Skip to main content

Olá, Blippers! Esse é o meu primeiro post aqui na comunidade. Estou ainda aprendendo a mexer na plataforma e quero compartilhar uma descoberta que tive com vocês.

Ontem, estava tentando encontrar um post relacionado a isso aqui, mas não encontrei. Então, quando consegui resolver, decidi publicar esse post, caso tenha faltado alguma coisa ou se houver alguma melhoria, para que vocês possam compartilhar aqui também.

Então, vamos lá:

Como verificar se o cliente já possui cadastro em “Contatos”, para não cadastrá-lo novamente?

Esse foi o fluxo que criei para exemplificar para vocês:

Fluxo

No 1° bloco temos o bloco de VALIDAR O PRIMEIRO CONTATO, em que nele existe duas opções de saída “Se a variável”  “existe”  ir para “ 0.0.3 Cliente que ja tem cadastro” | “Se a variável”  “não existe”  ir para “ 0.0.3 Cliente que não tem cadastro”  a VARIAVEL em questão que to usando é o contact.name.

Condições de saída

Se ela não existir ela vai ir pro bloco “0.0.1 Pega nome (cadastro)” e la vai esperar uma entrada do usuário, salva em uma variável de {{nome}}, em que vai ter uma ação de definir contato com o contact.name = {{nome}}

A sacada de mestre aqui que estava quebrando a cabeça é que a ação de definir contato tem que estar na AÇÃO DE SAIDA DO BLOCO, e nao na AÇÃO DE ENTRADA DO BLOCO, Desse jeito:

3 telas em ordem >

Bom, é isso agora toda vez que ele passar por esse bloco vai verificar se existe a variavel contact.name, se nao existir ela vai ir pro bloco de pegar nome e de la continua o fluxo

Espero ter ajudado alguem, e se alguem tiver uma sugestão de melhoria pra me dar seria de grande ajuda!

Obrigado por lerem até aqui 

O brabo ai

@Jonatas Rocha tudo bem ? 

Bom guia simples e eficiente, parabéns. 

Comente