palavras, algumas datadas, outras bem presentes, não?

Outra pessoa que vale apena acompanhar e ficar por dentro, é o John Maeda: 

Ou o LukeW, com suas pesquisas de interação:

E você? Para onde você acha que vamos?

Danilo Reis
  • Autor
  • Inspiring
  • November 11, 2025

Excelente ponto! Acho que estamos entrando em uma fase em que a internet deixa de ser apenas uma "ferramenta" e passa a ser quase uma camada invisível do cotidiano, mais integrada, contextual e até preditiva.

Eu espero que os avanços tecnológicos não passem, e muito menos substituam, a análise crítica do ser humano. Acredito que a tecnologia deve ser uma ferramenta para apoiar o desenvolvimento de novas soluções e facilitar o cotidiano, não um fim em si mesma.

Tenho uma crença forte no equilíbrio entre o humano e o tecnológico. Afinal, quando falamos sobre tecnologias centradas no usuário e experiências mais conectadas com o real, estamos falando sobre a importância de continuar nos apoiando nas pessoas. No fim das contas, nada substitui o olhar humano para lidar com o próprio humano.