Uma historinha
O modelo de chatbot de atendimento humano disponível no Blip sugere o teste de horário de atendimento e disponibilidade de atendentes imediatamente antes do encaminhamento para o Desk.
Tentando criar um fluxo mais simpático colocamos a validação do horário de atendimento logo no início do fluxo, deixando o visitante “avisado” de que pode interagir com o bot mas não terá atendimento humano disponível. Repetimos este teste em três ou quatro pontos pois o fluxo é um pouco grande e o visitante pode iniciar a conversa 5 minutos antes do fim do expediente e chegar no bloco de atendimento humano 5 minutos depois.
Uma ideia
Queria melhorar isso usando uma ação de entrada global com um script que valide o horário de atendimento e armazene o resultado em uma variável em cada passo do fluxo.
Essa mesma variável poderia então ser utilizada como condição para o envio de uma mensagem de notificação: “Olha, faltam 5 minutos para encerrarmos o expediente do atendimento humano. Se você precisa conversar com um atendente ainda hoje é melhor correr”, isto independentemente do ponto do fluxo em que o usuário esteja.
Depois da notificação setaria uma flag para que a notificação não fosse apresentada novamente.
Sei como implementar o script global e setar as variáveis, mas não sei se é possível e nem como fazer para um script escrever uma mensagem no início do bloco. Pensei em incluir uma variável {{aviso}} no início de cada bloco e zerar ela numa ação de saída, mas achei a solução meio tosca, sem contar que precisaria ter o cuidado de incluir essa variável no início de cada novo bloco, como uma “boa prática”.
Uma ajuda
Imagino que uma um Processar Comando ou uma Requisição HTTP para a api do Blip consiga resolver a questão de uma maneira mais elegante, mas não consigo me achar com a documentação da API do Blip, se alguém tiver uma receitinha de bolo aí eu agradeço.
Valeu galera