Skip to main content
Pergunta

Mais alguém com dificuldade em Regex?

• November 27, 2025
  • 6 comentários
  • 49 Visualizações

Talita Rufino

Gente, uma dúvida sincera aqui 👀
Estou estudando os materiais complementares da semana 3 e, no tópico sobre estruturando fluxos com Fuzzy Match e Regex, percebi uma coisa: mesmo entendendo o conceito, tenho dificuldade (além do que imaginava)  na lógica dos Regex — especialmente em quebrar a expressão, entender cada parte e identificar o que ela está validando.

• Queria muito saber: vocês também sentiram (ou estão sentindo) essa dificuldade nessa parte?
  • Se sim, como estão fazendo para lidar? Algum método, dica ou jeito de treinar que ajudou vocês?

Ou só eu que ainda fico encarando os símbolos tentando traduzir? 😅

6 comentários

michele_marcial
Blipper

Olá, Talita! 

Talita, é super normal ter dificuldade com Regex no início, são muitos símbolos! confundem mesmo até a gente ganhar prática.

A Michelle Umbelino compartilhou aqui algumas dicas que creio que possa te ajudar: https://www.linkedin.com/posts/michelle-umbelino_se-voc%C3%AA-trabalha-com-atendimento-digital-activity-7399472534997438464-gw6p?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAACUbSWYB9dWQK0OJP_VGsCDEr0yUWLv2xV4

Também recomendo experiementar testar no https://regexr.com/, porque a visualização de match é um pouco diferente do Regex101 e facilita bastante entender o que cada parte da expressão está fazendo.

E, se quiser se aprofundar, indico o livro “Introdução a Expressões Regulares” é uma ótima base também. Com prática e pequenos testes, tudo começa a fazer mais sentido!

Michelle Umbelino

Oi Talita!
REGEX é mesmo muito confuso, mas como tudo na vida, só praticando vai ficando mais tranquilo e começando a fazer mais sentido. Não domino, mas entendo um pouco e o GPT me ajuda muito nesta tarefa. Peça a ele exemplos com explicação por partes que vai clarear mais pra você!

Dalton_Yamagishi
Blipper

Talita, fica tranquila: Regex é aquele idioma esquisito que parece ter sido inventado por alguém que bateu a cabeça no teclado… e ainda assim virou padrão mundial. 😅

Mas tem um ponto que pouca gente lembra e que, na prática, muda tudo: Regex também é expressão pessoal. (psicólogo em mim falando)  Assim como cada um escreve, organiza texto e estrutura pensamento de um jeito, cada DC-IA desenvolve um “dialeto” próprio de Regex.

Tem gente que escreve tudo super enxuto, quase minimalista. Tem gente que prefere deixar mais verboso, comentado, espaçado (no caso eu). Tem o time do “funciona e é isso”, e tem a turma do “eu quero entender isso daqui daqui três meses sem chorar”.

E tá tudo certo.
O Regex que você escreve hoje é só a primeira versão do seu estilo. Com prática, você começa a reconhecer padrões, criar seus próprios atalhos mentais e até entender que algumas expressões são mais “você” que outras.

No fundo, Regex é que nem caligrafia: cada pessoa tem a sua, meio tortinha no começo, depois vai fluindo. Então relaxa não é só sobre aprender símbolos; é sobre encontrar o seu jeito de conversar com eles.

• Connected
  • November 28, 2025

Eu também estou sentindo dificuldade no Regex. Entender os símbolos e colocar tudo em prática. 

Então estou praticando, testando pequenas expressões, comparando resultados, montando variações e voltando para revisar quando algo não encaixa. Sinto que, aos poucos, conforme vou repetindo, começo a compreender melhor e tudo fica menos nebuloso.

Talita Rufino
  • Autor
  • Inspiring
  • December 2, 2025

Olá, Talita! 

Talita, é super normal ter dificuldade com Regex no início, são muitos símbolos! confundem mesmo até a gente ganhar prática.

A Michelle Umbelino compartilhou aqui algumas dicas que creio que possa te ajudar: https://www.linkedin.com/posts/michelle-umbelino_se-voc%C3%AA-trabalha-com-atendimento-digital-activity-7399472534997438464-gw6p?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAACUbSWYB9dWQK0OJP_VGsCDEr0yUWLv2xV4

Também recomendo experiementar testar no https://regexr.com/, porque a visualização de match é um pouco diferente do Regex101 e facilita bastante entender o que cada parte da expressão está fazendo.

E, se quiser se aprofundar, indico o livro “Introdução a Expressões Regulares” é uma ótima base também. Com prática e pequenos testes, tudo começa a fazer mais sentido!

Obrigada pelas dicas! 

Talita Rufino
  • Autor
  • Inspiring
  • December 2, 2025

@michele_marcial, ​@Dalton_Yamagishi e ​@FernandaT , obrigada pelas dicas! Me deixaram muito mais tranquila.

@Michelle Umbelino , adorei seu post, ficou super didático. Parabéns!