Novidades no Blip Addons

Novidades no Blip Addons
Reputação 6
Crachá

Olá Blipers, como vocês estão?


Há quatro meses atrás apresentamos neste post o plugin Blip Addons.



O que é esse tal de Blip Addons, afinal?


Este plugin tem o objetivo de facilitar o dia a dia dos desenvolvedores no Blip auxiliando em diversas tarefas.


👉 Com ele é possível automatizar algumas funcionalidades e verificar problemas no fluxo.


E como tudo o que é bom pode melhorar ainda mais, nesta semana estamos trazendo novas funcionalidades 🥳 😱


Happy Dance GIF by Banco Itaú



Novidades no Blip Addons


Agora o Blip Addons conta com tags automáticas, verificação e correção de tautologias e algumas correções de bugs e melhoria de desempenho.



💡 Tags automáticas


Essa funcionalidade adiciona Tags de forma automática nos blocos de acordo com as ações que são executadas nele, como execução de script, registro de eventos, etc.


Além disso, também é possível mudar a cor das tags a qualquer momento e escolher quais tags serão adicionadas automaticamente 😱.


⚠️ IMPORTANTE: por padrão essa funcionalidade vem desabilitada (a pedido de alguns usuários) e por isso vocês devem ativá-la nas configurações do plugin.


Tela de configuração:



Tela de edição das tags:





Tags adicionadas automáticamente:




💡 Verificação de tautologia


Essa é uma nova verificação de inconsistências no fluxo que resolvem um bug da plataforma.


Na condição “diferente de” que existe no Blip não pode existir mais de uma opção na comparação. Caso contrário, o resultado da comparação será sempre verdadeiro (uma tautologia). Isso ocorre pois o Blip sempre executa a operação lógica ou das opções passadas.


🥳.


Condição com tautologia:



⚠️ IMPORTANTE: Neste exemplo, o Blip executa a condição: variavelTeste != 'A' ou variavelTeste != 'B'. Dessa forma, independente do valor da variável o resultado da comparação sempre será verdadeiro.


Identificação do plugin:

image


Correção automática:



E como podem ver, realizamos uma pequena mudança na funcionalidade de verificar inconsistências no fluxo.


👉 Agora é possível escolher quais inconsistências serão verificadas.


Fizemos isso porque a funcionalidade de procurar por loops no fluxo pode demorar alguns minutos para rodar em bots muito grandes (com mais de 1000 conexões entre blocos 😵)(Sim, existem bots que são extremamente grandes e queremos ajudá-los nestes casos).


Nova tela de verificação de inconsistências:


image


E em breve traremos mais atualizações!


Aproveito o momento para lançar um breve spoiler da funcionalidade que estamos trabalhando no momento 👀.


O que acham de poder adicionar comentários no fluxo sobre os blocos? A ideia é que os comentários funcionem de forma parecida ao que existe hoje no software Figma 🔥


Me contem aqui nos comentários o que acham dessa idéia 👇



Prévia do que vem por aí no Blip Addons 👀





E por fim, gostaria de agradecer ao time incrível que trabalhou nesta alteração. Fomos eu, o @Pedro_Sa e a @Ingrid_Alencar dando suporte.


E é isso, nos vemos nos comentários!





[Atualização]


Opa, é tanta coisa que acabei esquecendo de informar algo importante hehe 🤭 😳


Junto com essa versão subimos também uma melhoria na funcionalidade de edição de blocos.


👉 Agora é possível editar mais de um bloco por vez. Basta selecionar todos os blocos pressionando a tecla shift e clicando nos blocos desejados. Em seguida, basta clicar em qualquer um dos blocos selecionados com o botão direito do mouse e selecionar a opção de editar os blocos.


novo_editar_blocos


Isso agiliza editar muitos blocos. Caso eu tenha esquecido de outra alteração volto aqui de novo.


12 comentários

Muito legal! Parabéns time pelas atualizações


E eu to surpreso com esse “problema” de tautologia, que eu não fazia ideia que existia. Mas bom saber pra ficar esperto hahaha

Reputação 7
Crachá +1

Já to usando e amando as atualizações!!

Parabéns e obrigado demais pelo apoio em melhorias no desenvolvimento de fluxos! SENSACIONAL!


Esse negócio de comentários eu curti demais hein, quero early accesss!! hahaha

Reputação 4
Crachá

Parabéns!!

As atualizações ficaram ótimas!

E eu já estou super ansiosa para a próxima atualização dos comentários.

Reputação 6
Crachá

Opa, é tanta coisa que acabei esquecendo de informar algo importante hehe 🤭 😳


Junto com essa versão subimos também uma melhoria na funcionalidade de edição de blocos. Agora é possível editar mais de um bloco por vez. Basta selecionar todos os blocos pressionando a tecla shift e clicando nos blocos desejados. Em seguida, basta clicar em qualquer um dos blocos selecionados com o botão direito do mouse e selecionar a opção de editar os blocos.


novo_editar_blocos


Isso agiliza editar muitos blocos. Caso eu tenha esquecido de outra alteração volto aqui de novo.

Tá show demais, tá sendo muito útil!! Parabéns! 💙

Tem uma parada que deixo de sugestão para vocês: quando atualizamos uma ação do bloco e o fechamos (pelo X ou só clicando fora) o autotag funciona, pelo que vi no código ele acompanha o evento de closeSidebar. Porém, considerando isso, quando estamos editando um bloco e abrimos outro (transitando ao invés de fechar) o autotag não pega a atualização, e só pegaria se o bloco fosse aberto e fechado novamente.

Reputação 6
Crachá

Olá @Amanda_Severo , fico feliz que esteja gostando da extensão e agradeço o feedback. Esse bug nós também identificamos enquanto desenvolvíamos essa funcionalidade e ela decorre de um bug do Blip. Acontece que o Blip não gera o evento de closeSidebar nesse caso. A solução que pensamos para resolver isso tinha um impacto significativo na performance do plugin, por isso seguimos dessa maneira. Mas estamos pensando em outras formas de resolver esse problema e nas próximas atualizações é possível que isso seja resolvido.

Reputação 7
Crachá +1

Fala @raphael.silva, tudo certo mestre!?


Não sei se esta no road map, mas teria como incluir uma contagem de blocos do builder?


Talvez aqui 👇


E parabéns novamente pelo projeto!

Reputação 6
Crachá

Opa, obrigado pela sugestão. Estamos pensando em incluir uma funcionalidade que exibe estatísticas sobre os bots, o que inclui o número de blocos. Além desse dado, pensamos em mostrar também os blocos com mais ações e condições de saída. Ainda não iniciamos o desenvolvimento disso mas está nos nossos planos.

Reputação 7
Crachá +1

@raphael.silva, caraca! Só itens legais hein! Show de bola!

Salve @raphael.silva, tudo certo meu consagrado!?


Não sei se já existe essa possibilidade, mas teria como incluir uma forma alternativa de adicionar e salvar os trackings globais, por exemplo, carregar um JSON com todos os trackings ?


Atualmente temos que adicionar um por um em cada campo e depois definir, mas como temos vários clientes, o contexto dos trackings globais é diferente para cada BOT.

image


Parabéns pelo projeto fenomenal!

Reputação 4

Essa opção dos trackings globais seria sagazzzz!

Reputação 6
Crachá

Boa tarde @Jeoston_Araujo, tudo bem? Gostei muito da ideia. Vou adicionar no roadmap do plugin, obrigado pela sugestão.

Comente