Skip to main content

Matriz de Decisão para Priorização de Ideias

• November 26, 2025
  • 0 comentários
  • 6 Visualizações

Talita Rufino

Oi, de novo rs

Aproveitando que falei sobre a análise SWOT, quis trazer um pouco mais sobre um framework que também ajuda muito nas etapas iniciais de um projeto: a Matriz CSD.

• Aproveitando: quando falamos de framework, estamos falando de uma estrutura organizada que ajuda a orientar o pensamento e facilitar decisões, diferente de uma metodologia, que é um processo mais completo e sistemático.

A Matriz CSD é exatamente isso: um framework simples, mas muito eficiente para organizar informações e trazer clareza sobre o que sabemos, o que imaginamos e o que ainda precisamos descobrir. Ela ajuda a estruturar pensamentos, alinhar entendimentos e reduzir incertezas, algo essencial quando estamos lidando com IA ou design conversacional, onde cada decisão depende de contexto.

Apesar do nome “matriz”, o formato é totalmente flexível. O importante é dividir tudo em três pilares:

• Certezas: fatos validados, dados concretos e informações confirmadas.
  • Suposições: hipóteses que parecem verdadeiras, mas ainda dependem de validação.
  • Dúvidas: pontos em aberto que precisam ser investigados para evitar riscos e decisões precipitadas.

Usar a CSD é uma forma clara e rápida de entender onde está a segurança e onde ainda existem lacunas, ajudando a direcionar esforços com mais estratégia.

Eu ainda não utilizei em um projeto de design conversacional, mas tenho visto colegas montando cases super interessantes, e isso me deixou curiosa para saber se e como vocês têm aplicado esse framework ao longo do Bootcamp.

E vocês? Já usaram a Matriz CSD por aí? Como validaram as suposições e dúvidas de vocês?