Olá a todos! O meu projeto do Blip é composto por Router > Sub-bots, sendo assim, dividi meus sub-bots em “FLUXO” e “API”, onde os bots de tipo “FLUXO” tratam de direcionar o cliente de acordo com usas escolhas e os bots de tipo “API” são como funções que podem ser acessadas de qualquer fluxo que seja necessário. Assim, tenho um bot específico para autenticar o número, para saber qual o perfil do cliente com base nos cadastros da nossa empresa, esse é chamado de “Autenticação dapi]”. Ao final de todo fluxo de tipo “API” o contato é redirecionado para a autenticação que o joga no fluxo correto para o seu perfil. O canal em foco é o WhatsApp.
Dado o contexto ai vêm o problema, estive fazendo sob esse esquema três fluxos completos (Autenticação > Redirecionamento > Fluxo de Opções > Acessar Função Específica > Fim > Redirecionar para Autenticação), durante a produção de cada um tudo ocorreu normalmente, mas na última semana todas as funções “Requisição HTTP” que utilizo em diferentes Builders têm tido muitos Timeouts, travando o fluxo em uso em 90% das vezes que testei. Algumas vezes o fluxo nem chega na requisição e já cai na exceção sem apresentar erros.
Estou usando o Beholder para acompanhar os testes pois não é possível utilizar o Debugger uma vez que mudo de builder o debugger não pega o próximo fluxo e o conteúdo dinâmico (message list e menu) também não aparecem. Outra dificuldade é testar fluxos separados sendo que eles passam entre si mensagens com uma variável com informações nossas sobre o contato, que chamamos de “userData”, essa variável não existe no início do fluxo a ser testado no debugger a não ser que venha do fluxo anterior.
Enfim, não consigo montar uma apresentação do projeto pois não é possível dizer se a requisição vai funcionar uma vez que o comportamento do Chatbot tem estado tão instável.
O exemplo de um dos fluxos:
Ao final o contato é redirecionado para a autenticação, o próximo “oi” que enviar aciona a autenticação que define o perfil como “motorista” e ele cairá no fluxo de Motoristas sem acesso às outras opções que não são desse perfil.
Nesse processo são feitas 2 requisições (Autenticação & Solicitação do Documento), essas são algumas das requisições que, ultimamente, vêm levando timeout e quebrando o fluxo.