Skip to main content

Olá blippers!



Vocês sabiam que todo chatbot tem um endereço de email e que seus usuários podem interagir através desse endereço?







  • Se sim, compartilhem conosco por que e como o usam, por gentileza.







  • Se não, pra encontrá-lo, selecionem o Chatbot > Canais > Email:







chatbot-email-padrao-blip



A regra é simples: o email do seu chatbot é formado pelo padrão nome do chatbot + @blip.bot



E o mesmo pode ser compartilhado normalmente nas páginas de contato da empresa, em perfis de redes sociais, em aplicativos, em impressos etc.



Quando um usuário enviar um email para o endereço, a conversa não acontecerá dentro do fluxo, mas o contato será contabilizado nos relatórios (em Análise) e será registrado no chatbot (em Contatos e em Log).



Dessa maneira, vocês poderão aproveitar tais informações em ações futuras.



Obs.: o canal de conversa Email é conectado por default (ou predefinido) e não pode ser desconectado.

Dessa eu não sabia. 🤔 Obrigada por compartilhar, Rafa!


Alguém trabalhou ontem! haha!


Fiquei curioso Rafa, você disse:





Mas eu fiz um teste uma vez e conversei com meu bot via email. A experiência foi péssima e morosa (meu fluxo não está adpatado à isso), mas eu consegui conversar em partes do meu fluxo.



Então, o que você quis dizer exatamente nessa frase que citei? Acho que me confundi…


Ahh e pra contribuir, seria lindo se eu pudesse usar meu próprio endereço de e-mail…


E pra quem deseja usar o canal de e-mail também, eu recomendo fortemente fazer uma condição de saída no seu bloco de início, seguindo este exemplo:


image



Para direcionar o seu cliente à um fluxo exclusivo de e-mail.


Oi @GabrielPetrone!



O pedido pra customização do endereço de email é algo que temos acompanhado, mas ainda não priorizamos.



Vou deixar aqui a ideia incluída no Blip Ideas pra angariarmos mais votos e mudarmos essa cenário 😎


Trabalhei no Carnaval e depois nunca mais fui vista 😅


Mas voltei!



Eu quis dizer que a conversa não acontece dentro da visão do chatbot e da mesma maneira (com carrosel ou botões, por exemplo), mas o questionamento é bom e eu consegui ver a dualidade na instrução.



Por isso, simulei uma conversa com o Contato Inteligente da Take Blip por email.



Algumas informações importantes:





  • Entrei em contato com o chatbot integrado ao WhatsApp;


  • O fluxo foi desenvolvido pra aproveitar as funcionalidades oferecidas pelo WhatsApp, então é notável “a péssima experiência” também.




Exemplo:



Por email


Ao encontrar o endereço de email, entrei em contato como faria no WhatsApp, com um “Oi”





E logo em seguida, recebi quatro emails, que correspondem às próximas etapas do fluxo





No entanto, na parte que corresponde aos botões de quick-reply, como deve ser quando o contato acontecer direto no WhatsApp, o chatbot já retorna com “Hum… Não entendi…”



whatsapp-chatbot-1



Ou seja, não é nem um pouco prático usar o canal de conversa Email pra atendimento se não tivermos um fluxo preparado especificamente pra esse canal, já que o contato não seguirá o fluxo exatamente da maneira que foi desenvolvido na plataforma.



Vocês acham que devemos criar um tópico detalhado sobre fluxos de conversa com foco em email?


oi @CommunityTeam,


eu entendo que seria de ótima ajuda, estamos sempre estudando e trocando informações para extrair o máximo de valor da ferramenta. Minha dúvida seria sobre insights relacionado ao email, cenários de uso, aplicabilidade, e tals.




Estou aprofundando um pouco mais no caso do bot para email onde quero direcionar as respostas de um formulário do meu site para o fluxo do bot, pra gerar um registro de atendimento via desk. Nesses testes percebi que o blip lê apenas a primeira linha do e-mail, ou seja, se eu mandar um email escrito:





Oi,


como vai você?





Só vai chegar “Oi” pro blip.



Portanto se alguém for implementar algo com email, é necessário passar toda informação em uma única linha.


Anotado @costa! Valeu!



Que massa @GabrielPetrone! Me recuso a escrever esse novo tópico sozinha haha


Acionei a squad responsável por esse canal pra confirmar e compartilho assim que retornarem pra gente falar mais sobre o Email.


@CommunityTeam, tudo bem? Uma dúvida: seria possível utilizar a propriedade replyTo do e-mail? Temos um formulário de contato no nosso WordPress e quem realiza o envio do e-mail é o nosso SMTP (um domínio @gmail nosso). Nesse caso o blip acaba respondendo pro nosso email @gmail e não pro usuário. Tentamos utilizar a propriedade reply to do e-mail, mas ainda assim o blip continua respondendo pro nosso gmail. Você saberia alguma maneira de resolver essa questão, por favor? Obrigado!


