Skip to main content

Fala ai pessoal, tudo bem? 😁

Eu quero saber quem quer aprender a fazer integração com as APIs do Google?

Estou realizando de pouco a pouco alguns materiais no Youtube onde eu demonstro a integração, e queria saber qual o assunto que mais interessa para vocês.

1. Blip + OAuth 2.0 (📌 Como fazer chamada API para Oauth 2.0 - Google - YouTube)

2. Blip + Google Sheets (Post, Put e Get) (Já disponível Integrando API Google Sheets SPost, Put, Get] - Blip (Chatbot) - YouTube)

3. Blip + Google Agenda (Events) (Já disponível Integration Google Calendar Api with Blip (Chatbot) - YouTube)

4. Blip + Google Vision (Images)

5. Blip + Google outra API

6. Blip + API própria (Java Script)

7. Blip + Outra API

Atenciosamente,

Está liberado sim os dois! O API tava funcionando até ontem, hoje que parou de carregar

@GabrielPetrone

image

Aqui, depoimentos é a variável que eu salvei e deveria estar migrando para a planilha…

E a oauth e a planilha estão realmente na mesma conta.

mas nao tá passando nem a {{nome}} que é padrão, mas no fluxo do bot ela ta funcionando normalzinho.

Certo, mas eu digo os seus retornos da requisição (status e corpo) mesmo, na tela de debug.

Sabe?

No bloco onde encaminho a informação, estão em branco

image

Tenho apenas o corpo {{oauth}} no bloco onde ele faz a requisição na API.

Aqui na tela de debug ele salva a variável “depoimentos” certinho com a informação, mas aparece embaixo esse “depoimentosmp” que não sei exatamente o que é, mas é exatamente o nome do projeto no oauth

Show, é só você criar umas variáveis aí, pra gente ver o retorno que o Google está te dando…

Pode colocar em status: status, e em corpo: corpo.

Daí no debug conseguimos analisar o retorno/falha igual nessa sua var oauth

Esse é o retorno do ‘corpo’ que você recebe do Google quando faz a requisição por uma nova chave de autenticação.

Inclusive, cuidado com as informações que você compartilhar pois podem permitir acesso aos seus dados. 🔐

Não tem necessidade de você nos passar as suas chaves (secret id, client id, refresh token) e nem mesmo o link da sua planilha. Sugestão, depois dá uma editada nos seus posts acima. 😉

image

image

Adicionei, pedi pra retornar, mas não retorna nenhuma informação

Você tem razão, não me atentei aos dados, vou editar! Obrigado

Sabe aquele negócio de “algo errado não está certo” ?

Então… rs

Você está chamando a API nas Ações de Saída deste bloco onde printou as variáveis? Se for, vc precisa ir pro próximo bloco pra exibi-las…

Bom dia, Gabriel! Perfeito, coloquei as variáveis no outro bloco ele me mostrou certinho onde está jogando os dados. Vou analisar aqui na UX se não é melhor ele enviar com condição de entrada do bloco! Valeu demais pela Luz. 🙏🏾

Bom dia, @igor_junio_dos_santo!

Sei que já faz um bom tempo desde sua postagem, mas queria, primeiramente, elogiar sua iniciativa e contribuição com esse tutorial. Seu vídeo foi crucial para registrarmos avaliações dentro da nossa solução! 😃

Contudo, estou enfrentando um problema recorrente e queria saber se pode me ajudar:

Minha Refresh Key está expirando com muita frequência, fazendo com que as avaliações eventualmente não apareçam na planilha… Eu preciso constantemente revisitar o OAuth Playground para reconfigurar a chave e atualizar os bots da Blip.

Só um detalhe, eu sempre preencho o campo Use your own OAuth credentials corretamente, mas eventualmente a chave sempre se perde…

image

Consegue me ajudar de alguma forma sobre isso?

Obrigado!

Olá @Implanta_Informatica se entendi corretamente, o que falta é você gerar o Refresh Token através do seu Bot, e não pelo OAuth Playground. O Playground vai servir para te passar a chave de Refresh Token. Dá uma olhada aqui neste tópico em Como obter o Token por Requisição:

Deu certinho com a ajuda do @GabrielPetrone, @Implanta_Informatica?

Espero que sim, mas caso contrário, pode contar com a gente! 😊

Boa tarde, pessoal! Desculpem a demora na resposta…

@Bia, verificamos a resposta do @GabrielPetrone e refizemos todo o processo, dessa vez olhando cada passo com cuidado… Apesar de acreditarmos que estava tudo certinho desde a primeira vez, refizemos o refresh token e aplicamos para todos os nossos bots. Já testamos se todos os bots estão registrando notas na planilha e vimos que estão funcionando corretamente… Ou seja, estabelecemos nossa linha base hoje.

Agora resta saber se dessa vez a “conexão” vai realmente perdurar ou se teremos que gerar um novo refresh token a cada 3 dias, como é feito atualmente… Caso volte a ter problemas na semana que vem, entro em contato aqui novamente.

Obrigado pelo apoio, @GabrielPetrone e @Bia!

Show de bola seus tutoriais. Sugestão de conteúdo, utilizar API de localização do google para validação de endereços.

Comente