Respondido

Como enviar uma variavel junto a uma mensagem ativa pela API da Blip?


Boa tarde time, tudo bem? Gostaria de um direcionamento, nós estamos enviando uma mensagem ativa pela API da Blip. Só para voces entenderem nosso contexto, somos uma empresa que agenda alguns eventos, ou seja, a medida que um cliente agenda um evento, em determinado momento ele recebe uma mensagem ativa dessa api, com algumas informações importantes sobre o evento e verificar se ele vai confirmar a participação dele.

A ideia é que além da mensagem nós passassemos um atributo importante que é o código do evento, esse codigo não deveria aparecer para o cliente na mensagem, mas que ficasse guardado em algum local para ser utilizado posteriormente. E estou com dificuldade de como executar isso? Nao tenho certeza se dá para guardar isso como variavel, pois lembre que um cliente pode agendar mais de um evento, e tenho medo de perder o tracking..

Vou tentar dar mais detalhes de como funcionaria com um exemplo abaixo:
Enviamos a seguinte mensagem:
"Olá, {{1}}! Vi que você não confirmou sua presença no evento. Você poderá comparecer?"

Botões (Sim ou Não)

Além do campo do nome mostrado na mensagem, queria salvar um outro campo chamado de codigo do evento, pois nossa ideia é linkar a confirmação ou cancelamento do participante com esse codigo de agendamento. Mas não sei como isso é possivel e nao por onde realizar via API, será que conseguem me ajudar? Estava qurendo utilizar esse codigo, para gerar uma requisição HTTP a depender da resposta do participante. Ou seja, se disser sim enviamos uma requisição de confirmação com o codigo de evento. E  o mesmo para uma requisição de cancelamento.

icon

Melhor resposta por Bruno Ferreira 24 April 2024, 16:08

Veja o original

8 comentários

Reputação 7
Crachá +3

Olá @Julio Giacomin tudo bem ? 

 

Você pode inserir esse valor dentro do contato : https://docs.blip.ai/?http#update-a-contact

{  
"id": "{{$guid}}",
"method": "set",
"uri": "/contacts",
"type": "application/vnd.lime.contact+json",
"resource": {
"identity": "iddocontato",
"name": "nome do contato",
"extras": {
"evento":"Gold",
"codigodoevento":"1111"
}
}
}

 

Reputação 5
Crachá +1

Olá @Julio Giacomin tudo bem ? 

 

Você pode inserir esse valor dentro do contato : https://docs.blip.ai/?http#update-a-contact

{  
"id": "{{$guid}}",
"method": "set",
"uri": "/contacts",
"type": "application/vnd.lime.contact+json",
"resource": {
"identity": "iddocontato",
"name": "nome do contato",
"extras": {
"evento":"Gold",
"codigodoevento":"1111"
}
}
}

 

 @Julio Giacomin é vc vai ter que mandar a mensagem ativa e depois atualizar os extras do contato com as informações.

Opa boa tarde, eu pensei nessa solução de atualização de contato mas acho que não resolve nosso problema, por um simples motivo. Uma mesma pessoa pode ter dois ou mais eventos no mesmo dia, ou seja, a cada mensagem enviada eu perderia a informação salva, uma vez que ela seria sobreposta a mensagem mais recente…. Certo?

Reputação 5
Crachá +1

Opa boa tarde, eu pensei nessa solução de atualização de contato mas acho que não resolve nosso problema, por um simples motivo. Uma mesma pessoa pode ter dois ou mais eventos no mesmo dia, ou seja, a cada mensagem enviada eu perderia a informação salva, uma vez que ela seria sobreposta a mensagem mais recente…. Certo?

Então @Julio Giacomin se vc fizer isso pelo bot ele faria a mesma coisa ele sempre iria substituir pela mais nova a nao ser que vc colocasse uma validaçao pra ver se ja tem informaçao ele nao mexeria no extra

 

Opa boa tarde, eu pensei nessa solução de atualização de contato mas acho que não resolve nosso problema, por um simples motivo. Uma mesma pessoa pode ter dois ou mais eventos no mesmo dia, ou seja, a cada mensagem enviada eu perderia a informação salva, uma vez que ela seria sobreposta a mensagem mais recente…. Certo?

Então @Julio Giacomin se vc fizer isso pelo bot ele faria a mesma coisa ele sempre iria substituir pela mais nova a nao ser que vc colocasse uma validaçao pra ver se ja tem informaçao ele nao mexeria no extra

 

Entendi, é uma pena de fato vou ter que pensar em outra estratégia.. Voce sabe me dizer como eu consigo passar uma URL no botão via API? Tipo to pensando em utilizar esse modelo com quick_reply e adicionar uma URL para cada botão de resposta. Dessa forma eu tambem conseguiria resolver meu problema. Acha que é possível?

Reputação 5
Crachá +1

Acho que não vai funcionar vc mandar a URL no botão, se vc olhar tem mensagens ativas especificas que da pra mandar uma URL no botão, mas só pode um botão por mensagem como vc pode ver na mensagem ativa abaixo, no outro ele só deixa colocar um telefone. 

 

Reputação 5
Crachá +1

@Julio Giacomin acho que o ideal era vc ter uma API, na qual vc  efetuasse uma requisição com o que a pessoa aceitou nos botões e vc controlasse isso no seu backend.  

@Julio Giacomin acho que o ideal era vc ter uma API, na qual vc  efetuasse uma requisição com o que a pessoa aceitou nos botões e vc controlasse isso no seu backend.  

Entendi, certo tudo bem cara. Vou verificar aqui o que conseguimos fazer pela API. 

Obrigado.

Comente