Skip to main content

Boa tarde, pessoal.

​​​​​​Gostaria de dar uma ideia que acredito que pode auxiliar ainda mais na experiência dos usuários e na eficácia dos chatbots, especialmente aqueles integrados com inteligência artificial.

Atualmente, notamos que muitos usuários tendem a enviar suas mensagens de forma fragmentada, dividindo uma única ideia em múltiplas mensagens curtas. Por exemplo, uma pergunta como "Estou com um problema. Pode me ajudar a resolver?" frequentemente chega ao sistema como duas mensagens separadas:

1. "Estou com um problema"
  2. "Pode me ajudar a resolver?"

Esta fragmentação pode causar confusão no processamento das mensagens, levando a respostas imprecisas ou descontextualizadas por parte do chatbot. O problema é ainda pior quando se utiliza integrações com inteligência artificial, que dependem do contexto completo para gerar respostas adequadas.

Com base nisso, seria muito interessante e proveitosa a implementação de um "Agregador de mensagens". A ideia dessa ferramenta seria combinar automaticamente mensagens sequenciais do mesmo usuário em um único bloco de texto antes do processamento pelo chatbot. Isso permitiria uma compreensão mais precisa do contexto e da intenção do usuário, resultando em respostas mais relevantes e coerentes.

Alguns benefícios que consegui pensar com essa implementação seriam:

• Maior precisão nas respostas dos chatbots
  • Experiência do usuário mais fluida e natural
  • Uso mais eficiente dos recursos de IA integrados
  • Redução de mal-entendidos e da necessidade de esclarecimentos adicionais

Muito obrigado pela atenção!

Oi, @Bruno_Prados_de_Reze! Tudo bem? 😊

Obrigado por compartilhar a sua sugestão aqui na comunidade. Eu compartilhei internamente com o time responsável pelo desenvolvimento dos produtos para que possam analisar. No momento não temos como garantir que será implantado, pois as sugestões são analisadas conforme critérios internos de prioridade juntamente com outras melhorias já pré-mapeadas pelo time, beleza? 

Ah mas queria deixar uma dica, que talvez você já utilize, mas vale reforçar: nesses casos é recomendado que na primeira mensagem receptiva do chatbot conste alguma instrução para o usuário enviar o que precisa em uma única mensagem. Dependendo do tom de voz da sua empresa, você pode utilizar uma linguagem mais informal para passar tal instrução ao usuário. 😉

Abraços!

Comente