Skip to main content

Se você quer que cada atendente receba o Histórico do seu atendimento, acesse:

Envio de histórico Desk para e-mail do Agente

API de envio de e-mail para o Agente_Desk:

1º Selecione em seu Bot de atendimento o Bloco posterior ao de “Atendimento Humano”

Nele serão criados: 1 “Definir variável”, 2 “Executar script”, 3 “Requisição HTTP” e 4 “Requisição HTTP”. Exatamente nesta ordem.

2º Escolha um nome para sua variável, ex: agentIdentity e insira no valor a variável: {{input.content@agentIdentity}}

3º No 2 “Executar script”, insira o nome da variável que você definiu anteriormente:

E dentro de “SALVAR RETORNO” > Variável para o valor de retorno escolha um nome para salvar o retorno, ex: agent

Clique em Script e insira no corpo a função:

function run(email) {

return email.replace(“@blip.ai,"@mailgun.gw.msging.net");

}

Na imagem abaixo é possível visualizar onde você deverá colar a função disponibilizada acima (Não se esqueça de copiar as chaves {})

4º No 3 “Requisição HTTP” Configure o Método, URL, Key, Value e Key conforme a imagem abaixo, apenas o Value marcado com o cículo vermelho deve possuir a Key do seu bot de atendimento. (Como encontrar a Key!? https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/360058712774-Como-encontrar-a-API-KEY-do-meu-bot-)

Salve a resposta, da mesma forma, definindo as variáveis (eu defini status e historyTicket):

Utilize a estrutura abaixo no corpo:

{

“id”: “{{random.guid}}”,

“to”: “[email protected]”,

“method”: “GET”,

“uri”: “/ticket/{{input.content@id}}/history-file”

}

5º No 4 realize as mesmas configurações modificando apenas a URL:

Este deverá ser o corpo:

{

“id”: “{{random.guid}}”,

“to”: “{{agent}}”,

“type”: “text/plain”,

“content”:“{{historyTicket@resource}}”

}

Se você utilizou os mesmos nomes de variáveis que eu basta copiar e colar, se não você deverá alterar os campos de acordo com o que você criou. Isto para “to”: “{{agent}}”, e “content”:“{{historyTicket@resource}}”. Onde historyTicket é a variável criada anteriormente.

Salve as variáveis:

Com isso o agente receberá o e-mail de acordo com os atendimentos que realizar:

Copie todos os caracteres, não só o que encontra-se marcado em azul: https://blipmediastore.blob.core.windows.net/secure-medias/TicketConversationExport/ConversationHistory_testeatendimento71_3_25-01-2021%2017-36-20.pdf?sv=2019-07-07&st=2021-01-25T20%3A21%3A20Z&se=2021-01-26T20%3A36%3A20Z&sr=b&sp=r&sig=b6%2FMyWBjf2DW7RWTDwJQNRyZ40M6FgMlvLNii6mL5VQ%3D&secure=true

Cole na URL, Barra de endereço do navegador:

Em anexo o fluxo (apiagent.JSON) do Bot.

Importando o fluxo

1. Crie um bot e acesse o módulo Builder.

2. Clique no botão Configurações no menu lateral esquerdo e depois escolha a aba Versões no menu contextual a direita.

3. Clique no botão Importar fluxo e envie o arquivo JSON exportado no passo anterior.

4. Após finalizar o processo de importação clique em Publicar fluxo para testar seu novo bot.apiagent.json (23,1,KB)

o envio de e-mail automático para os agentes é contabilizado como mensagem ativa no monitoramento, mas estas não são cobradas (não é necessário possuir saldo).

Ou seja, é esperado a contabilização pois todo e qualquer tipo de mensagem trocada sem ter havido uma troca anterior, ou fora das 24 hrs é considerada mensagem ativa. Mas a cobrança, ou a necessidade de saldo por parte do cliente só deve existir nos casos que já conhecemos: Clique aqui para saber mais

🎯

Olá @CommunityTeam, muito bom o seu tutorial!

No entanto, sabemos que esse link do blip expira após algumas horas… e se o agente for consultar o e-mail só no outro dia, não vai conseguir ver o arquivo.

Tem alguma forma de resolver isso?

Obrigado!

Muito bem pensado! Talvez seja o caso de dar uma sugestão de fazer isso automático lá no Blip Ideas, que tal?

