Skip to main content

MAPA MENTAL SEMANA 2 - BOOTCAMP DCIA

• November 25, 2025
  • 8 comentários
  • 70 Visualizações

Mayaugusto

Oii turma!! ✌🏼

Compartilhando com vocês o mapa mental que fiz para fixar os conteúdos da semana 2 do Bootcamp DCIA 2025.

Está sendo muito legal participar desse Bootcamp, aprender com cada profissional, aprender aqui com vocês (embora eu quase não tenha muito tempo) mas na medida do possível estou acompanhando tudo por aqui e nas aulas ao vivo também! 

Vamos juntos, formar a melhor turma do Bootcamp que a Blip já formou!! 🚀

Obrigada ​@Dalton_Yamagishi por todo conhecimento compartilhado na última semana!  

8 comentários

caioc
Blipper | Community Manager
  • Blipper
  • November 26, 2025

Uau! Que sensacional esse mapa mental! Eu particularmente gosto muito dessas visualizações e representações dos saberes – é uma habilidade difícil. 

Como você fez esses? Vou ficar de olho para as outras semanas, vou dar visibilidade para a galera! 

Muito legal mesmo!

Mayaugusto
  • Autor
  • Inspiring
  • November 26, 2025

Uau! Que sensacional esse mapa mental! Eu particularmente gosto muito dessas visualizações e representações dos saberes – é uma habilidade difícil. 

Como você fez esses? Vou ficar de olho para as outras semanas, vou dar visibilidade para a galera! 

Muito legal mesmo!

Oii Caio, que legal que tenha gostado, obrigada pelo feedback! Também acho que essas visualizações facilita muito o aprendizado e a fixação dos conteúdos. 
Eu utilizo a ferramenta Miro, conhece? 

Ela possibilita a criações visuais em vários estilos e formatos, desde Post-its virtuais até frameworks ágeis… bem legal! 

💜

Dalton_Yamagishi
Blipper

Mayara, isso aqui é música pros ouvidos de qualquer mentor. 🤘🔥
Ver você pegar o conteúdo da aula, destrinchar e transformar em um mapa mental tão claro e organizado… é exatamente o tipo de síntese que mostra que o aprendizado virou músculo, não só teoria voando na cabeça.

Curti demais como você estruturou tudo, tá com aquela cara de “documento que a squad usa e ninguém vive sem depois”. Esse tipo de visualização não só fixa o conteúdo, como ainda ajuda a conectar as peças do ecossistema de DC + IA de um jeito muito mais estratégico.

Segue firme, porque se na semana 2 você já tá entregando esse nível de refinamento, imagina no final do Bootcamp.
Vai faltar parede pra colar tanto mapa mental brabo. 🚀😄

Talita Rufino

Oi, Mayara!

Assim como você tem a sua forma de fixar os conteúdos da semana, eu também estou buscando maneiras de absorver tudo da melhor forma possível.

O mapa mental não é uma prática que eu uso com frequência, embora eu já conheça os benefícios de visualizar o conteúdo de uma forma mais organizada e intuitiva. Mas achei muito legal a forma como você montou o seu no Miro. Também gosto bastante de usar a ferramenta para organizar ideias e fazer alguns mapeamentos. Parabéns, ficou super claro e didático ao mesmo tempo!

No meu caso, eu costumo usar outra estratégia: resumos estruturados no caderno. Para mim, escrever no papel ajuda muito mais na fixação do que digitar ou só ler. Organizo tudo em tópicos, destaco palavras-chave e uso duas canetas para diferenciar o que é essencial. Isso facilita na hora de revisar e conectar ideias.

É muito legal ver como cada pessoa encontra a sua própria forma de fixar o conteúdo, isso deixa o aprendizado ainda mais rico.  🚀 

• Connected
  • November 26, 2025

Que incrível! Adorei o mapa mental. Eu gosto desse tipo de ferramenta porque me ajuda a visualizar os conceitos e conectar os conteúdos de forma mais clara.

Mayaugusto
  • Autor
  • Inspiring
  • November 28, 2025

Mayara, isso aqui é música pros ouvidos de qualquer mentor. 🤘🔥
Ver você pegar o conteúdo da aula, destrinchar e transformar em um mapa mental tão claro e organizado… é exatamente o tipo de síntese que mostra que o aprendizado virou músculo, não só teoria voando na cabeça.

Curti demais como você estruturou tudo, tá com aquela cara de “documento que a squad usa e ninguém vive sem depois”. Esse tipo de visualização não só fixa o conteúdo, como ainda ajuda a conectar as peças do ecossistema de DC + IA de um jeito muito mais estratégico.

Segue firme, porque se na semana 2 você já tá entregando esse nível de refinamento, imagina no final do Bootcamp.
Vai faltar parede pra colar tanto mapa mental brabo. 🚀😄

Dalton obrigada pelo rico comentário 🤜🏼🤛🏼 
É bom demais ver todo nosso empenho (não apenas meu, mas de toda essa galera motivada) sendo valorizado e apoiado por vocês! 
E realmente, esse tipo de ilustrações ajudam demais a absorver todo conteúdo e aprendizado, além de ficar enxuto e memorizável. 

Vai faltar parede mesmo 🤣🤣 ainda bem que temos os quadros digitais, assim economizamos papel e espaço físico. 😎

Mayaugusto
  • Autor
  • Inspiring
  • November 28, 2025

Oi, Mayara!

Assim como você tem a sua forma de fixar os conteúdos da semana, eu também estou buscando maneiras de absorver tudo da melhor forma possível.

O mapa mental não é uma prática que eu uso com frequência, embora eu já conheça os benefícios de visualizar o conteúdo de uma forma mais organizada e intuitiva. Mas achei muito legal a forma como você montou o seu no Miro. Também gosto bastante de usar a ferramenta para organizar ideias e fazer alguns mapeamentos. Parabéns, ficou super claro e didático ao mesmo tempo!

No meu caso, eu costumo usar outra estratégia: resumos estruturados no caderno. Para mim, escrever no papel ajuda muito mais na fixação do que digitar ou só ler. Organizo tudo em tópicos, destaco palavras-chave e uso duas canetas para diferenciar o que é essencial. Isso facilita na hora de revisar e conectar ideias.

É muito legal ver como cada pessoa encontra a sua própria forma de fixar o conteúdo, isso deixa o aprendizado ainda mais rico.  🚀 

Oii Talita, obrigada pelo comentário! 😍
Que legal que você já conhece o Miro, eu confesso que ainda estou aprendendo a mexer com a ferramenta, existe muitas possibilidades lá né, é incrível. 

Sobre escrever no papel, ahhhhh eu amoooo 💞 ainda continua sendo a minha forma preferida, mas por aqui, estou vivendo a maternidade pela primeira vez, então precisei adaptar meus estudos de forma a economizar tempo e espaço. Mas eu também amo escrever, tenho vários cadernos por aqui.
Quando puder compartilhe mais dos seus resumos, será um prazer aprender com você! 
💜

Mayaugusto
  • Autor
  • Inspiring
  • November 28, 2025

Que incrível! Adorei o mapa mental. Eu gosto desse tipo de ferramenta porque me ajuda a visualizar os conceitos e conectar os conteúdos de forma mais clara.

Oi Fernanda 😎
Obrigada pelo comentário! Sim, eu também acho muito útil. 😘