Skip to main content

Quando a conversa (com IA) vira dança e o erro faz parte da coreografia

• November 27, 2025
  • 3 comentários
  • 23 Visualizações

Milena Franco

Hoje recebi o relatório da minha prova da semana 2 e percebi algo engraçado:
no fundo, estudar IA não é tão diferente do meu dia a dia… que é dançar!

No ballet, quando estamos aprendendo uma sequência nova, geralmente começa tudo meio torto,
um pé que não gira, um braço que não sobe no tempo certo, uma pirueta que decide não acontecer.
Mas com repetição, ajuste e atenção aos detalhes, o movimento começa a fluir.
E de repente… vira dança.

Foi exatamente assim que me senti lendo o relatório.
Teve parte em que acertei tudo (tipo aquele passo que o corpo já faz sozinho).
Teve parte em que fiquei quase lá.
E teve parte em que tropecei bonito, especialmente em entidades e análise de causa raiz.
Mas, igual no ballet, errar não significa parar.
Significa voltar, revisar, ajustar e tentar de novo até ganhar fluidez.

Entendi que design conversacional é uma coreografia:

• As intenções são o ritmo.

• As entidades são os detalhes das mãos e pés.

• A análise de dados é o espelho que mostra onde ajustar.

• E o chatbot só “dança bem” quando a gente cria esse fluxo com cuidado.

Meu aprendizado da semana foi simples:
Se a conversa não saiu perfeita, tudo bem. É só como um ensaio: a gente ajusta, repete e faz de novo até virar arte.

E vocês?
Qual foi o “passo errado” do Bootcamp que acabou virando aprendizado?
Quero muito saber. 

3 comentários

Talita Rufino

Amei demais a sua analogia com a dança, ficou linda e muito verdadeira. 💙
Me identifiquei muito: no começo tudo parece desengonçado, mas com repetição e atenção as coisas acabam fluindo.

No meu caso, ainda estou com um pouco de dificuldade com Regex (ainda não virou aprendizado completo), mas é isso: o importante é não desistir. É voltar ao conteúdo, rever várias e várias vezes e comparar os resultados. Esse tem sido o caminho para começar a identificar onde eu erro e ajustar.

Adorei sua reflexão! Trouxe uma leveza enorme para esse processo que, às vezes, é tão técnico. Obrigada. 👏🏽

Dalton_Yamagishi
Blipper

Milena, eu não entendo nada de dança mas na sua analogia eu enxerguei direitinho como funciona por dentro de um CI.
Porque no fim, é isso mesmo: a gente apanha das intenções, tropeça nas entidades, revisa a lógica, olha os dados, ajusta o modelo… e de repente tudo começa a responder com mais naturalidade, como se “o corpo” do bot tivesse entendido o movimento.

E o mais legal é que esse processo nunca acaba. Cada iteração deixa o fluxo um pouco mais preciso, cada análise de input inesperado melhora o entendimento, cada refinamento deixa o bot mais “solto na pista”.

• Connected
  • November 28, 2025

Adorei a analogia com a dança! Me identifique. Foi aquela mistura de acertos que dão confiança, quase-acertos que mostram que estou no caminho e tropeços que revelam exatamente onde preciso ajustar.

Essa semana, a maior dificuldade foi com o Regex. Teve momentos em que estudava que eu pensei “ opa, preciso repetir esse passo mais umas 10 vezes”.

Mas tudo bem, só significa que preciso praticar mais até o movimento encaixar.