Renato, boa noite. Infelizmente não existe essa opção de “reply-To”. Isso foi discussão em um outro tópico e inclusive tentei fazer alguns testes, mas sem chance. A falta do recurso foi confirmada pela equipe da Take.


Só pra atuializar aqui, ainda não dá pra personalizar o email do bot?


Temos um cliente pedindo email personalizado, sabem se já foi implementado?


Ainda não é possível personalizar o e-mail do bot, somente com o e-mail padrão.


Oi pessoal! Sei que essa thread é antiga, maaaas estou precisando de um help 🙏

Gostaríamos de usufruir do canal de e-mail em nossa empresa. Então criei um chatbot e fiz alguns testes como mencionado, mas o e-mail não foi gerado. E aparentemente nem o contato do usuário na Blip foi criado… Sabem dizer o que houve?


Oi pessoal! Sei que essa thread é antiga, maaaas estou precisando de um help 🙏

Gostaríamos de usufruir do canal de e-mail em nossa empresa. Então criei um chatbot e fiz alguns testes como mencionado, mas o e-mail não foi gerado. E aparentemente nem o contato do usuário na Blip foi criado… Sabem dizer o que houve?

Olá @Hellen Araujo tudo bem ?

Poderia nos informar como você criou o bot  e qual o endereço dele ?  Outro ponto você conferiu na aba de contatos se criou ou não o user ? 


Oi Rafael! Tudo joia, e contigo?

Poderia nos informar como você criou o bot  e qual o endereço dele ?

Criei um chatbot com fluxo simples. Em suma, o bot questiona o nome do usuário e, após o input, avisamos que vamos transferi-lo e executa a ação de transferência (através do bloco ‘Atendimento humano’).

Também criei um roteador e adicionei esse chatbot como serviço.

O e-mail do canal é [email protected].

 

Outro ponto você conferiu na aba de contatos se criou ou não o user ? 

Sim, o contato não foi criado. Os contatos que aparecerem são somente os testes realizados no Blip Chat.


Oi Rafael! Tudo joia, e contigo?

Oi pessoal! Sei que essa thread é antiga, maaaas estou precisando de um help 🙏

Gostaríamos de usufruir do canal de e-mail em nossa empresa. Então criei um chatbot e fiz alguns testes como mencionado, mas o e-mail não foi gerado. E aparentemente nem o contato do usuário na Blip foi criado… Sabem dizer o que houve?

Olá @Hellen Araujo tudo bem ?

Poderia nos informar como você criou o bot  e qual o endereço dele ?  Outro ponto você conferiu na aba de contatos se criou ou não o user ? 

Criei um chatbot com fluxo simples, contendo as seguintes etapas:

  • Solicitar nome do usuário
  • Notificar sobre “solicitação recebida”
  • Transferir p/ atendimento humano 
  • Solicitar CSAT
  • Notificar sobre “solicitação encerrada”

 

Além disso, conectei esse chatbot como um serviço no roteador. O e-mail desse canal é [email protected]

Sobre os contatos, confirmei sim. Os únicos contatos que aparecerem são os testes através da Blip Chat.


Oi Rafael! Tudo joia, e contigo?

Oi pessoal! Sei que essa thread é antiga, maaaas estou precisando de um help 🙏

Gostaríamos de usufruir do canal de e-mail em nossa empresa. Então criei um chatbot e fiz alguns testes como mencionado, mas o e-mail não foi gerado. E aparentemente nem o contato do usuário na Blip foi criado… Sabem dizer o que houve?

Olá @Hellen Araujo tudo bem ?

Poderia nos informar como você criou o bot  e qual o endereço dele ?  Outro ponto você conferiu na aba de contatos se criou ou não o user ? 

Criei um chatbot com fluxo simples, contendo as seguintes etapas:

  • Solicitar nome do usuário
  • Notificar sobre “solicitação recebida”
  • Transferir p/ atendimento humano 
  • Solicitar CSAT
  • Notificar sobre “solicitação encerrada”

 

Além disso, conectei esse chatbot como um serviço no roteador. O e-mail desse canal é [email protected]

Sobre os contatos, confirmei sim. Os únicos contatos que aparecerem são os testes através da Blip Chat.

Olá @Hellen Araujo tudo bem ? 

 

Identificamos que há uma possível falha na rota de criação de usuário e comunicação do canal de email do seus bots, peço que entre em contato com o time de suporte e peça ajuda com o canal de email dos seus bots para identificarem o que está gerando essa falha.

https://support.blip.ai/hc/pt-br?


Comente