Skip to main content

Linguagem simples no design conversacional

• November 21, 2025
  • 6 comentários
  • 50 Visualizações

Julia Villela

Pessoal, eu estava pesquisando artigos sobre design conversacional e acabei caindo nesse vídeo do Youtube que fala sobre linguagem simples no design conversacional, gosto muito desse assunto, pois trabalhando como UX designer eu me coloco muito no lugar do usuário e isso faz com que eu imagine situações do lado de lá, como exemplo: um caso onde alguém não consiga seguir um fluxo por conta do texto ou frase ter uma linguagem complexa, isso é frustrante demais e ruim para o produto. 

Trabalhei em um Chatbot e por conta da mudança para a linguagem simples, vimos nas métricas o resultado de como essa mudança ajudou os usuários a seguirem no fluxo da conversa, foi impressionante. 

Por isso trago aqui esse vídeo de recomendação do universo da Linguagem simples, caso alguém tenha outros materiais envia aqui, vai ser muito bom aprender mais sobre :)

6 comentários

caioc
Blipper | Community Manager
  • Blipper
  • November 21, 2025

Muito bom, não é mesmo? Vou ver se trago a Priscila para dar um Oi qualquer dia desses nas aulas! Quem sabe ela aparece por ai! ;) 

Tem esse outra palestra dela do mesmo tema, mas com outros conceitos: 

Danilo Reis
  • Inspiring
  • November 24, 2025

Pessoal, eu estava pesquisando artigos sobre design conversacional e acabei caindo nesse vídeo do Youtube que fala sobre linguagem simples no design conversacional, gosto muito desse assunto, pois trabalhando como UX designer eu me coloco muito no lugar do usuário e isso faz com que eu imagine situações do lado de lá, como exemplo: um caso onde alguém não consiga seguir um fluxo por conta do texto ou frase ter uma linguagem complexa, isso é frustrante demais e ruim para o produto. 

Trabalhei em um Chatbot e por conta da mudança para a linguagem simples, vimos nas métricas o resultado de como essa mudança ajudou os usuários a seguirem no fluxo da conversa, foi impressionante. 

Por isso trago aqui esse vídeo de recomendação do universo da Linguagem simples, caso alguém tenha outros materiais envia aqui, vai ser muito bom aprender mais sobre :)

Às vezes as pessoas acham que “bem escrito” é ser formal demais, e acabam esbarrando em questões que prejudicam a experiência do usuário, como o uso excessivo de jargões ou até um tom de humor fora de hora. Achei muito válido você trazer esses pontos, adorei a indicação. Muito obrigado por compartilhar, Julia!

eusoudiogo
  • Inspiring
  • November 26, 2025

Compartilhando o material da Pricilla aqui para todos do bootcamp

Post original dela: Design Conversacional e Linguagem Simples em chatbots

Apreciem e aproveitem (:

Michelle Umbelino

Recentemente tivemos uma grande conquista, foi aprovada a Politica Nacional de Linguagem Simples, para tornar realidade uma comunicação pública que melhore a vida das pessoas!

LEI Nº 15.263, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2025

Acesse aqui uma publicação da comunidade Linguagem Simples Lab no LinkedIn

Dalton_Yamagishi
Blipper

Linguagem simples é quase um “superpoder escondido” no design conversacional quando a gente aplica de verdade, as métricas gritam.

Julia Villela
  • Autor
  • Inspiring
  • November 29, 2025

Recentemente tivemos uma grande conquista, foi aprovada a Politica Nacional de Linguagem Simples, para tornar realidade uma comunicação pública que melhore a vida das pessoas!

LEI Nº 15.263, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2025

Acesse aqui uma publicação da comunidade Linguagem Simples Lab no LinkedIn

Sim! Eu vi isso um pouco depois de publicar aqui haha arrasou em comentar, obrigada!