Como importar contatos em massa, e usar as informações do contato para criar uma regra de atendimento
Olá, pessoal!
Eu vou mostrar por aqui como conseguimos importar e adicionar novos contatos na plataforma, de uma forma bem simples, usando a extensão Contact Plugin.
Além disso, eu vou mostrar como nós podemos usar as informações extras de um contato junto com as regras de atendimento, pra direcionar os usuários para serem atendidos por alguma equipe ou atendente específico.
Para ajudá-los, eu gravei um vídeo aqui com o passo a passo. É bem rapido!
Aproveito pra compartilhar aqui nesse link a planilha de exemplo. Fiquem à vontade pra copiar e personalizar como quiser.
Ao acessar ao abrir a extensão Contact Plugin, é só ir até a aba “Import contacts”.
Nessa tela você vai carregar o arquivo no formato .CSV com os contatos desejados. (Logo acima eu compartilhei um modelo da planilha, e no vídeo eu também explico de forma detalhada como preencher as informações e salvar no formato CSV).
Depois de fazer o upload do arquivo e confirmar que os dados estão corretos, você deve ainda selecionar os contatos e clicar em Adicionar:
Pronto!
Todos esses contatos já estarão cadastrados no Blip.
Fiquem a vontade pra compartilhar aqui comigo se isso te ajudou de alguma forma, ou caso tenha alguma outra questão!
Página 1 / 1
André, boa tarde! Muito obrigado pela dica da extensão, muito útil!
Entretanto, tive uma dificuldade com ela, e queria saber se você pode me ajudar.
Eu fiz o cadastro de contatos seguindo as suas orientações. Entretanto, quando os usuários entram em contato com o nosso atendimento, são criados novos contatos na Blip. Ou seja, a Blip não reconhece que os contatos já estão cadastrados, e cria novos contatos.
Como posso resolver isso? Eu achei que o número de telefone seria o identificador único que faria a Blip fazer um “merge” das informações quando um contato já cadastrado falasse com o bot via WhatsApp, mas aparentemente não é isso que está acontecendo.
Olá, Renato!
O ideal é sobrescrever as informações ao invés de criar e duplicar um novo contato.
Dê uma olhada em algum contado de exemplo, se o user ID desse usuário é exatamente o mesmo que foi adicionado posteriormente que acabou duplicando.
Pode acontecer do usuário no Blip estar sem o 9 digíto, por exemplo.
Me avise em seguida?
André, muito obrigado pela resposta!
Para fazer essa checagem que você me indicou, onde eu olho o user ID do usuário? O user ID é o campo identity que eu informo na extensão, certo? E qual é o campo na blip que reflete esse mesmo campo? É o tunnel.originator?
André, muito obrigado pela resposta!
Para fazer essa checagem que você me indicou, onde eu olho o user ID do usuário? O user ID é o campo identity que eu informo na extensão, certo? E qual é o campo na blip que reflete esse mesmo campo? É o tunnel.originator?
Isso! O identity é o identificador do usuário.
No caso do WhatsApp, o identificador vai ser sempre o número de telefone do contato.
Acesse o seu roteador, depois vá até a aba “Contatos” e procure pelo contato em questão.
Andre, muito obrigado pela resposta! Estou tentando fazer essa checagem que você me indicou e me surgiram dois pontos:
1) Eu fiz um teste de cadastrar um usuário pela extensão e depois esse usuário enviar uma mensagem para nosso WhatsApp. A minha expectativa seria que essa mensagem chegaria ao nosso atendimento já identificando o nome do usuário, já que eu já o tinha cadastrado anteriormente. Entretanto, isso não aconteceu, e foi criado um novo usuário. Analisando os dois, notei que o usuário que eu cadastrei tinha um identificador no formato [email protected], e o usuário que foi criado a partir da mensagem enviada ao whatsapp tinha um identificador no formato [email protected]. Sabe me dizer por que isso acontece?
2) A minha estrutura de bots atualmente contém um roteador, um bot que faz a triagem do atendimento e um bot de atendimento humano. Na hora de importar os contatos pela extensão, eu devo importá-los no bot que faz a triagem ou no bot de atendimento humano?
Muito obrigado pela ajuda!
@Renato G. o ideal é você visualizar o contato direto no roteador.
Certique que o bot principal e o bot de Atendimento humano estejam com o contexto de roteador ligado também:
@Andre_Vinicius Muito obrigado, André! Já fiz a verificação do contexto de roteador ativado.
Tenho uma última dúvida: é possível importar os contatos em massa para o roteador? Eu consegui instalar a extensão Contact Plugin nos demais bots, mas não consegui instalá-la no roteador.
Já estou utilizando a ferramenta, mas tenho uma dúvida!
É possível fazer a atualização desses contatos? Por exemplo, eu já tenho um número de contatos, mas eu preciso alterar um numero x de contatos para outra equipe. Eu consigo fazer isso em massa também?
Já estou utilizando a ferramenta, mas tenho uma dúvida!
É possível fazer a atualização desses contatos? Por exemplo, eu já tenho um número de contatos, mas eu preciso alterar um numero x de contatos para outra equipe. Eu consigo fazer isso em massa também?
É possível fazer isso sim, @Octavio_Iuan_Cavalhe
Basta subir uma planilha com os contatos que você quer atualizar no Blip, e preencher as informações incluindo o extra do contato que define a regra de atendimento da equipe.
Ficou claro?
@Andre_Vinicius não consigo ter acesso ao vídeo consegue liberar por favor?
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.