Skip to main content
Pergunta

Validar entrada do usuário: usar variável na instrução de validação

• October 21, 2025
  • 2 comentários
  • 40 Visualizações

Marcelo Carveche

Olá, pessoal. Tudo bom?

Problema: meu bot atualmente só processa texto e possuo um volume muito alto de mensagens do tipo mídia, como: áudio, imagem, figurinha etc.

Objetivo: gostaria de validar a entrada do usuário e impedir que ele siga o fluxo enquanto não enviar o input no formato correto.

Encontrei na documentação a opção de validar pelo mesmo bloco onde recebo a entrada do usuário, no entanto, tentei configurar a mensagem que será retornada para o cliente ao enviar um input inesperado e notei que não consigo utilizar variavel dentro deste campo.

Essa limitação impede que eu utilize uma mensagem armazenada em uma variavel setada conforme o idioma do cliente. Meu bot responde contatos do Brasil, Colômbia e México, então eu preciso setar a mensagem com base no idioma, entende?

2 comentários

Lucas Ventura
Forum|alt.badge.img+3

@Marcelo Carveche bom dia!

Eu prefiro fazer essa validação pelas condições de saída. Eu crio uma condição de saída que seja “Se variável input.content@type  diferente de text/plain” ai vc direciona pra um bloco que informa o texto criado por script (nesse caso vai aceitar qualquer variável). Nesse bloco onde vc vai enviar a mensagem informando sobre o formato, vc coloca a condição de saída abaixo que vai direcionar pro bloco anterior (ou seja, vc faz isso com todos blocos que aguarda resposta do usuário, direcionando sempre pra esse mesmo bloco).

Boa noite ​@Marcelo Carveche vc poderia criar um chatbot de exceptions validando o tipo de dados que são enviados e validando eles eu tenho um e valido meu bot so pode receber textos ai quando recebo imagens e etc eu retorno uma mensagem falando que nao entendo esse formato ainda isso facilita muito