Skip to main content

Livros sobre Design

• November 13, 2025
  • 4 comentários
  • 58 Visualizações

Julia Villela

Pessoal, acho que conhecimento é sempre bem vindo né? E assim como a Amanda e a Vanessa indicaram os livros:

• Redação estratégica para UX.
  • Conversational Design.
  • 100 things every designer needs to know.
  • O design como storytelling.
  • Ux Design - Guia Definitivo Com As Melhores Praticas De Ux.

Quero compartilhar também outros livros que conheço e acho que pode ser bom para alguém:

• Fundamentos de UX - Volume 1: Conceitos e boas práticas "O guia essencial de UX Design".
  • Prompt, Palavra, Ação.

Caso alguém tenha mais livros para indicar comenta ai, vai ser bom demais conhecer :)

4 comentários

VictorAkimoto

Legal as indicações!
Como eu vi que várias pessoas eram novas na área pelo chat, acho legal deixar indicados os princípios de Design também. São livros que lí e acompanho seus conceitos até hoje e acho que faz srntido pra quem ta começando na área.

Um é o “Design do Dia a Dia” de Don. Norman. - esse livro é o essencial pra boas pratícas de usabilidade.
O outro é o “Não me faça Pensar” de Steve Krug - Ótimo para entender porque simplificar o seu design.

Espero ter ajudado 😉

PS: Os livros do O’Reilly’ são todos ótimos pra design e pode manter pro resto da vida na sua carreira de designer. 

Capa dos livros indicados

caioc
Blipper | Community Manager
  • Blipper
  • November 13, 2025

Muito boa essa pergunta! Sou sempre a favor dos livros para apoiar no aprendizado. Eu sempre falo que livros, apesar da gente viver na era digital, são conhecimentos tangíveis. 

Não estou lendo tanto como antigamente, mas ainda continuo sempre to lendo alguma coisa diferente. 

Quero adicionar alguns livros além dos mencionados para a nossa área, e trazer algumas recomendações de pessoas daqui do Brasil e fora: 

* Vi que vc recomendou um livro dele, e eu fiz alguns podcasts com ele. Um deles foi bem pertinho de ele começar a escrever o livro e ele fala sobre prompts: 

** Tenho uma história engraçada desse livro que teve uma oportunidade que eu sabia que poderia encontrar com a autora do livro e levei o livro comigo numa viagem para um evento de 3 dias. No dia que não levei o livro, eu encontro ela e na época, além de contar o fatídico, eu também contei uma história da época de um papagaio que havia sido preso no Brasil - a relação com a conversa é que a capa do livro dela também é um papagaio e fala sobre "conversar as coisas no contexto certo, não fingir que é uma pessoa”.

Eu uma vez fiz um clube do livro sobre o livro dela:

Também deixo esse artigo da amiga Yasmim Costa, ela fez um trabalho melhor que eu listando alguns livros bem importantes para quem quer trabalhar com design conversacional para voz (alguns desses tenho físico também).

Ananda
  • Inspiring
  • November 14, 2025

Muito bom!

Vou aproveitar e deixar duas indicações:

https://enviesados.com/
Webwriting e UX Writing:: Redação Para a Mídia Digital

• Connected
  • November 15, 2025

Adorei as indicações! Já anotei algumas para minha lista de leituras. Obrigada por compartilharem!