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O opt-out é semelhante à funcionalidade “cancelar inscrição” nos e-mails.


É possível que alguns de seus clientes não queiram receber as mensagens ativas no WhatsApp. Essa possibilidade de não continuar recebendo as mensagens da sua empresa deve estar disponível e visível para os usuários, segundo a própria política do canal.


Desta forma, você transmite a ideia de que eles são protagonistas dentro da experiência conversacional, o que ajuda na manutenção da saúde do seu canal e na obtenção de confiança por parte do usuário.


Vantagens de fluxo de opt-out


Redução da taxa de bloqueio: uma alta taxa de bloqueio pode causar a suspensão de uma campanha ou a classificação de qualidade do seu telefone cair. Oferecer aos clientes a opção de desativar em vez de bloquear o número garante que as campanhas possam ser executadas ininterruptamente.


Progressão de tier mais rápida: a taxa de bloqueio impacta diretamente na progressão (e redução) dos tiers de disparo. Ao permitir que os clientes “desinscrevam-se” das mensagens pode reduzir sua taxa de bloqueio, o que pode ajudá-lo a aumentar seus limites de mensagens mais rapidamente.


Possibilita que os clientes escolham sobre como eles querem saber de você: permitindo que os clientes optem por não receber mensagens comerciais, por exemplo, você manterá sua capacidade de contatá-los com informações como mensagens transacionais e de atendimento ao cliente.


Gera melhores informações sobre as preferências do cliente: atualmente, sua empresa não pode rastrear quais clientes bloquearam você. Com o opt-out, você poderá ver quem pediu para parar de receber mensagens ativas. Isso pode ajudá-lo a aprender e melhorar suas campanhas. Além disso, recomendamos enviar uma resposta de confirmação para cada solicitação de desativação e perguntando por que eles optaram por não participar, para ter melhores insights.


Momentos ideais para opt-out:


● A primeira mensagem que um cliente recebe de sua empresa.


● A primeira mensagem após um período mais longo sem mensagens de marketing.


● Mensagens enviadas para clientes não engajados


Veja também: O que é Opt-in no canal WhatsApp?

Como podemos oferecer a opção de descadastro na mensagem para os clientes que receberão as comunicações, cumprindo a LGPD mas sem parecer um estímulo ao optout? Esse é sempre um tema de conflito nas empresas e muitas optam por remover a mensagem, mesmo que exista um fluxo por trás que permita esse descadastro mas que não será de conhecimento do cliente final. Que boas práticas vocês recomendam ou qual melhor abordagem? 


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