Skip to main content

Olá pessoal,

A pedido do @Davi_Junkes, venho trazer a explicação de como realizar a avaliação de um atendimento com nota baixa através da API da OpenAI.

Existem duas formas de fazer isso:

1. A mais simples

Utilizar uma plataforma como Make ou Zapier para poupar trabalho em criar os scripts e requisições no builder e fazer algo mais profissional.

1. Mais complexo

Fazer tudo dentro do builder.

Vou seguir a primeira opção, para isso seguem as ferramentas que utilizo aqui:

1. Make, para integrações low-code.
  2. API da OpenAI, para análise das conversas.
  3. API da Blip, para consultar o ticket.
  4. API da PDF.co, para transformar dados do PDF em texto. Isso o próprio GPT pode fazer por você, na época que eu fiz essa integração ainda não tinha essa opção na API da OpenAI e acabei não atualizando.
  5. API do Sendgrid, para enviar o e-mail com os dados coletados. O Sendgrid é totalmente opcional, você pode utilizar seu próprio SMTP, aqui utilizo pois todos os nossos disparos de e-mail são feitos por ele. Muito bom por sinal.

Atualmente eu tenho toda uma estrutura de CSAT salva no Google Sheets. Deste modo, todo final de atendimento, envio um POST com os dados para salvar nessa planilha. Aproveito essa hook para coletar o ID do ticket, atendente, contato, data do atendimento, etc… (Tem um tutorial aqui no fórum sobre isso)

Com esses dados em mãos, exporto o ticket em PDF:

POST https://http.msging.net/commands

{
"id":"{{Random}}",
"to":"[email protected]",
"method":"GET",
"uri":"/ticket/{{ID do ticket}}/history-file"
}

Após, transformo o PDF em texto puro. Não precisa ser estruturado, o GPT é bem inteligente para entender.

Com isso, realizo a requisição para OpenAI passando o contexto como SYSTEM:

Você é responsável por dar sua opinião sobre conversas que acontecem entre a empresa Santa Maria e seus clientes. É importante classificar se o atendente foi claro com o cliente, usou o português corretamente, entre outras avaliações.

A conversa, passo como USER.

Depois, monto o e-mail e troco as váriaveis, adicionando quem foi o responsável pelo atendimento, nota, data e a consideração da AI. Basicamente isso 😀

Se tiverem dúvidas, me chamem no privado.

Automação no Make:

Que top Bruno! Ótimo tópico cara!

Comente