Skip to main content

Olá a todos! O meu projeto do Blip é composto por Router > Sub-bots, sendo assim, dividi meus sub-bots em “FLUXO” e “API”, onde os bots de tipo “FLUXO” tratam de direcionar o cliente de acordo com usas escolhas e os bots de tipo “API” são como funções que podem ser acessadas de qualquer fluxo que seja necessário. Assim, tenho um bot específico para autenticar o número, para saber qual o perfil do cliente com base nos cadastros da nossa empresa, esse é chamado de “Autenticação dapi]”. Ao final de todo fluxo de tipo “API” o contato é redirecionado para a autenticação que o joga no fluxo correto para o seu perfil. O canal em foco é o WhatsApp.

Dado o contexto ai vêm o problema, estive fazendo sob esse esquema três fluxos completos (Autenticação > Redirecionamento > Fluxo de Opções > Acessar Função Específica > Fim > Redirecionar para Autenticação), durante a produção de cada um tudo ocorreu normalmente, mas na última semana todas as funções “Requisição HTTP” que utilizo em diferentes Builders têm tido muitos Timeouts, travando o fluxo em uso em 90% das vezes que testei. Algumas vezes o fluxo nem chega na requisição e já cai na exceção sem apresentar erros.

Estou usando o Beholder para acompanhar os testes pois não é possível utilizar o Debugger uma vez que mudo de builder o debugger não pega o próximo fluxo e o conteúdo dinâmico (message list e menu) também não aparecem. Outra dificuldade é testar fluxos separados sendo que eles passam entre si mensagens com uma variável com informações nossas sobre o contato, que chamamos de “userData”, essa variável não existe no início do fluxo a ser testado no debugger a não ser que venha do fluxo anterior.

Enfim, não consigo montar uma apresentação do projeto pois não é possível dizer se a requisição vai funcionar uma vez que o comportamento do Chatbot tem estado tão instável.

O exemplo de um dos fluxos:

Ao final o contato é redirecionado para a autenticação, o próximo “oi” que enviar aciona a autenticação que define o perfil como “motorista” e ele cairá no fluxo de Motoristas sem acesso às outras opções que não são desse perfil.

Nesse processo são feitas 2 requisições (Autenticação & Solicitação do Documento), essas são algumas das requisições que, ultimamente, vêm levando timeout e quebrando o fluxo.

Olá @Renato_Torres1 tudo bem ?

Nesse caso tente ajudar o tempo de resposta no bot https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/4474414066711-Como-definir-um-tempo-limite-timeout-para-ações-do-Builder para ver se ele resolve esse problema, caso não esteja recomendo você validar a api pelo postman e ver se o time de resposta está ok.

Salve, Rafael!

Coloquei o tempo máximo de 60 segundos para as ações, mas não adiantou. Validei os nossos endpoints pelo insomnia, postman e pelo restler (mobile usando 4g). Temos um setor colaborando com a homologação em um fluxo isolado e mesmo eles não conseguem mais fazer os testes desde semana passada.

Abaixo prints do beholder:

image

image

olá @Renato_Torres1 qual tempo de resposta via postman dessa api?

Esse são meus tempos via postman:

Ocorrências (exemplo do post anterior):

Outras requests que levam timeout:

Me pergunto se pode ser algum problema de rota do nosso link com o de vocês. Se tiver como a gente, via chamado que seja, ter a informação do DNS de vocês desse Chatbot para checarmos a rota com o nosso fornecedor do link pode ser que encontremos o problema.

@Renato_Torres1 Coloca no body do Blip : User-Agent : BLiP

image

@Rafael_Figueiredo , mesmo resultado 🥲

Olá @Renato_Torres1 tudo bem ? sabe me informar se tem algum tipo de firewall que possa estar bloqueando requisições de outra infra tipo cors ?

referencia : Cross-Origin Resource Sharing (CORS) - HTTP | MDN

Salve, @Rafael_Figueiredo !

Então, estive com a equipe de infra e fizemos diversos testes, não é CORS, nem Proxy ou Firewall. O problema é com rota de provedor para provedor, isso por que todas as requisições que fazemos via 4G funcionam normalmente, já quando são feitas da aplicação do BLiP levam timeout na maioria das vezes.

Estou tratando o ocorrido via chamado, para ver se conseguimos resolver com nossos provedores. Agradeço muito pelo acompanhamento, ajudou à isolar e identificar o problema.

Ok @Renato_Torres1 qualquer coisa estamos a disposição.

Comente