Skip to main content

Olá pessoal, estou recriando um chatbot que tenho em dialogflow aqui no BLiP, sendo assim queria entender como faço para fazer varias perguntas e capturar as respostas para depois salvar no banco?

exemplo,

qual seu nome?

qual o seu endereço?

qual sua profissao?

etc…

eu crio a primeira e vou la resposta do usuario e criei uma variavel NOME,

ai blz, agora nao posso criar a 2º pergunta e pedir para salvar na mesma variavel ou em outra né como poderia fazer isso?

obrigado!

Olá @Jeferson_Assis, seja bem-vindo a comunidade Blip!

Deixa eu ver se entendi a sua pergunta, você quer criar um fluxo para capturar dados do usuário, salvar eles e então enviar para o banco certo?

Para isso você pode salvar as respostas do usuário em variáveis, então quando o fluxo chegar ao fim com todos os dados fornecidos pelo usuário você pode fazer a requisição utilizando as variáveis.

Este artigo pode te ajudar:

https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/360059352473-Como-salvar-informações-de-um-contato-cliente

Opa, showw

Mas o que ainda nao consegui entender é como fazer para incluir mais perguntas nesse msm bloco?

Preciso colocar 12 perguntas que requerem 12 respostS do usuário. Sabemdo q no builder podemos ter apenas 1 resposta do usuario como proceder?

Mas existe algum motivo específico para deixar todas as perguntas em único bloco? Creio que seria melhor seguimentar cada pergunta há um bloco.

O Blip não suporta 2 entradas do usuário por bloco, sendo assim caso você precise MESMO que tudo fique em único bloco, você teria que pedir para o usuário separar as respostas por vírgula ou algum outro caractere e então tratar isso via script, mas seria uma experiência bem ruim além de ser passível de vários erros por entradas inválidas.

Mas entao, eu tenho assim que fazer essas 12 perguntas,

O usuario aceita os termos, e vai para próximo bloco,

Ali preciso pegar:

Qual seu nome?

User responde

Qual seu endereco?

User responde

Qual sua experiência profissional?

User responde.

Nesse caso vc acredita que devo criar 12 blocos? E a cada resposta ir para o outro?

Isso, é a melhor forma pra captura os dados que você precisar, além de ser mais fácil pra manutenção, já que se fosse manter tudo em um único bloco iria precisar de uma gambiarra hahah.

desculpa insistir no mesmo topico, mas para eu compreender mesmo kkk,

eu estou tentando re-criar o chatbot que ja possou, sendo assim to tentando entender a melhor maneira para que nao fique montro o projeto e que tambem como disse fique facil manutençao posterior.

a imagem mostra o caminho que user tem ate chegar no cadastro de seu curriculo, sendo assim, se olhar nos ultimos blocos existe ali a quantidade de perguntas que preciso captar do usuario para conseguir traçar o perfil onde posso usar ele.

entao coloquei um bloco com o nome da quantidade de perguntas que preciso.

o que eu compreendi é que preciso criar no caso abaixo de experiencia 12 blocos cada um com uma pergunta e armazenar em uma variavel cada resposta do usuario, depois pegar essas 12 respostas e ai sim, salvar em algum banco, etc?

seria isso?

Isso mesmo @Jeferson_Assis, caso você ache necessário “economizar” blocos, se um fluxo possuir a mesma pergunta você pode usar o mesmo bloco, por exemplo, se o fluxo de 10 perguntas e o de 12 perguntas possuírem a pergunta do endereço você cria um único bloco pra captura de endereço, e aí para o bot saber qual o próximo bloco você pode definir alguma variável ou então definir um extra pro contato, assim você pode definir as condições, Se contact.extras.? / variável igual a N ir para próxima pergunta, Se contact.extras.? / variável igual a X ir para outra pergunta.

Comente