Skip to main content

Um olhar novo sobre UX depois da aula de NLP

• November 19, 2025
  • 4 comentários
  • 37 Visualizações

Talita Rufino

Boa noite, pessoal!

Saí da aula de ontem com algumas reflexões que ampliaram a forma como entendo UX. Percebi o quanto o NLP se conecta com o meu dia a dia, muito mais do que eu imaginava. Assim como usamos NPS, CSAT e outros feedbacks para avaliar experiências, no NLP essa lógica também se aplica. Entender pessoas sempre foi o ponto de partida e continua sendo, independentemente da ferramenta ou da metodologia.

Outro aprendizado importante foi sobre dados. Já era claro para mim o quanto eles fazem diferença nas decisões de design, mas no NLP isso fica ainda mais evidente. Sem dados de qualidade, não existe evolução concreta. Não existe ajuste real. Não existe resultado confiável.

Durante a dinâmica de interação no chat fui escrevendo livremente, deixando o pensamento fluir, e acabou virando uma mistura de sentimentos, expressões e formas diferentes de formular a mesma ideia. A atividade foi leve, até divertida rsrsrs, mas muito reveladora. E o mais curioso é que no meu dia a dia eu uso exatamente esse tipo de linguagem. Me comunico com pressa, com atalhos, com informalidades, com variações de escrita que às vezes nem eu mesma entendo depois rs, ainda mais quando é algo que só eu vou ler. E aí tudo fez sentido. Cada pessoa expressa uma necessidade de um jeito próprio, e considerar essa diversidade é essencial para qualquer experiência que a gente projete.

Outra coisa que realmente me marcou foi perceber que, apesar de já ter ouvido falar sobre NLP, eu nunca tinha parado para estudar o tema com profundidade. Nunca tinha olhado para o NLP como parte da minha responsabilidade enquanto designer. No meu dia a dia eu falo sobre linguagem, intenção, clareza, microtextos e microinterações, mas nunca tinha aprofundado o estudo de algo que trabalha justamente com esses elementos… em escala. Foi quase um “como eu nunca explorei isso antes?”.

E por fim, tudo isso reforçou algo que eu já sabia na prática: qualquer decisão sem evidência vira suposição. Sempre que surge uma ideia, uma oportunidade ou até uma hipótese, eu paro e penso se existe algum tipo de dado que realmente sustente aquilo. Se alguém já trouxe essa dor. Sem essa base, a gente não projeta — a gente aposta. E apostar não sustenta um produto saudável, muito menos garante uma experiência consistente.

4 comentários

caioc
Blipper | Community Manager
  • Blipper
  • November 19, 2025

Muito bom, Talita! Depois que você enxerga dessa forma, fica difícil de desver. Tem alguns outros livros e nuances que podemos explorar sobre o impacto dos nossos designers, e como projetamos ideias. 

Tem um livro bacana que fala um pouco sobre esse pensamento, aqui é algo muito mais abrangente, e explora em outros contextos de design: https://www.ruinedby.design/sample-chapter  

Dalton_Yamagishi
Blipper

“Talita, que post incrível — é exatamente esse tipo de reflexão que faz a ponte entre UX e NLP ficar viva de verdade. praticamente um NPS 100
Fico muito feliz que a parte sobre dados tenha te marcado, porque hoje vamos justamente aprofundar esse ponto: como transformar evidências em decisões práticas dentro dos Contatos Inteligentes, sem cair no ‘achismo elegante’. pega esses números, tira a poeira e transforma em decisões que fazem o Contato Inteligente trabalhar por nós (e não o contrário).
E adorei quando você mencionou a linguagem acelerada do dia a dia — é aí que o NLP brilha, porque traduz o caos real das pessoas em algo que o produto entende.No fundo, o NLP existe para organizar esse bololô e entregar algo que faça sentido pro usuário.
Obrigado por compartilhar sua visão. Nos vemos daqui a pouco pra continuar essa conversa.”

Talita Rufino
  • Autor
  • Inspiring
  • November 20, 2025

Muito bom, Talita! Depois que você enxerga dessa forma, fica difícil de desver. Tem alguns outros livros e nuances que podemos explorar sobre o impacto dos nossos designers, e como projetamos ideias. 

Tem um livro bacana que fala um pouco sobre esse pensamento, aqui é algo muito mais abrangente, e explora em outros contextos de design: https://www.ruinedby.design/sample-chapter  

Obrigada pela indicação, Caio.

Talita Rufino
  • Autor
  • Inspiring
  • November 20, 2025

“Talita, que post incrível — é exatamente esse tipo de reflexão que faz a ponte entre UX e NLP ficar viva de verdade. praticamente um NPS 100
Fico muito feliz que a parte sobre dados tenha te marcado, porque hoje vamos justamente aprofundar esse ponto: como transformar evidências em decisões práticas dentro dos Contatos Inteligentes, sem cair no ‘achismo elegante’. pega esses números, tira a poeira e transforma em decisões que fazem o Contato Inteligente trabalhar por nós (e não o contrário).
E adorei quando você mencionou a linguagem acelerada do dia a dia — é aí que o NLP brilha, porque traduz o caos real das pessoas em algo que o produto entende.No fundo, o NLP existe para organizar esse bololô e entregar algo que faça sentido pro usuário.
Obrigado por compartilhar sua visão. Nos vemos daqui a pouco pra continuar essa conversa.”

Dalton, muito obrigada pelo retorno tão generoso. Fico feliz que o post tenha feito sentido para você. Agradeço por acompanhar e por ajudar a construir esse espaço de troca.