Esse tópico foi feito para você que quer entender como funciona o processo da Meta para migração de números entre provedores oficiais. Nesse Dicas e Tutoriais eu vou te explicar como funciona o processo na prática, vamos lá?!
O processo de portabilidade de números é um processo desenhado pela Meta que permite fazer com que um número ativo com um BSP ( Bussiness Solution Provider) possa ser vinculado a outro BSP. Antes de começarmos é importante entender que:
- BSP de origem: Provedor onde o número está ativo no momento.
- BSP de destino: Provedor onde o número será ativado.
Para esse processo ser realizado alguns pontos são primordiais:
- Ter acesso ao mesmo Gerenciador de Negócios (BM) em que o número foi ativado com o BSP de origem, com a permissão de administrador.
- Autenticação de dois fatores desabilitada .
- Que o número, em questão, receba SMS ou uma ligação de voz internacional.
Esse pontos permitirão que seja criada uma nova WABA (WhatsApp Business Account) para que a portabilidade seja realizada.
🚨 ATENÇÃO! É necessário a criação de uma nova WABA e não o reaproveitamento de uma WABA previamente existente. Assim será criado uma nova WABA com os vínculos novos e de forma correta.
Após a criação da WABA o BSP de destino, é responsável por realizar o processo de migração do número para estrutura nova. Devido as diretrizes de processos fornecidas pela Meta não é mais necessário realizar a migração entre as estruturas de Cloud API e On-Premisses para que a migração possa ser realizadas com sucesso.
💡 Lembrando que ao migrar o número informações como: qualidade do número, selo de conta oficial, tier de atendimento, display name permanecem os mesmos e os templates são copiados para a WABA nova.
😎 Separei abaixo as dúvidas mais comuns sobre esse processo:
🤔 Qual o papel do BSP de origem na portabilidade do número?
O BSP de origem é o responsável por apenas por remover a autenticação de dois fatores do número, após essa remoção os demais podem ser feitos pelo cliente e o BSP de destino.
O BSP de destino é responsável por ajudar com a portabilidade de número e fazer com ele funcione dentro da nova estrutura, além de apoiar com as eventuais dúvidas e problemas de acesso.
🤔 Como desabilitar a autenticação de dois fatores?
Você pode solicitar a remoção da autenticação para o BSP onde o número está ativado, ou caso você tenha acesso a WABA você pode realizar o processo. Para acessar as instruções fornecidas pela Meta para desativar é só clicar aqui.
🤔 Não tenho mais acesso ao gerenciador de negócios, o que devo fazer?
O BSP não tem acesso ao seu gerenciador de negócios, eles possuem apenas acesso a WABA. Nesse caso é necessário informar o BSP para onde o número será migrado para que eles te apoiem com a situação.
🤔 É possível migrar um número que está em funcionando na Cloud API?
Sim, com as atualizações da Meta não é mais necessário que o número seja migrado para On-Premises para realizar o processo de portabilidade. Para conhecer o processo de ativação de número após a portabilidade é só clicar aqui e aqui para conhecer o processo de migração entre Cloud e On-Premises
🤔 Por que não posso utilizar a mesma WABA em que o número estava ativado no BSP de destino?
Quando a WABA é criada ocorre o vinculo com a linha de crédito e estrutura do BSP, vinculo que não podem ser alterado após a criação da WABA. Logo, se o ocorre a portabilidade do número para outro BSP é necessário que seja criada uma nova WABA para que ela fique vinculada a estrutura do BSP de destino.
Todas as informações sobre o processo podem ser consultadas acessando: Migrate Phone Number - WhatsApp Business Management API - Documentation - Meta for Developers
Ficou com alguma dúvida? Comente aí que eu vou te ajudar