Skip to main content

Muitas empresas utilizam o WhatsApp como canal principal de comunicação com seus clientes, especialmente quando a conversa é iniciada a partir de anúncios no Facebook e Instagram. Contudo, rastrear a origem desses usuários pode ser um desafio, especialmente quando se busca entender o desempenho de diferentes campanhas publicitárias.

Neste artigo, vamos explorar três métodos eficazes para identificar e rastrear a origem dos usuários que entram em contato pelo WhatsApp.

Além de rastrear a origem dos usuários, é fundamental medir o sucesso da sua estratégia de geração de leads no WhatsApp. Para isso, recomendo que você também leia este artigo excelente escrito pelo Vinícius "Como Avaliar o Sucesso da Sua Estratégia de Geração de Leads por WhatsApp", que aborda as principais métricas e ferramentas de acompanhamento. Esse conhecimento permitirá não apenas identificar de onde vêm os seus contatos, mas também entender como otimizar o desempenho de suas campanhas.

1. Rastreando usuários de anúncios Click to WhatsApp

Se a origem do contato for um anúncio Click to WhatsApp, é possível rastrear essas informações diretamente pela plataforma Blip. A Blip oferece ferramentas que permitem acompanhar o trajeto completo do usuário, desde o clique no anúncio até a interação no WhatsApp.

Para mais detalhes, consulte o guia: Como identificar usuários vindos de um anúncio Click to WhatsApp publicado no Facebook.

Além disso, a ferramenta Click Tracker pode ser utilizada para determinar qual anúncio está gerando os melhores resultados para o seu negócio: Como utilizar o Click Tracker para saber qual anúncio Click to WhatsApp é o melhor para o seu negócio.

2. Rastreando conversas iniciadas diretamente pelo WhatsApp

Se o WhatsApp estiver conectado diretamente na página, o rastreamento da URL de origem é perdido quando o usuário inicia a conversa. No entanto, é possível contornar essa limitação criando um link personalizado do WhatsApp com uma mensagem padrão. Essa mensagem pode ser utilizada para registrar um evento no início do bot, permitindo rastrear todos os usuários que iniciaram a conversa com essa mensagem.

Exemplo de link: https://wa.me/1234567890?text=HellofromWebsite.

Essa abordagem é eficaz porque, em geral, os usuários não apagam a mensagem padrão quando instruídos adequadamente, facilitando o rastreamento.

3. Utilizando UTMs para rastrear conversas no Google Analytics

Outra estratégia que pode ser utilizada é a adição de parâmetros UTM ao link do WhatsApp. Esses parâmetros podem ser configurados para rastrear informações como a campanha, a fonte, o meio, entre outros. Assim, ao criar um link como o exemplo abaixo, você consegue integrar esses dados ao Google Analytics, permitindo uma análise mais detalhada da origem dos contatos.

Exemplo de link com UTM: https://wa.me/1234567890?text=HellofromWebsite&utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=ad_campaign.

Isso não só ajuda a identificar qual campanha está gerando mais conversas no WhatsApp, mas também fornece uma visão mais ampla do comportamento do usuário.

🗣️️Deixe um comentário abaixo se essas dicas foram úteis para você!

Excelente conteúdo, @Andre_Vinicius, obrigado por compartilhar ❤️

Fiquei com dúvidas em relação ao método 3. Ao incluir UTMs no link, entendo que o WhatsApp receberá as informação de origem do clique, mas essa informação é repassada para nós de alguma forma?

Eu uso a segunda abordagem inclusive meu sistema gera a campanha( facebook, tiktok etc), link e qrcode eu divulgo no canal especifico daquela campanha identifico o codigo gerado pra saber de onde veio a campanha e consigo analisar tudo, tem sido muito efetivo usar esse método. 

Fiquei com dúvidas em relação ao método 3. Ao incluir UTMs no link, entendo que o WhatsApp receberá as informação de origem do clique, mas essa informação é repassada para nós de alguma forma?

Nesse caso você pode usar ferramentas externas, como o Google Analytics, para registrar cliques em links com UTMs antes de os usuários iniciarem a conversa no WhatsApp. Assim, você terá uma visão do desempenho das campanhas e origem das interações.

Outra abordagem é essa de criar links com mensagens específicas ou algum identificador (como menções à campanha) que o usuário envia automaticamente ao iniciar a conversa. Isso permite que você registre essas informações no início da interação com o bot ou nos relatórios do Blip.

Eu uso a segunda abordagem inclusive meu sistema gera a campanha( facebook, tiktok etc), link e qrcode eu divulgo no canal especifico daquela campanha identifico o codigo gerado pra saber de onde veio a campanha e consigo analisar tudo, tem sido muito efetivo usar esse método. 

Excelente, Bruno! Obrigado por compartilhar 🙌

Comente