Skip to main content

Muitas empresas utilizam o WhatsApp como canal principal de comunicação com seus clientes, especialmente quando a conversa é iniciada a partir de anúncios no Facebook e Instagram. Contudo, rastrear a origem desses usuários pode ser um desafio, especialmente quando se busca entender o desempenho de diferentes campanhas publicitárias.

Neste artigo, vamos explorar métodos eficazes para identificar e rastrear a origem dos usuários que entram em contato pelo WhatsApp.

Além de rastrear a origem dos usuários, é fundamental medir o sucesso da sua estratégia de geração de leads no WhatsApp. Para isso, recomendo que você também leia este artigo excelente escrito pelo Vinícius "Como Avaliar o Sucesso da Sua Estratégia de Geração de Leads por WhatsApp", que aborda as principais métricas e ferramentas de acompanhamento. Esse conhecimento permitirá não apenas identificar de onde vêm os seus contatos, mas também entender como otimizar o desempenho de suas campanhas.

No WhatsApp, não é possível utilizar parâmetros UTM na URL para rastrear a origem dos contatos. No entanto, podemos contornar essa limitação utilizando o texto da mensagem no link do WhatsApp. A partir desse texto, conseguimos identificar a origem do contato dentro da Blip e definir a melhor abordagem para o atendimento.

Neste artigo, vamos mostrar como configurar o bot na Blip para:

• Criar uma condição de saída e direcionar o usuário para um bloco específico com base no texto recebido.
  • Salvar informações no contato para futura segmentação.
  • Criar registros de eventos para análise de dados.
  • Explorar possibilidades de rastreamento para Google Ads, Meta Ads e outros canais.

📈 Passo 1: criando um link com o texto de rastreamento

Para rastrear a origem do contato, devemos adicionar um texto personalizado no link do WhatsApp. Esse texto servira como identificador da origem.

Exemplo de link:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511988888888&text=Ol%C3%A1!%20Quero%20saber%20mais%20-%20google_campanha_exemplo

Nesse exemplo "google_campanha_exemplo" pode representar a origem do contato.

• "google" indica a plataforma.
  • "campanha_exemplo" é o nome da campanha.

🛠️ Passo 2: criando uma condição de saída no bot

Na Blip, precisamos configurar o bot para interpretar esse texto no início da conversa e redirecionar o usuário corretamente.

• No bloco inicial do bot, clique em Condições de Saída.
  • Crie uma condição: Se o texto contiver "google", direcione para um bloco específico.
  • Repita o processo para outras origens e campanhas (ex.: "meta", "site", etc.).

AD_4nXc1-HJ-Qpsb16jiH_EHYtcpe78ircQ1PdFZPGLd-SStDOuwsip2JD2RVd08ciY8mfkdSl2u2BrZMuyTge0IdBWDbcZQcMiGhztQd7zVzyBIXZoPKR4nW2oGOI_XkFTLfI1M3iPY?key=4hbqaq_t2gbfcuUWdzMgFrhS

AD_4nXeuXCT1gFtOifEi6iAAOB8a2_g2jsINEAyxM_G1Tt3hKtXsQ4u8vOcXip3ekXvr0-nDFeeKGAAF3JQbYniW_YHUWosTX9yKXy5u1JbgJwTHvfBbR6kvW3TqYmAvc6vmwMltgr2r?key=4hbqaq_t2gbfcuUWdzMgFrhS

📝 Passo 3: definir informações no contato

Para armazenar a origem do usuário, podemos salvar os dados no registro do contato.

• No bot, na aba Ações do bloco Início, adicione a ação de saída de Definir Contato.
  • Crie um campo chamado "origem" e defina como o valor correspondente a origem. Segue exemplo na imagem abaixo.
  • Agora, você pode segmentar os contatos com base nessa informação.

