Skip to main content
Pergunta

Mais alguém com dificuldade em Regex?

• November 27, 2025
  • 6 comentários
  • 49 Visualizações

Talita Rufino

Gente, uma dúvida sincera aqui 👀
Estou estudando os materiais complementares da semana 3 e, no tópico sobre estruturando fluxos com Fuzzy Match e Regex, percebi uma coisa: mesmo entendendo o conceito, tenho dificuldade (além do que imaginava)  na lógica dos Regex — especialmente em quebrar a expressão, entender cada parte e identificar o que ela está validando.

• Queria muito saber: vocês também sentiram (ou estão sentindo) essa dificuldade nessa parte?
  • Se sim, como estão fazendo para lidar? Algum método, dica ou jeito de treinar que ajudou vocês?

Ou só eu que ainda fico encarando os símbolos tentando traduzir? 😅

6 comentários

michele_marcial
Blipper

Olá, Talita! 

Talita, é super normal ter dificuldade com Regex no início, são muitos símbolos! confundem mesmo até a gente ganhar prática.

A Michelle Umbelino compartilhou aqui algumas dicas que creio que possa te ajudar: https://www.linkedin.com/posts/michelle-umbelino_se-voc%C3%AA-trabalha-com-atendimento-digital-activity-7399472534997438464-gw6p?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAACUbSWYB9dWQK0OJP_VGsCDEr0yUWLv2xV4

Também recomendo experiementar testar no https://regexr.com/, porque a visualização de match é um pouco diferente do Regex101 e facilita bastante entender o que cada parte da expressão está fazendo.

E, se quiser se aprofundar, indico o livro “Introdução a Expressões Regulares” é uma ótima base também. Com prática e pequenos testes, tudo começa a fazer mais sentido!

Michelle Umbelino

Oi Talita!
REGEX é mesmo muito confuso, mas como tudo na vida, só praticando vai ficando mais tranquilo e começando a fazer mais sentido. Não domino, mas entendo um pouco e o GPT me ajuda muito nesta tarefa. Peça a ele exemplos com explicação por partes que vai clarear mais pra você!

Dalton_Yamagishi
Blipper