OlĆ”, pessoal!!!
Enquanto aguardamos o lanƧamento oficial da funcionalidade pela Take, vamos de soluĆ§Ć£o alternativa!
Vc vai precisar baixar o JSON do bot, pois serƔ necessƔrio editƔ-lo.
ApĆ³s baixar, organize/formate o conteĆŗdo para facilitar a ediĆ§Ć£o e para isso, sugiro instalar o plugin JSON Viewer no NotePad++ e utilizar o atalho CTRL+Alt+Shift+M ou utilizar outra ferramenta que melhor lhe atenda.
Vamos editar manualmente o bloco alvo e para isso, vamos utilizar o JSON do link abaixo como exemplo:
JSONBot.json (22,7KB)
No bot de exemplo acima, eu faƧo 2 perguntas ao usuĆ”rio e se a resposta for diferente de āSimā ou āNĆ£oā, envio ele para o bloco āValidaĆ§Ć£oā, onde digo que ānĆ£o entendi sua respostaā e envio-o de volta ao bloco da mesma pergunta. Obviamente num fluxo real, vc deve controlar quantas vezes o usuĆ”rio pode repetir esse processo para nĆ£o o deixar em um loop infinito (essa configuraĆ§Ć£o nĆ£o foi aplicada no bot do exemplo).
Passo 1:
Busque o nome do bloco no seu JSON.
Ele tem que ter pelo menos uma condiĆ§Ć£o de saĆda configurada.
No nosso exemplo, o nome do bloco āValidaĆ§Ć£oā estĆ” na linha 909.
Passo 2:
Busque as condiƧƵes de saĆda ($conditionOutputs) do bloco no seu JSON.
No nosso exemplo, as condiƧƵes de saĆda do bloco āValidaĆ§Ć£oā comeƧam na linha 881.
A condiĆ§Ć£o de saĆda que eu quero editar comeƧa na linha 882 e termina na linha 897.
Passo 3:
Edite o āstateIdā da condiĆ§Ć£o de saĆda, trocando o ID do bloco de destino pela variĆ”vel desejada.
No nosso exemplo, o āstateIdā estĆ” na linha 883 (print acima) e o ID antigo foi substituĆdo pela variĆ”vel ā{{state.previous.id}}ā (print abaixo), que remete ao bloco que o usuĆ”rio passou anteriormente antes de chegar ao bloco āValidaĆ§Ć£oā.
Passo 4:
Salve o JSON e suba-o de volta ao builder.
Pronto! Agora a condiĆ§Ć£o de saĆda do seu bloco estĆ” apontando para uma variĆ”vel.
No nosso exemplo, o usuƔrio voltarƔ ao bloco anterior (de uma das perguntas) sempre que inserir um input inesperado no fluxo.
Casos de uso:
Vc pode criar uma variĆ”vel personalizada com vĆ”rios IDs de blocos especĆficos e setar no JSON de acordo com a necessidade, exemplo: {{variĆ”vel@id}};
Neste bloco editado vc pode criar trackings coletando o nome do bloco anterior ({{state.previous.name}}) e a entrada do usuĆ”rio ({{input.content}}) para fins de anĆ”lise e melhoria contĆnua do fluxo.
Facilidade para validar pontos de decisĆ£o (perguntas e/ou menus) em um sĆ³ lugar, sem a necessidade de enviar o usuĆ”rio para um bloco de āerro genĆ©ricoā, mantendo-o engajado no fluxo e diminuindo a possibilidade de abandono.
ObservaĆ§Ć£o:
Esta dica Ć© de minha prĆ³pria autoria. Criada por necessidade, testada e implementada em um cliente que possui cerca de 20 mil acessos diĆ”rios no WhatsApp, porĆ©m mesmo assim, a responsabilidade de colocar algo editado manualmente diretamente no JSON do bot em produĆ§Ć£o Ć© do prĆ³prio desenvolvedor, portanto, teste em HMG todas as ediƧƵes que fizer para garantir o perfeito funcionamento do fluxo.
Espero que tenha bons resultados!!! 😊