Até o momento, o úncio jeito é fazer de forma manual através da API (Blip Docs | API Reference)

Muito bom isso!

Melhor ainda se ao invés de em formato de PDF o histórico fosse adicionado em TXT/HTML no corpo do Email.

Não é possível fazer dessa forma?

Parabéns pelo tutorial.

Mas tenho uma dúvida, esta implementação funciona se o e-mail em questão for o do usuário que solicitou a abertura do chat? No caso eu tenho o e-mail do mesmo na váriavel global de contatos, basta substituir a variável na qual você armazenou o e-mail do agente por esta do meu contato?

Valeu e espero pela ajuda.

Funciona sim galera, acabei de testar e já coloquei em produção.

Tem que fazer algumas modificações.

No passo 2) “Executar script”, insira o nome da variável que você definiu anteriormente:

Basta passar a variável na qual você armazena o email do contato. No meu cenário peço esta informação no momento em que meu chat é iniciado mas em outros casos você pode recolher o {{contact.email}} caso já tenha o contato pré estabelecido.

Repare que dentro de SALVAR RETORNO eu alterei o nome da variável para contactEmail.

O SCRIPT também deve ser alterado para:

function run(email) {
return email.replace("@", "%40");
}

No passo 4) O corpo da requisição deve ser o seguinte:

{

"id": "{{random.guid}}",
"to": "{{contactEmail}}@mailgun.gw.msging.net",
"type": "text/plain",
"content": "{{historyTicket@resource}}"

}

Atentar-se pois o valor do atributo to foi alterado.

Esta alteração serve para enviar o histórico para o contato que solicitou o chat.

A blip podia melhorar essa questão do arquivo pois é muito estranho receber um e-mail com esse link estranho e gigantesco mas por enquanto é melhor do que nada.

Obrigado! 😃

Sim Erik é possível utilizar qualquer outro e-mail que você tenha armazenado durante o seu fluxo.

Hey Bruno, salvei essa sua resposta a um tempo pois imaginei que um dia iria precisar, o dia chegou 😂, esse refresh de links expirados funciona para links que tenham ultrapassado os 90 dias que os registros são mantidos ou ele só vale para links com até 90 dias?

Corre aqui, @BrunoC!

sei que não deve precisar mais, mas dá pra enviar o pdf no corpo do email em anexo

Então, não lembro mais porque eu precisava 😂, masss fiquei curioso, o PDF do transcript do ticket mesmo? ME ENSINE MESTRE :partyparrot:

sim man ahahahaah ensino padwan

Olá!

É como é feito o processo para envio do PDF no e-mail?

Eu juro que vou documentar, mas na base é trocar o type e anexar o link, se puder abre um ticket que dou um jeito de ajudar 🙂

@Pedro_Lucas preciso do tutorial!

Querem cortar meu pescoço aqui por que dizem que não adianta nada enviar com expiração.

Consegue fazer?

Só me dá o básico que acho que consigo fazer.

senhor amado kkkk

@Pedro_Lucas, O desesperoooooooooooo é enorme

Qual requisição tenho que fazer para conseguir o PDF em arquivo?

Que daí vou enviar pelo Sendgrid

eu ia falar só se a bia respondesse (ela ta de férias) mas achei maldade

kkkkkkk desculpa Pedro, vou excluir meu comentário

Resultado do envio do histórico @Pedro_Lucas

meu coração ficou até quentinho

Bruno, qual request você fez para retornar o pdf em arquivo? você lembra? to precisando disso para fazer uma integração

@Pedro_Lucas  já tem mais de um ano e até hoje não explicou como colocar o pdf do historico anexado no e-mail, pode ajudar a gente nessa? 

@Bruno_Gabriel pode me ajudar, qual o corpo da requisição para enviar o pdf em anexo, pode me ajudar? =)

@Bruno_Gabriel pode me ajudar, qual o corpo da requisição para enviar o pdf em anexo, pode me ajudar? =)

Boa tarde Gabriel, eu te ajudo.

Você vai precisar fazer o Seguinte.

Para conseguir o Link do PDF.

Você vai fazer a seguinte requisição: (Utilize a Key do Bot de Transbordo)

Requisição para extrair um PDF de historico

Com o LINK do PDF, você pode envia-lo em formato de anexo via e-mail da seguinte maneira:

Enviar um PDF através do e-mail do chatbot
​​​​

Comente