Skip to main content
Pergunta

Chamada de API no Studio

• October 16, 2025
  • 3 comentários
  • 42 Visualizações

Chamadas de API no Studio

Na chamada de API na ferramenta Agente de AI no studio, não está retornando valor qualquer. 
Alguém esta com o mesmo problema?

3 comentários

Rafael_Figueiredo
Blipper
Forum|alt.badge.img+6

Na chamada de API na ferramenta Agente de AI no studio, não está retornando valor qualquer. 

@Chamadas de API no Studio tudo bem ? 

Poderia mostrar como você fez a configuração? Você testou com endpoits tipo o webhooksite para garantir que os dados estão trafegando corretamente ? 

Poderia mostrar como você fez a configuração? Você testou com endpoits tipo o webhooksite para garantir que os dados estão trafegando corretamente ? 

Eu adicionei o bloco de Agente dei as instruções de comportamento e criei uma ferramenta com chamada HTTP, alimentei com o URL a exemplo da API pública via cep viacep.com.br/ws/01001000/json/ configurei no schema as propriedades obrigatórias e configurei na URL o CEP informado pelo usuário passando uma variável dessa forma viacep.com.br/ws/{{cep}}/json/  passo instruções para a IA mapear e coletar o cep nessa variável, configuro o retorno na variável no campo destinado a isso na ferramenta de chamada de API e no fluxo conversacional eu peço para o Agente me trazer o endereço consultado, ele inventa um endereço. 
Fiz isso com chamada POST de uma API que recebe usuário e senha e retorna uma string que seria o token, ele faz isso e cria um token, sei disso pois o token retornado é possível ser testado via postman, tudo isso usando as 3 guards sugeridas dentro do próprio agente. Com testes realizados especificamente que envolvem chamadas de APIs não tivemos respostas confiáveis do bloco de Agente. 
Nos logs é possível observar que o agente aciona a ferramenta, mas não tem informações de que a chamada foi feita da API e também não tem retorno algum. 
Você já fez testes em blocos de Agente de IA no Studio consumindo ferramentas que fazem chamadas a APIs? Se sim, deu certo? (no nosso caso houve retornos na conversa com o Agente mas fizemos testes com APIs que conseguimos validar os retornos e as respostas foram inventadas pela IA, foi perguntado se ela criou as informações inclusive o Token, ela nega dizendo que foi exatamente o retornado pela API, mas o corpo do Token JWT é criado uma estrutura utilizando dados informados pelo usuário no fluxo conversacional). 
Se puder dizer qual seria a forma correta de utilizar essa ferramenta HTTP sem ter esses problemas. Agradeço muito desde já.

Eu criei uma ferramenta no bloco do agente do tipo HTTP e configurei uma API tentei usando uma API minha POST e também testei com API publica como a Viacep que é GET, no caso da Viacep eu passei a variável na URL método GET e configurei para armazenar o resultado em variável na própria configuração da ferramenta, que também permite armazenar o Status Code da chamada, e tentei utilizar, dei instruções simples ao agente e também já tentei detalhar ao máximo suas instruções inclusive referenciando os nomes das variáveis, nos logs é possível ver que o agente chama a ferramenta e passa os parâmetros corretamente (eu também configurei o schema para definir variável obrigatória para a utilização da ferramenta) e nos logs a chamada ferra ferramenta não tem qualquer retorno. 
O agente responde com um endereço ao passar o CEP para ele, mas é um endereço falso inventado, mesmo utilizando as guards da Blip, tentei configurar uma API post de login, onde é informado email e senha e retornado uma string que seria o token, o agente retorna um token inventado, ele gera o token e insere no payload do jwt informações da conversa, isso tudo usando as guards da Blip, quando eu insiro mais detalhes para ele não inventar informações e questiono inclusive dizendo que eu abri o payload e vi que não são dados de um token válido e que eu testei e não é de fato um token válido ai a IA ela assume que criou o token. 
Em mais testes dando mais detalhes as instruções do agente , ele passa a responder que o login não foi feito com sucesso dizendo para verificar as credenciais ou talvez o serviço esteja indisponível da API, em resumo em vários testes não tivemos uma experiência boa com uso de API.