AD_4nXf6bGpvq5e3plzGDtwGNBe3j6OToN29X5Q8WkRuXed5qV5OIySfKwstHCT5MsL-0mapMelaHtieZJPBwOF4qv8PsBUzb1B_NnWioQWP1ExJ0UB0jfpzmZZHUevJmgJ6wln1x56A?key=4hbqaq_t2gbfcuUWdzMgFrhS

AD_4nXezNuH2ppozN3mxCZ6kBKVVVuS88VLK3574LxvQM_t085SddJIMSAV1pC32InNRq4UwmNm2kKusEzyWrqLbHp4qKQhJ5f7dFqiW_5hNFLJCbZ4XXhQSwX-hMFLSl8-uj8rl7Gmd?key=4hbqaq_t2gbfcuUWdzMgFrhS

AD_4nXd8Zg8ZoZYYJxkreBEPdIRMOBrMjOeuATF6gcVwu1Y640mpy7Sh7sBT_rWifHNdBZixRiw5L4P8_pA0i7LmwHSVxCD7U4HyoW47agcGiIh55nR3ME07iveupxySVAx1UK0px7Yh?key=4hbqaq_t2gbfcuUWdzMgFrhS

📊 Passo 4: criando um registro de evento

Para criar um relatório personalizado ou levar esses dados para uma análise externa ou um dashboard, podemos criar um evento de rastreamento na Blip.

• No bot, adicione a ação Registrar Evento.
  • Defina as categorias, como:
  • Categoria: "Lead capturado"
  • Ação: "{{contact.extras.origem}}"

Nesse exemplo acima, eu estou usando a informação do contato que salvamos no passo anterior para gerar o relatório. Esses relatórios podem ser analisados na própria plataforma, na aba Análise > Relatórios personalizados ou exportados via CSV.

AD_4nXflJaYNSMSwg0gyGyhTrvD3FXuvrh7diCHPn7RVZRJrdqLCQT4lrqlNHqifg99RZpjUJJVKj-YUD9NZLbOkeVeK2on4T06daRpqjHa9J39cdRqQ0QTeUnL_CqoBsUSSvhQD5C0i?key=4hbqaq_t2gbfcuUWdzMgFrhS

AD_4nXdf61xGuN9VOG8Aaef3gy0hkFso1QCp5ObZtd3G706EEgfiJ1d9OvkNZAUCkvQwhgMlozFk7u-168QJyGNHOoH0NC8JqNXx_wxj4ZPd_cIi352qvp6FnrdizGqkV7TXmJtbZ26opQ?key=4hbqaq_t2gbfcuUWdzMgFrhS 

🌟 Passo 5: integração com Click Tracker

Para Meta Ads (Facebook, Instagram, etc.), a Blip já possui uma integração nativa no Click Tracker, que facilita esse acompanhamento. Mas entre em contato com o seu Gerente de Contas para conhecer novas funcionalidades. Se você quiser participar de algum beta dessas novas soluções na Blip, entre em contato!

Ao incluir o texto no link do WhatsApp e configurar a Blip corretamente, você consegue rastrear a origem dos contatos, segmentá-los, direcionando para filas e fluxos personalizados, além de criar relatórios personalizados e melhorar suas campanhas de marketing. Essa estratégia funciona para Google Ads, Meta Ads, sites, landing pages e qualquer outro canal. 

Tem alguma dúvida ou ideia para melhorar essa estratégia? Comente aqui 🚀

Excelente conteúdo, @Andre_Vinicius, obrigado por compartilhar ❤️

Fiquei com dúvidas em relação ao método 3. Ao incluir UTMs no link, entendo que o WhatsApp receberá as informação de origem do clique, mas essa informação é repassada para nós de alguma forma?

Eu uso a segunda abordagem inclusive meu sistema gera a campanha( facebook, tiktok etc), link e qrcode eu divulgo no canal especifico daquela campanha identifico o codigo gerado pra saber de onde veio a campanha e consigo analisar tudo, tem sido muito efetivo usar esse método. 

Fiquei com dúvidas em relação ao método 3. Ao incluir UTMs no link, entendo que o WhatsApp receberá as informação de origem do clique, mas essa informação é repassada para nós de alguma forma?

Nesse caso você pode usar ferramentas externas, como o Google Analytics, para registrar cliques em links com UTMs antes de os usuários iniciarem a conversa no WhatsApp. Assim, você terá uma visão do desempenho das campanhas e origem das interações.

Outra abordagem é essa de criar links com mensagens específicas ou algum identificador (como menções à campanha) que o usuário envia automaticamente ao iniciar a conversa. Isso permite que você registre essas informações no início da interação com o bot ou nos relatórios do Blip.

Eu uso a segunda abordagem inclusive meu sistema gera a campanha( facebook, tiktok etc), link e qrcode eu divulgo no canal especifico daquela campanha identifico o codigo gerado pra saber de onde veio a campanha e consigo analisar tudo, tem sido muito efetivo usar esse método. 

Excelente, Bruno! Obrigado por compartilhar 🙌

Comente