Olá pessoal tudo bem?
Tenho um bot desenvolvido no builder, que faz comunicação com minha API. Eu gostaria de poder enviar uma notificação para o usuário, assim que uma certa rotina na minha API tiver um resultado especifico. Como por exemplo terminar de executar um processo e avisa ao usuário que acabou. Eu procurei por aqui mas achei somente esse processo com whatsApp e meu bot ainda não tem esse canal. O canal principal é o telegram, mas também gostaria de enviar para web e facebook. Seria possível realizar isso através de uma HTTP request ou algo parecido? Desde já, agradeço!
Acredito que o disparo da mensagem tem que ser feito pelo seu servidor né? Não sei implementar isso no BLiP pois você está aguardando a resposta do seu servidor… e eu sou novo por aqui, posso estar enganado hehe! Se alguém souber, por favor nos avise!!!
De qualquer forma, tá aí a documentação que você precisa:
https://docs.blip.ai/?http#1-receiving-messages
Dá uma olhada aqui também, recentemente discutimos sobre enviar mensagem por telegram através do Postman:
Obrigado pela resposta Gabriel! Eu cheguei a ver essa doc, porém tinha duvida se um bot feito com o builder também tem suporte para usar a API REST do Blip. Acredito que não 😕
Não entendi sua dúvida, talvez o @BrunoC possa nos ajudar.
Eu sei que pelo Builder eu já chamei APIs do BLiP, então tem suporte sim, lá em Ações de Entrada ou Saída do bloco…
Mas não sei se você confundiu na frase e/ou eu estou confundindo na resposta (acredite, acontece e não é a primeira vez! hehehe)…
Só pra gente confundir um pouco mais, tem também a opção de Processar Comando com Scheduler, que eu ainda não sei como funciona, talvez seja uma forma de implementar, mas… who knows? 🤷
Hahah Sim, agora vejo que ficou meio confuso mesmo. O cenário é o seguinte: preciso que meu bot fale com o usuário: “deseja receber atualizações sobre isso?” Usuário responde sim. Dai meu servidor tem uma rotina de verificação se existe atualização daquele status. Ai eu preciso notificar esse usuário que tem uma atualização sobre o assunto. Mas quem sabe a hora de enviar essa notificação é o meu servidor. Daí meu server precisava enviar uma mensagem ativa para o user, para notificar.
Então por exemplo, vamos pensando junto aqui né! hehehe (eu não entendo da sua ponta, servidor, etc… entendo muito pouco sobre API inclusive… mas vou seguindo o conceito do BLiP e do Postman (como se fosse seu server, eita!)).
Você criou seu fluxo para perguntar:
- Deseja receber atualizações sobre isso?
E Pimba!!! O usuário deseja!.. ó, que bom, hein?
Como que você armazena essa resposta do usuário? Você poderia enviar pro seu banco de dados em seu servidor de que o contato “[email protected]” deseja receber as atualizações. Se não tiver um banco de dados, armazena em uma planilha do Google né? Por que não? rs… em caso de dúvidas, tem um post de como integrar ao Google Sheets (API de Integração com Google ISheets,Calendar,Vision,Gmail ou outro])
Obs.: Esse contato é fictício! Aliais, inventei os números mas vai que é verdadeiro…
Agora é simples (aham, sei…), basta você criar a rotina do seu servidor que, quando postar uma atualização ele vai executar a Requisição HTTP no BLiP, igual eu fiz com o Postman naquele tópico. A diferença é que o seu “to:” vai estar no seu banco de dados/planilha do Google e a sua mensagem “content:” é o texto que quer enviar ao usuário…
Segue a imagem para apoio no entendimento:
Acho que é isso né… funcionaria, só não sei como aplicar aí no seu servidor, na sua ponta… por exemplo, se for um linux, vc faz um cron que roda um script que valida essas infos? nem sei… o que você sugere? Deve ter forma mais fácil! hehe
Abraços e obrigado pela discussão!
OBS: Importante, eu acho que o canal Web depende da pessoa ficar com a sessão aberta, ou seja, se ela sair da página ou limpar o cookies, já era né… E o canal do Facebook eu não sei se é liberado para usuários do plano Free, mas sei que o WhatsApp exige liberação e contrato pré-pago de pacote de mensagens… então, foque no seu telegram mesmo enquanto esperamos resposta de outros parceiros da comunidade.
Nossa @GabrielPetrone é isso mesmo!! A parte de implementar ate que não é complexo. Eu só estava n duvida se meu bot mesmo sendo construído com o build pode fazer requisições na API do blip. Se isso é possível, já resolve meu problema hehehe! Muito obrigado!!
Comente
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.