Eu possuo um fluxo cheio de opções e menus, como este:
Menus bem visuais e fáceis de entender, porém, há um problema que enfrento que traz vulnerabilidade pro meu chat.
A primeira interação que o usuário faz é perfeita segue para o fluxo pré-determinado, mas como o histórico da conversa fica salvo no chat, o user consegue interagir mais de uma vez com o mesmo menu, o que se acontecer buga o chat.
Queria saber se tem como eu fazer o chat reconhecer essa 2° interação com o menu de determinado fluxo e a partir disso seguir para o fluxo correspondente.
Ou se a partir do momento que fosse selecionado da primeira vez o menu se reduzisse a apenas uma opção igual acontece no Quick Reply:
Melhor resposta por Aline_Camargos
Bom dia @Kaue . Seja bem vindo a nossa comunidade 😃
Uma solução que eu utilizo quando tenho este tipo de problema é o seguinte:
Nesse fluxo simples fiz um exemplo, dê uma olhada em todas as caixinhas, nas condições de saída e tente enteder… o processo é bem simples mesmo. Nada complexo. Se ainda ficar com alguma dúvida só falar aqui que tento ser mais específica!!
Mas basicamente quando o usuário der qualquer “Input inesperado” mesmo que seja do menu da primeira interação ele vai retornar ao menu pra que ele tenha a possibilidade de clicar na opção que deseja!
Agora, se você utiliza regex vai precisar criar uma variável e adapatar a configuração de saída do bloco de input.
Bom dia @Kaue . Seja bem vindo a nossa comunidade 😃
Uma solução que eu utilizo quando tenho este tipo de problema é o seguinte:
Nesse fluxo simples fiz um exemplo, dê uma olhada em todas as caixinhas, nas condições de saída e tente enteder… o processo é bem simples mesmo. Nada complexo. Se ainda ficar com alguma dúvida só falar aqui que tento ser mais específica!!
Mas basicamente quando o usuário der qualquer “Input inesperado” mesmo que seja do menu da primeira interação ele vai retornar ao menu pra que ele tenha a possibilidade de clicar na opção que deseja!
Agora, se você utiliza regex vai precisar criar uma variável e adapatar a configuração de saída do bloco de input.
Basicamente eu teria que colocar uma validação dessa em cada entrada do user, analisando se “da match” com alguma das opções do menu, e caso não dê ele vai ser mandado pro fluxo que ele parou ao invés do inicio de todo o atendimento, é isso?
Agora, então não teria como eu fazer o chat reconhecer que quando o user interagir uma segunda vez com um menu anterior, ele quer pegar a informação referente a esse outro fluxo que ficou pra trás correto? 😅
Se caso não der match com nenhuma opção do menu é considerado um input inesperado, a partir disso você trata ele como quiser, ou enviando ele pro menu novamente como exemplifiquei ou pode redirecionar ele pro inicio onde ele vai começar todo o atendimento de novo. Daí depende mesmo de como você quer tratar isso no bot.
E sobre a segunda pergunta… é o mesmo menu independente se ele clicar no primeiro ou no segundo. Isso porque apontamos para o mesmo bloco. Então a informação sempre será do mesmo menu.
Bom dia @CamilaEspecio , esse exemplo que coloquei acima é específico para este caso. Dai no seu bot é necessário validar o regex da maneira que você queira… poderia dar mais detalhes?
Esse menu é só para eu pegar os “assuntos” nos eventos personalizados. O próximo bloco é para o usuário digitar a dúvida dele.
Queria que toda vez que o usuário clicasse pela segunda vez nesse menu, aparecesse o menu e não desse sequencia ao fluxo.
Sobre o seu problema o acho que o que a @Aline_Camargos descreveu lá em cima é o que você procura.
No meu caso eu dividi o menu do input e criei um bloco de validação(Validates) desse input onde há uma condição de saída que se o input for diferente de qualquer uma das opções do menu ele o “Validate” enviará a pessoa para o menu novamente.
Acredito ser isso que você procura, igual ao que a Aline disse lá em cima, se não tiver conseguindo com o regex, você pode inserir as opções uma a uma.
Não sei se expliquei bem, mas qualquer dúvida pode falar
@CamilaEspecio você pode criar isso nas opções de saída do bloco com as opções do menu ou por script. Se a quantidade for maior o melhor é criar um script pra reconhecer casa opção do menu, se for diferente das opções é considerado input inesperado.
Então @CamilaEspecio, infelizmente não dá pra evitar que o cliente clique no menu acima.
O que pode ser feito é que nem coloquei no fluxo que enviei pro @Kaue. Uma vez que o menu aparece o cliente clica na opção correta, segue o fluxo, mas por algum motivo clica no menu acima ao inves do caminho feliz, é pegar esse input considera-lo como inesperado e fazer com que o menu apareça novamente para que o cliente tenha a possibilidade de clicar na opção correta.
Eu fiz de um jeito mais complicadinho, porém dá uma contornada na situação. Estou criando blocos de validação para todos e se o usuário clica no menu de novo volta para o mesmo bloco. Forço ele a seguir meu fluxo. De qualquer forma obrigada 🙂
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.